O flexível Ensino Médio do Governo Temer (Lei n.º 13.415/2017): hegemonia financeira e a inflexível formação da/para espoliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, John Mateus
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47169
Resumo: Este artigo tem como objetivo geral desvelar as determinações hegemônicas da reforma do ensino médio do governo Temer que não se apresentam nas falas de seus defensores nem no texto da lei que a regulamenta. Mais especificamente, pondo em perspectiva a estratégia da flexibilização proposta no modelo, buscamos compreender o seguinte: a) seus interesses de classe; b) as formas ideológicas pelas quais se mistificam estes interesses; c) as repercussões e impactos junto à escola pública. Para tanto, analisamos o conteúdo das justificativas de defensores do modelo no âmbito do governo e as diretrizes básicas da Lei n.º 13.415/2017. Concluímos que o novo ensino médio de Temer e, especificamente, a estratégia da flexibilização, alinham-se às novas exigências hegemônicas do capital monopolista-financeiro de duas formas: a) barateando o custo das escolas e adequando seu financiamento ao programa de ajuste fiscal do governo como forma de não prejudicar os mecanismos de remuneração do sistema rentista financeiro; b) garimpando o currículo escolar de acordo com as novas determinações da desregulamentação e simplificação do trabalho espoliado no cenário da acumulação flexível. Do ponto de vista ideológico, essa hegemonia e seus nexos com o imperialismo financeiro são escamoteados por velhas insígnias das pedagogias liberais (aprender a aprender), reformuladas pelos principais organismos internacionais de fomento e investimento educacional dos países da periferia e propagandeadas como modelos inovadores.
id UFC-7_8aa2311e127c7dd78528222d6db2cea5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47169
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O flexível Ensino Médio do Governo Temer (Lei n.º 13.415/2017): hegemonia financeira e a inflexível formação da/para espoliaçãoThe Temer government’s flexible high school (Law n.º 13.415/2017): financial hegemonia and the inflexible training of / for spoliationEnsino médio- ReformaEducaçãoHegemoniaEste artigo tem como objetivo geral desvelar as determinações hegemônicas da reforma do ensino médio do governo Temer que não se apresentam nas falas de seus defensores nem no texto da lei que a regulamenta. Mais especificamente, pondo em perspectiva a estratégia da flexibilização proposta no modelo, buscamos compreender o seguinte: a) seus interesses de classe; b) as formas ideológicas pelas quais se mistificam estes interesses; c) as repercussões e impactos junto à escola pública. Para tanto, analisamos o conteúdo das justificativas de defensores do modelo no âmbito do governo e as diretrizes básicas da Lei n.º 13.415/2017. Concluímos que o novo ensino médio de Temer e, especificamente, a estratégia da flexibilização, alinham-se às novas exigências hegemônicas do capital monopolista-financeiro de duas formas: a) barateando o custo das escolas e adequando seu financiamento ao programa de ajuste fiscal do governo como forma de não prejudicar os mecanismos de remuneração do sistema rentista financeiro; b) garimpando o currículo escolar de acordo com as novas determinações da desregulamentação e simplificação do trabalho espoliado no cenário da acumulação flexível. Do ponto de vista ideológico, essa hegemonia e seus nexos com o imperialismo financeiro são escamoteados por velhas insígnias das pedagogias liberais (aprender a aprender), reformuladas pelos principais organismos internacionais de fomento e investimento educacional dos países da periferia e propagandeadas como modelos inovadores.Revista Educação em Debate2019-10-29T17:35:08Z2019-10-29T17:35:08Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBARBOSA, John Mateus. O flexível Ensino Médio do Governo Temer (Lei n.º 13.415/2017): hegemonia financeira e a inflexível formação da/para espoliação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 41, n. 79, p. 77-92, maio/ago. 2019.0102-1117 (Impresso)2526-0847 (Online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47169Barbosa, John Mateusinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T14:24:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47169Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:26.301965Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O flexível Ensino Médio do Governo Temer (Lei n.º 13.415/2017): hegemonia financeira e a inflexível formação da/para espoliação
The Temer government’s flexible high school (Law n.º 13.415/2017): financial hegemonia and the inflexible training of / for spoliation
title O flexível Ensino Médio do Governo Temer (Lei n.º 13.415/2017): hegemonia financeira e a inflexível formação da/para espoliação
spellingShingle O flexível Ensino Médio do Governo Temer (Lei n.º 13.415/2017): hegemonia financeira e a inflexível formação da/para espoliação
Barbosa, John Mateus
Ensino médio- Reforma
Educação
Hegemonia
title_short O flexível Ensino Médio do Governo Temer (Lei n.º 13.415/2017): hegemonia financeira e a inflexível formação da/para espoliação
title_full O flexível Ensino Médio do Governo Temer (Lei n.º 13.415/2017): hegemonia financeira e a inflexível formação da/para espoliação
title_fullStr O flexível Ensino Médio do Governo Temer (Lei n.º 13.415/2017): hegemonia financeira e a inflexível formação da/para espoliação
title_full_unstemmed O flexível Ensino Médio do Governo Temer (Lei n.º 13.415/2017): hegemonia financeira e a inflexível formação da/para espoliação
title_sort O flexível Ensino Médio do Governo Temer (Lei n.º 13.415/2017): hegemonia financeira e a inflexível formação da/para espoliação
author Barbosa, John Mateus
author_facet Barbosa, John Mateus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, John Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio- Reforma
Educação
Hegemonia
topic Ensino médio- Reforma
Educação
Hegemonia
description Este artigo tem como objetivo geral desvelar as determinações hegemônicas da reforma do ensino médio do governo Temer que não se apresentam nas falas de seus defensores nem no texto da lei que a regulamenta. Mais especificamente, pondo em perspectiva a estratégia da flexibilização proposta no modelo, buscamos compreender o seguinte: a) seus interesses de classe; b) as formas ideológicas pelas quais se mistificam estes interesses; c) as repercussões e impactos junto à escola pública. Para tanto, analisamos o conteúdo das justificativas de defensores do modelo no âmbito do governo e as diretrizes básicas da Lei n.º 13.415/2017. Concluímos que o novo ensino médio de Temer e, especificamente, a estratégia da flexibilização, alinham-se às novas exigências hegemônicas do capital monopolista-financeiro de duas formas: a) barateando o custo das escolas e adequando seu financiamento ao programa de ajuste fiscal do governo como forma de não prejudicar os mecanismos de remuneração do sistema rentista financeiro; b) garimpando o currículo escolar de acordo com as novas determinações da desregulamentação e simplificação do trabalho espoliado no cenário da acumulação flexível. Do ponto de vista ideológico, essa hegemonia e seus nexos com o imperialismo financeiro são escamoteados por velhas insígnias das pedagogias liberais (aprender a aprender), reformuladas pelos principais organismos internacionais de fomento e investimento educacional dos países da periferia e propagandeadas como modelos inovadores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29T17:35:08Z
2019-10-29T17:35:08Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, John Mateus. O flexível Ensino Médio do Governo Temer (Lei n.º 13.415/2017): hegemonia financeira e a inflexível formação da/para espoliação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 41, n. 79, p. 77-92, maio/ago. 2019.
0102-1117 (Impresso)
2526-0847 (Online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47169
identifier_str_mv BARBOSA, John Mateus. O flexível Ensino Médio do Governo Temer (Lei n.º 13.415/2017): hegemonia financeira e a inflexível formação da/para espoliação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 41, n. 79, p. 77-92, maio/ago. 2019.
0102-1117 (Impresso)
2526-0847 (Online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028887732420608