Educação antiracista em território de maioria afrodescedente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Emanuela Ferreira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cunha Junior, Henrique
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51815
Resumo: Entendemos como território de maioria afrodescedente, comunidades, bairros da periferia das cidades, que possui em sua maioria pessoas que se classificam como pardos e negros. De acordo com alguns autores como, Juliana Sousa Mavoungou - Yade (MAVOUNGOU - YADE, 2010), Maria Cecília Felix Calaça (CALAÇA, 2013), Henrique Cunha Junior (CUNHA JUNIOR, 2011), define que os territórios geográficos cuja população é de maioria negra e produziu transformações que representam inscrições negras. Afroinscrições como conceito trata-se do reconhecimento do que foi escrito pelas transformações realizadas nos bairros, cidades e territórios de maioria africana e afrodescendentes. O que permanece escrito na história material e imaterial de produção de africanos e afrodescendentes. As transformações implicam em conhecimentos, técnicas e tecnologias cujas inscrições são testemunhos da importância cultural de um povo. O fazer da inteligência humana criam inscrições históricas. [...]
id UFC-7_89a702d9f6680c7194dc281abe476323
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/51815
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Educação antiracista em território de maioria afrodescedenteAfrodescendentesComunidadesEnsinoEntendemos como território de maioria afrodescedente, comunidades, bairros da periferia das cidades, que possui em sua maioria pessoas que se classificam como pardos e negros. De acordo com alguns autores como, Juliana Sousa Mavoungou - Yade (MAVOUNGOU - YADE, 2010), Maria Cecília Felix Calaça (CALAÇA, 2013), Henrique Cunha Junior (CUNHA JUNIOR, 2011), define que os territórios geográficos cuja população é de maioria negra e produziu transformações que representam inscrições negras. Afroinscrições como conceito trata-se do reconhecimento do que foi escrito pelas transformações realizadas nos bairros, cidades e territórios de maioria africana e afrodescendentes. O que permanece escrito na história material e imaterial de produção de africanos e afrodescendentes. As transformações implicam em conhecimentos, técnicas e tecnologias cujas inscrições são testemunhos da importância cultural de um povo. O fazer da inteligência humana criam inscrições históricas. [...]UFC2020-05-19T13:03:46Z2020-05-19T13:03:46Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMATIAS, Emanuela Ferreira, CUNHA JUNIOR, Henrique. Educação antiracista em território de maioria afrodescedente. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 533-542. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro.2237-2229http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51815Matias, Emanuela FerreiraCunha Junior, Henriqueporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-19T13:03:46Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51815Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-05-19T13:03:46Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação antiracista em território de maioria afrodescedente
title Educação antiracista em território de maioria afrodescedente
spellingShingle Educação antiracista em território de maioria afrodescedente
Matias, Emanuela Ferreira
Afrodescendentes
Comunidades
Ensino
title_short Educação antiracista em território de maioria afrodescedente
title_full Educação antiracista em território de maioria afrodescedente
title_fullStr Educação antiracista em território de maioria afrodescedente
title_full_unstemmed Educação antiracista em território de maioria afrodescedente
title_sort Educação antiracista em território de maioria afrodescedente
author Matias, Emanuela Ferreira
author_facet Matias, Emanuela Ferreira
Cunha Junior, Henrique
author_role author
author2 Cunha Junior, Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Emanuela Ferreira
Cunha Junior, Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Afrodescendentes
Comunidades
Ensino
topic Afrodescendentes
Comunidades
Ensino
description Entendemos como território de maioria afrodescedente, comunidades, bairros da periferia das cidades, que possui em sua maioria pessoas que se classificam como pardos e negros. De acordo com alguns autores como, Juliana Sousa Mavoungou - Yade (MAVOUNGOU - YADE, 2010), Maria Cecília Felix Calaça (CALAÇA, 2013), Henrique Cunha Junior (CUNHA JUNIOR, 2011), define que os territórios geográficos cuja população é de maioria negra e produziu transformações que representam inscrições negras. Afroinscrições como conceito trata-se do reconhecimento do que foi escrito pelas transformações realizadas nos bairros, cidades e territórios de maioria africana e afrodescendentes. O que permanece escrito na história material e imaterial de produção de africanos e afrodescendentes. As transformações implicam em conhecimentos, técnicas e tecnologias cujas inscrições são testemunhos da importância cultural de um povo. O fazer da inteligência humana criam inscrições históricas. [...]
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-05-19T13:03:46Z
2020-05-19T13:03:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATIAS, Emanuela Ferreira, CUNHA JUNIOR, Henrique. Educação antiracista em território de maioria afrodescedente. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 533-542. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro.
2237-2229
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51815
identifier_str_mv MATIAS, Emanuela Ferreira, CUNHA JUNIOR, Henrique. Educação antiracista em território de maioria afrodescedente. In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 533-542. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro.
2237-2229
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFC
publisher.none.fl_str_mv UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935803095187456