A percepção do consumidor em relação às ações de promoção de vendas: um estudo de caso em supermercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Diego Lemos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29625
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados da análise da percepção do consumidor em relação às ações de promoções de venda realizadas na empresa estudada, o Supermercado São Luiz, situado em Fortaleza, especificamente no ponto-de-venda do bairro Benfica. O objetivo deste trabalho é analisar as ações de promoção de vendas realizadas em supermercado. O processo de comunicação é um grande diferencial nas decisões de compra e tem como instrumento a promoção de vendas, que visa gerar estímulos à compra, agregando benefícios aos produtos e serviços adquiridos. Por isso, é preciso conhecer as promoções de venda aplicadas atualmente e quais estão presentes na mente do consumidor. A pesquisa se caracteriza como exploratória e qualitativa, na qual os dados foram obtidos através de entrevistas com os consumidores no ponto-de-venda e com o gerente de relacionamento com o cliente da empresa estudada, e de observação, onde foram levantadas todas promoções adotadas pelo supermercado e por seus produtos. A amostra estudada é formada por 58 entrevistados, selecionados por conveniência. Os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos mostram que as promoções de venda realizadas no supermercado são: a redução de preço, prêmios dentro, fora ou junto à embalagem, concursos, sorteios, cupons, promoção de continuidade e bônus de embalagem, e de todas, a redução de preço foi mais realizada na empresa e mais percebida pelos entrevistados.
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