O olhar sobre o ensino da modalidade EJA: onde fica a disciplina ciências?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Emilly Teixeira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69015
Resumo: Esta pesquisa estudou as reflexões sobre o ensino de Ciências, juntamente com o olhar do professor que convive no dia a dia dentro da EJA, trazendo consigo a evidenciação de que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino considerada personalizada devido as suas características diferenciadas do ensino regular. A EJA é focada para pessoas que não tiveram oportunidades de serem alfabetizadas e que não puderam ou não tiveram acesso por algum motivo estudarem no período regular e que é de fundamental importância para o ensino brasileiro, pois apesar de ser um programa de ensino mais condensado e proporcionado para uma faixa etária não convencional, não significa dizer que eles não são críticos e exigentes. Como objetivo, analisou-se o perfil destes alunos e de um professor, utilizando-se da abordagem narrativa, que é bastante utilizada em trabalhos do meio educacional. Os instrumentos de coleta de dados adotados na pesquisa corresponderam a três ferramentas: uma em forma de diários de bordos, ou seja, anotações de tudo que era observado, em um período de dez observações em sala de aula ao longo de três meses. Relatos de duas aulas ministradas por mim e o terceiro instrumento, uma entrevista com o professor com perguntas abertas que foram registradas com um gravador de celular e transcritas para o computador. Todas as ações ocorreram em uma escola municipal de Fortaleza – CE. Depois da busca de todos os dados e obtenção de resultados para a discussão da pesquisa , percebo a necessidade de um olhar mais cuidadoso com o ensino de Ciências dentro da modalidade EJA, sem que seja necessário a infantilização do aprendizado e que busquem conteúdos a serem trabalhados que façam parte do contexto de vida desses estudantes, para que assim eles possam se sentir inseridos no meio escolar e obtenham um maior entendimento sobre aquilo que foi discutido em sala.
id UFC-7_88f6671023718380c56215cc8368e4c1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/69015
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O olhar sobre o ensino da modalidade EJA: onde fica a disciplina ciências?Modalidade EJAEnsino de CiênciasNarrativasEsta pesquisa estudou as reflexões sobre o ensino de Ciências, juntamente com o olhar do professor que convive no dia a dia dentro da EJA, trazendo consigo a evidenciação de que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino considerada personalizada devido as suas características diferenciadas do ensino regular. A EJA é focada para pessoas que não tiveram oportunidades de serem alfabetizadas e que não puderam ou não tiveram acesso por algum motivo estudarem no período regular e que é de fundamental importância para o ensino brasileiro, pois apesar de ser um programa de ensino mais condensado e proporcionado para uma faixa etária não convencional, não significa dizer que eles não são críticos e exigentes. Como objetivo, analisou-se o perfil destes alunos e de um professor, utilizando-se da abordagem narrativa, que é bastante utilizada em trabalhos do meio educacional. Os instrumentos de coleta de dados adotados na pesquisa corresponderam a três ferramentas: uma em forma de diários de bordos, ou seja, anotações de tudo que era observado, em um período de dez observações em sala de aula ao longo de três meses. Relatos de duas aulas ministradas por mim e o terceiro instrumento, uma entrevista com o professor com perguntas abertas que foram registradas com um gravador de celular e transcritas para o computador. Todas as ações ocorreram em uma escola municipal de Fortaleza – CE. Depois da busca de todos os dados e obtenção de resultados para a discussão da pesquisa , percebo a necessidade de um olhar mais cuidadoso com o ensino de Ciências dentro da modalidade EJA, sem que seja necessário a infantilização do aprendizado e que busquem conteúdos a serem trabalhados que façam parte do contexto de vida desses estudantes, para que assim eles possam se sentir inseridos no meio escolar e obtenham um maior entendimento sobre aquilo que foi discutido em sala.Silva, José Roberto FeitosaSousa, Emilly Teixeira de2022-10-27T17:41:35Z2022-10-27T17:41:35Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUSA, Emilly Teixeira de. O olhar sobre o ensino da modalidade EJA: onde fica a disciplina ciências? 2018. 81 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69015porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-27T17:41:58Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/69015Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:47:48.015396Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O olhar sobre o ensino da modalidade EJA: onde fica a disciplina ciências?
title O olhar sobre o ensino da modalidade EJA: onde fica a disciplina ciências?
spellingShingle O olhar sobre o ensino da modalidade EJA: onde fica a disciplina ciências?
Sousa, Emilly Teixeira de
Modalidade EJA
Ensino de Ciências
Narrativas
title_short O olhar sobre o ensino da modalidade EJA: onde fica a disciplina ciências?
title_full O olhar sobre o ensino da modalidade EJA: onde fica a disciplina ciências?
title_fullStr O olhar sobre o ensino da modalidade EJA: onde fica a disciplina ciências?
title_full_unstemmed O olhar sobre o ensino da modalidade EJA: onde fica a disciplina ciências?
title_sort O olhar sobre o ensino da modalidade EJA: onde fica a disciplina ciências?
author Sousa, Emilly Teixeira de
author_facet Sousa, Emilly Teixeira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, José Roberto Feitosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Emilly Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Modalidade EJA
Ensino de Ciências
Narrativas
topic Modalidade EJA
Ensino de Ciências
Narrativas
description Esta pesquisa estudou as reflexões sobre o ensino de Ciências, juntamente com o olhar do professor que convive no dia a dia dentro da EJA, trazendo consigo a evidenciação de que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino considerada personalizada devido as suas características diferenciadas do ensino regular. A EJA é focada para pessoas que não tiveram oportunidades de serem alfabetizadas e que não puderam ou não tiveram acesso por algum motivo estudarem no período regular e que é de fundamental importância para o ensino brasileiro, pois apesar de ser um programa de ensino mais condensado e proporcionado para uma faixa etária não convencional, não significa dizer que eles não são críticos e exigentes. Como objetivo, analisou-se o perfil destes alunos e de um professor, utilizando-se da abordagem narrativa, que é bastante utilizada em trabalhos do meio educacional. Os instrumentos de coleta de dados adotados na pesquisa corresponderam a três ferramentas: uma em forma de diários de bordos, ou seja, anotações de tudo que era observado, em um período de dez observações em sala de aula ao longo de três meses. Relatos de duas aulas ministradas por mim e o terceiro instrumento, uma entrevista com o professor com perguntas abertas que foram registradas com um gravador de celular e transcritas para o computador. Todas as ações ocorreram em uma escola municipal de Fortaleza – CE. Depois da busca de todos os dados e obtenção de resultados para a discussão da pesquisa , percebo a necessidade de um olhar mais cuidadoso com o ensino de Ciências dentro da modalidade EJA, sem que seja necessário a infantilização do aprendizado e que busquem conteúdos a serem trabalhados que façam parte do contexto de vida desses estudantes, para que assim eles possam se sentir inseridos no meio escolar e obtenham um maior entendimento sobre aquilo que foi discutido em sala.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2022-10-27T17:41:35Z
2022-10-27T17:41:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Emilly Teixeira de. O olhar sobre o ensino da modalidade EJA: onde fica a disciplina ciências? 2018. 81 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69015
identifier_str_mv SOUSA, Emilly Teixeira de. O olhar sobre o ensino da modalidade EJA: onde fica a disciplina ciências? 2018. 81 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028949732622336