Logística: uma ferramenta estratégica para o gerenciamento no varejo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40601 |
Resumo: | Uma das principais funções da logística é minimizar os custos e maximizar a lucratividade da empresa. Cada vez mais as empresas estão buscando estratégias logísticas globais, como as instalações de manufatura, montagem e distribuição em diferentes países, com a necessidade de considerar modos alternativos de transportes (marítimo, aéreo, ferroviário, rodoviário) e com estoques em cada nível na cadeia para assegurar níveis adequados de serviço e produção eficiente por toda a cadeia. Além do que, os clientes estão buscando sempre entregas em quantidades menores e mais freqüentes em seus centros de distribuição, para desfrutar os benefícios que isto pode trazer em termos de necessidades do espaço reduzido no armazém, produtos mais frescos, vida mais longa dos produtos na prateleira e menos potencial de obsolescência dos produtos de alta tecnologia e produtos de moda. Considerando a importância da gestão estratégica no processo de continuidade da organização dentro de um mercado globalizado e altamente competitivo, a presente monografia propõe ações para a implementação da logística no gerenciamento de empresas varejistas de confecção. Para isto, conta com uma estrutura dividida em duas partes, onde no primeiro momento é realizado um estudo teórico, com base em autores estudiosos sobre o assunto e no segundo momento é realizado um estudo de caso em uma empresa varejista de confecção. |
id |
UFC-7_8a093914474f2e83c1a2f333b4f90786 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/40601 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Logística: uma ferramenta estratégica para o gerenciamento no varejoComércio varejistaMarketing de relacionamentoVendas - PromoçãoClientes - LealdadeUma das principais funções da logística é minimizar os custos e maximizar a lucratividade da empresa. Cada vez mais as empresas estão buscando estratégias logísticas globais, como as instalações de manufatura, montagem e distribuição em diferentes países, com a necessidade de considerar modos alternativos de transportes (marítimo, aéreo, ferroviário, rodoviário) e com estoques em cada nível na cadeia para assegurar níveis adequados de serviço e produção eficiente por toda a cadeia. Além do que, os clientes estão buscando sempre entregas em quantidades menores e mais freqüentes em seus centros de distribuição, para desfrutar os benefícios que isto pode trazer em termos de necessidades do espaço reduzido no armazém, produtos mais frescos, vida mais longa dos produtos na prateleira e menos potencial de obsolescência dos produtos de alta tecnologia e produtos de moda. Considerando a importância da gestão estratégica no processo de continuidade da organização dentro de um mercado globalizado e altamente competitivo, a presente monografia propõe ações para a implementação da logística no gerenciamento de empresas varejistas de confecção. Para isto, conta com uma estrutura dividida em duas partes, onde no primeiro momento é realizado um estudo teórico, com base em autores estudiosos sobre o assunto e no segundo momento é realizado um estudo de caso em uma empresa varejista de confecção.Nunes , Fernando Ribeiro de MeloCruz, João Bosco Melo2019-04-04T19:41:47Z2019-04-04T19:41:47Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCRUZ, João Bosco Melo. Logística: uma ferramenta estratégica para o gerenciamento no varejo. 2006. 48 f. TCCP (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2006.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40601porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-04T19:42:19Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/40601Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:29.935887Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Logística: uma ferramenta estratégica para o gerenciamento no varejo |
title |
Logística: uma ferramenta estratégica para o gerenciamento no varejo |
spellingShingle |
Logística: uma ferramenta estratégica para o gerenciamento no varejo Cruz, João Bosco Melo Comércio varejista Marketing de relacionamento Vendas - Promoção Clientes - Lealdade |
title_short |
Logística: uma ferramenta estratégica para o gerenciamento no varejo |
title_full |
Logística: uma ferramenta estratégica para o gerenciamento no varejo |
title_fullStr |
Logística: uma ferramenta estratégica para o gerenciamento no varejo |
title_full_unstemmed |
Logística: uma ferramenta estratégica para o gerenciamento no varejo |
title_sort |
Logística: uma ferramenta estratégica para o gerenciamento no varejo |
author |
Cruz, João Bosco Melo |
author_facet |
Cruz, João Bosco Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nunes , Fernando Ribeiro de Melo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, João Bosco Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio varejista Marketing de relacionamento Vendas - Promoção Clientes - Lealdade |
topic |
Comércio varejista Marketing de relacionamento Vendas - Promoção Clientes - Lealdade |
description |
Uma das principais funções da logística é minimizar os custos e maximizar a lucratividade da empresa. Cada vez mais as empresas estão buscando estratégias logísticas globais, como as instalações de manufatura, montagem e distribuição em diferentes países, com a necessidade de considerar modos alternativos de transportes (marítimo, aéreo, ferroviário, rodoviário) e com estoques em cada nível na cadeia para assegurar níveis adequados de serviço e produção eficiente por toda a cadeia. Além do que, os clientes estão buscando sempre entregas em quantidades menores e mais freqüentes em seus centros de distribuição, para desfrutar os benefícios que isto pode trazer em termos de necessidades do espaço reduzido no armazém, produtos mais frescos, vida mais longa dos produtos na prateleira e menos potencial de obsolescência dos produtos de alta tecnologia e produtos de moda. Considerando a importância da gestão estratégica no processo de continuidade da organização dentro de um mercado globalizado e altamente competitivo, a presente monografia propõe ações para a implementação da logística no gerenciamento de empresas varejistas de confecção. Para isto, conta com uma estrutura dividida em duas partes, onde no primeiro momento é realizado um estudo teórico, com base em autores estudiosos sobre o assunto e no segundo momento é realizado um estudo de caso em uma empresa varejista de confecção. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2019-04-04T19:41:47Z 2019-04-04T19:41:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CRUZ, João Bosco Melo. Logística: uma ferramenta estratégica para o gerenciamento no varejo. 2006. 48 f. TCCP (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2006. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40601 |
identifier_str_mv |
CRUZ, João Bosco Melo. Logística: uma ferramenta estratégica para o gerenciamento no varejo. 2006. 48 f. TCCP (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2006. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028992105578496 |