Logística: uma ferramenta estratégica para o gerenciamento no varejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, João Bosco Melo
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40601
Resumo: Uma das principais funções da logística é minimizar os custos e maximizar a lucratividade da empresa. Cada vez mais as empresas estão buscando estratégias logísticas globais, como as instalações de manufatura, montagem e distribuição em diferentes países, com a necessidade de considerar modos alternativos de transportes (marítimo, aéreo, ferroviário, rodoviário) e com estoques em cada nível na cadeia para assegurar níveis adequados de serviço e produção eficiente por toda a cadeia. Além do que, os clientes estão buscando sempre entregas em quantidades menores e mais freqüentes em seus centros de distribuição, para desfrutar os benefícios que isto pode trazer em termos de necessidades do espaço reduzido no armazém, produtos mais frescos, vida mais longa dos produtos na prateleira e menos potencial de obsolescência dos produtos de alta tecnologia e produtos de moda. Considerando a importância da gestão estratégica no processo de continuidade da organização dentro de um mercado globalizado e altamente competitivo, a presente monografia propõe ações para a implementação da logística no gerenciamento de empresas varejistas de confecção. Para isto, conta com uma estrutura dividida em duas partes, onde no primeiro momento é realizado um estudo teórico, com base em autores estudiosos sobre o assunto e no segundo momento é realizado um estudo de caso em uma empresa varejista de confecção.
id UFC-7_8a093914474f2e83c1a2f333b4f90786
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/40601
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Logística: uma ferramenta estratégica para o gerenciamento no varejoComércio varejistaMarketing de relacionamentoVendas - PromoçãoClientes - LealdadeUma das principais funções da logística é minimizar os custos e maximizar a lucratividade da empresa. Cada vez mais as empresas estão buscando estratégias logísticas globais, como as instalações de manufatura, montagem e distribuição em diferentes países, com a necessidade de considerar modos alternativos de transportes (marítimo, aéreo, ferroviário, rodoviário) e com estoques em cada nível na cadeia para assegurar níveis adequados de serviço e produção eficiente por toda a cadeia. Além do que, os clientes estão buscando sempre entregas em quantidades menores e mais freqüentes em seus centros de distribuição, para desfrutar os benefícios que isto pode trazer em termos de necessidades do espaço reduzido no armazém, produtos mais frescos, vida mais longa dos produtos na prateleira e menos potencial de obsolescência dos produtos de alta tecnologia e produtos de moda. Considerando a importância da gestão estratégica no processo de continuidade da organização dentro de um mercado globalizado e altamente competitivo, a presente monografia propõe ações para a implementação da logística no gerenciamento de empresas varejistas de confecção. Para isto, conta com uma estrutura dividida em duas partes, onde no primeiro momento é realizado um estudo teórico, com base em autores estudiosos sobre o assunto e no segundo momento é realizado um estudo de caso em uma empresa varejista de confecção.Nunes , Fernando Ribeiro de MeloCruz, João Bosco Melo2019-04-04T19:41:47Z2019-04-04T19:41:47Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCRUZ, João Bosco Melo. Logística: uma ferramenta estratégica para o gerenciamento no varejo. 2006. 48 f. TCCP (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2006.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40601porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-04T19:42:19Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/40601Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:29.935887Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Logística: uma ferramenta estratégica para o gerenciamento no varejo
title Logística: uma ferramenta estratégica para o gerenciamento no varejo
spellingShingle Logística: uma ferramenta estratégica para o gerenciamento no varejo
Cruz, João Bosco Melo
Comércio varejista
Marketing de relacionamento
Vendas - Promoção
Clientes - Lealdade
title_short Logística: uma ferramenta estratégica para o gerenciamento no varejo
title_full Logística: uma ferramenta estratégica para o gerenciamento no varejo
title_fullStr Logística: uma ferramenta estratégica para o gerenciamento no varejo
title_full_unstemmed Logística: uma ferramenta estratégica para o gerenciamento no varejo
title_sort Logística: uma ferramenta estratégica para o gerenciamento no varejo
author Cruz, João Bosco Melo
author_facet Cruz, João Bosco Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes , Fernando Ribeiro de Melo
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, João Bosco Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio varejista
Marketing de relacionamento
Vendas - Promoção
Clientes - Lealdade
topic Comércio varejista
Marketing de relacionamento
Vendas - Promoção
Clientes - Lealdade
description Uma das principais funções da logística é minimizar os custos e maximizar a lucratividade da empresa. Cada vez mais as empresas estão buscando estratégias logísticas globais, como as instalações de manufatura, montagem e distribuição em diferentes países, com a necessidade de considerar modos alternativos de transportes (marítimo, aéreo, ferroviário, rodoviário) e com estoques em cada nível na cadeia para assegurar níveis adequados de serviço e produção eficiente por toda a cadeia. Além do que, os clientes estão buscando sempre entregas em quantidades menores e mais freqüentes em seus centros de distribuição, para desfrutar os benefícios que isto pode trazer em termos de necessidades do espaço reduzido no armazém, produtos mais frescos, vida mais longa dos produtos na prateleira e menos potencial de obsolescência dos produtos de alta tecnologia e produtos de moda. Considerando a importância da gestão estratégica no processo de continuidade da organização dentro de um mercado globalizado e altamente competitivo, a presente monografia propõe ações para a implementação da logística no gerenciamento de empresas varejistas de confecção. Para isto, conta com uma estrutura dividida em duas partes, onde no primeiro momento é realizado um estudo teórico, com base em autores estudiosos sobre o assunto e no segundo momento é realizado um estudo de caso em uma empresa varejista de confecção.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2019-04-04T19:41:47Z
2019-04-04T19:41:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CRUZ, João Bosco Melo. Logística: uma ferramenta estratégica para o gerenciamento no varejo. 2006. 48 f. TCCP (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2006.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40601
identifier_str_mv CRUZ, João Bosco Melo. Logística: uma ferramenta estratégica para o gerenciamento no varejo. 2006. 48 f. TCCP (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2006.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028992105578496