A percepção do consumidor em relação às ações de promoção de vendas: um estudo de caso em supermercado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29625 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados da análise da percepção do consumidor em relação às ações de promoções de venda realizadas na empresa estudada, o Supermercado São Luiz, situado em Fortaleza, especificamente no ponto-de-venda do bairro Benfica. O objetivo deste trabalho é analisar as ações de promoção de vendas realizadas em supermercado. O processo de comunicação é um grande diferencial nas decisões de compra e tem como instrumento a promoção de vendas, que visa gerar estímulos à compra, agregando benefícios aos produtos e serviços adquiridos. Por isso, é preciso conhecer as promoções de venda aplicadas atualmente e quais estão presentes na mente do consumidor. A pesquisa se caracteriza como exploratória e qualitativa, na qual os dados foram obtidos através de entrevistas com os consumidores no ponto-de-venda e com o gerente de relacionamento com o cliente da empresa estudada, e de observação, onde foram levantadas todas promoções adotadas pelo supermercado e por seus produtos. A amostra estudada é formada por 58 entrevistados, selecionados por conveniência. Os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos mostram que as promoções de venda realizadas no supermercado são: a redução de preço, prêmios dentro, fora ou junto à embalagem, concursos, sorteios, cupons, promoção de continuidade e bônus de embalagem, e de todas, a redução de preço foi mais realizada na empresa e mais percebida pelos entrevistados. |
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A percepção do consumidor em relação às ações de promoção de vendas: um estudo de caso em supermercadoComportamento do consumidorSupermercadosVendas - PromoçãoComunicação de massa e propagandaEste trabalho apresenta os resultados da análise da percepção do consumidor em relação às ações de promoções de venda realizadas na empresa estudada, o Supermercado São Luiz, situado em Fortaleza, especificamente no ponto-de-venda do bairro Benfica. O objetivo deste trabalho é analisar as ações de promoção de vendas realizadas em supermercado. O processo de comunicação é um grande diferencial nas decisões de compra e tem como instrumento a promoção de vendas, que visa gerar estímulos à compra, agregando benefícios aos produtos e serviços adquiridos. Por isso, é preciso conhecer as promoções de venda aplicadas atualmente e quais estão presentes na mente do consumidor. A pesquisa se caracteriza como exploratória e qualitativa, na qual os dados foram obtidos através de entrevistas com os consumidores no ponto-de-venda e com o gerente de relacionamento com o cliente da empresa estudada, e de observação, onde foram levantadas todas promoções adotadas pelo supermercado e por seus produtos. A amostra estudada é formada por 58 entrevistados, selecionados por conveniência. Os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos mostram que as promoções de venda realizadas no supermercado são: a redução de preço, prêmios dentro, fora ou junto à embalagem, concursos, sorteios, cupons, promoção de continuidade e bônus de embalagem, e de todas, a redução de preço foi mais realizada na empresa e mais percebida pelos entrevistados.Silva, Áurio Lúcio Leocádio daMachado, Diego Lemos2018-02-09T17:33:14Z2018-02-09T17:33:14Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMACHADO, Diego Lemos. A percepção do consumidor em relação às ações de promoção de vendas: um estudo de caso em supermercado. 2013. 95 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29625porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-24T19:32:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/29625Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:42.053595Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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