Educação antiracista em território de maioria afrodescedente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51815 |
Resumo: | Entendemos como território de maioria afrodescedente, comunidades, bairros da periferia das cidades, que possui em sua maioria pessoas que se classificam como pardos e negros. De acordo com alguns autores como, Juliana Sousa Mavoungou - Yade (MAVOUNGOU - YADE, 2010), Maria Cecília Felix Calaça (CALAÇA, 2013), Henrique Cunha Junior (CUNHA JUNIOR, 2011), define que os territórios geográficos cuja população é de maioria negra e produziu transformações que representam inscrições negras. Afroinscrições como conceito trata-se do reconhecimento do que foi escrito pelas transformações realizadas nos bairros, cidades e territórios de maioria africana e afrodescendentes. O que permanece escrito na história material e imaterial de produção de africanos e afrodescendentes. As transformações implicam em conhecimentos, técnicas e tecnologias cujas inscrições são testemunhos da importância cultural de um povo. O fazer da inteligência humana criam inscrições históricas. [...] |
id |
UFC-7_89a702d9f6680c7194dc281abe476323 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/51815 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação antiracista em território de maioria afrodescedenteAfrodescendentesComunidadesEnsinoEntendemos como território de maioria afrodescedente, comunidades, bairros da periferia das cidades, que possui em sua maioria pessoas que se classificam como pardos e negros. De acordo com alguns autores como, Juliana Sousa Mavoungou - Yade (MAVOUNGOU - YADE, 2010), Maria Cecília Felix Calaça (CALAÇA, 2013), Henrique Cunha Junior (CUNHA JUNIOR, 2011), define que os territórios geográficos cuja população é de maioria negra e produziu transformações que representam inscrições negras. Afroinscrições como conceito trata-se do reconhecimento do que foi escrito pelas transformações realizadas nos bairros, cidades e territórios de maioria africana e afrodescendentes. O que permanece escrito na história material e imaterial de produção de africanos e afrodescendentes. As transformações implicam em conhecimentos, técnicas e tecnologias cujas inscrições são testemunhos da importância cultural de um povo. O fazer da inteligência humana criam inscrições históricas. [...]UFC2020-05-19T13:03:46Z2020-05-19T13:03:46Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMATIAS, Emanuela Ferreira, CUNHA JUNIOR, Henrique. Educação antiracista em território de maioria afrodescedente. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 533-542. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro.2237-2229http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51815Matias, Emanuela FerreiraCunha Junior, Henriqueporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-19T13:03:46Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51815Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-05-19T13:03:46Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação antiracista em território de maioria afrodescedente |
title |
Educação antiracista em território de maioria afrodescedente |
spellingShingle |
Educação antiracista em território de maioria afrodescedente Matias, Emanuela Ferreira Afrodescendentes Comunidades Ensino |
title_short |
Educação antiracista em território de maioria afrodescedente |
title_full |
Educação antiracista em território de maioria afrodescedente |
title_fullStr |
Educação antiracista em território de maioria afrodescedente |
title_full_unstemmed |
Educação antiracista em território de maioria afrodescedente |
title_sort |
Educação antiracista em território de maioria afrodescedente |
author |
Matias, Emanuela Ferreira |
author_facet |
Matias, Emanuela Ferreira Cunha Junior, Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Cunha Junior, Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matias, Emanuela Ferreira Cunha Junior, Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afrodescendentes Comunidades Ensino |
topic |
Afrodescendentes Comunidades Ensino |
description |
Entendemos como território de maioria afrodescedente, comunidades, bairros da periferia das cidades, que possui em sua maioria pessoas que se classificam como pardos e negros. De acordo com alguns autores como, Juliana Sousa Mavoungou - Yade (MAVOUNGOU - YADE, 2010), Maria Cecília Felix Calaça (CALAÇA, 2013), Henrique Cunha Junior (CUNHA JUNIOR, 2011), define que os territórios geográficos cuja população é de maioria negra e produziu transformações que representam inscrições negras. Afroinscrições como conceito trata-se do reconhecimento do que foi escrito pelas transformações realizadas nos bairros, cidades e territórios de maioria africana e afrodescendentes. O que permanece escrito na história material e imaterial de produção de africanos e afrodescendentes. As transformações implicam em conhecimentos, técnicas e tecnologias cujas inscrições são testemunhos da importância cultural de um povo. O fazer da inteligência humana criam inscrições históricas. [...] |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-05-19T13:03:46Z 2020-05-19T13:03:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MATIAS, Emanuela Ferreira, CUNHA JUNIOR, Henrique. Educação antiracista em território de maioria afrodescedente. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 533-542. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro. 2237-2229 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51815 |
identifier_str_mv |
MATIAS, Emanuela Ferreira, CUNHA JUNIOR, Henrique. Educação antiracista em território de maioria afrodescedente. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 533-542. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro. 2237-2229 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51815 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1809935803095187456 |