O simbolismo do arquétipo Triâgulo: um estudo de caso do design da marca Playboy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reinaldo, Gabriela Frota
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Quezado, Izabelle, Furtado, Marx, Martins, Tarcísio
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51071
Resumo: Esse trabalho foi desenvolvido na disciplina de Semiótica ministrado pela professora Gabriela Reinaldo como parte integrante da segunda nota de avaliação. Buscou-se, através deste, uma análise semiótica dos triângulos existentes na composição geométrica da marca da Playboy. A partir de um ponto de vista simbólico, o arquétipo do triângulo pode representar o conceito de “feminino” incorporado dentro do branding da Playboy. Para tal, foi utilizado três categorias imprescindíveis a este estudo para os pressupostos teóricos: símbolo, tomando como base as pesquisas antropológicas de Cassirer; arquétipo, através da construção de Jung sobre esse conceito embasado no inconsciente coletivo; Marca, para entender a teorização da teoria da composição criativa por detrás de uma logomarca.
id UFC-7_8b1b52453b3f5e294d1ef092c7e2c526
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/51071
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O simbolismo do arquétipo Triâgulo: um estudo de caso do design da marca PlayboyArquétipoSimbolismoMarcaEsse trabalho foi desenvolvido na disciplina de Semiótica ministrado pela professora Gabriela Reinaldo como parte integrante da segunda nota de avaliação. Buscou-se, através deste, uma análise semiótica dos triângulos existentes na composição geométrica da marca da Playboy. A partir de um ponto de vista simbólico, o arquétipo do triângulo pode representar o conceito de “feminino” incorporado dentro do branding da Playboy. Para tal, foi utilizado três categorias imprescindíveis a este estudo para os pressupostos teóricos: símbolo, tomando como base as pesquisas antropológicas de Cassirer; arquétipo, através da construção de Jung sobre esse conceito embasado no inconsciente coletivo; Marca, para entender a teorização da teoria da composição criativa por detrás de uma logomarca.Intercom2020-04-01T18:41:56Z2020-04-01T18:41:56Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfREINALDO, Gabriela Frota; QUEZADO, Izabelle; FURTADO, Marx; MARTINS, Tarcísio. O simbolismo do arquétipo Triâgulo: um estudo de caso do design da marca Playboy. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 31. 2-6. Set. 2008. Natal(RN). Anais... Intercon. 2008.1809-5844http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51071Reinaldo, Gabriela FrotaQuezado, IzabelleFurtado, MarxMartins, Tarcísioporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-04T14:21:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51071Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:34.131581Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O simbolismo do arquétipo Triâgulo: um estudo de caso do design da marca Playboy
title O simbolismo do arquétipo Triâgulo: um estudo de caso do design da marca Playboy
spellingShingle O simbolismo do arquétipo Triâgulo: um estudo de caso do design da marca Playboy
Reinaldo, Gabriela Frota
Arquétipo
Simbolismo
Marca
title_short O simbolismo do arquétipo Triâgulo: um estudo de caso do design da marca Playboy
title_full O simbolismo do arquétipo Triâgulo: um estudo de caso do design da marca Playboy
title_fullStr O simbolismo do arquétipo Triâgulo: um estudo de caso do design da marca Playboy
title_full_unstemmed O simbolismo do arquétipo Triâgulo: um estudo de caso do design da marca Playboy
title_sort O simbolismo do arquétipo Triâgulo: um estudo de caso do design da marca Playboy
author Reinaldo, Gabriela Frota
author_facet Reinaldo, Gabriela Frota
Quezado, Izabelle
Furtado, Marx
Martins, Tarcísio
author_role author
author2 Quezado, Izabelle
Furtado, Marx
Martins, Tarcísio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reinaldo, Gabriela Frota
Quezado, Izabelle
Furtado, Marx
Martins, Tarcísio
dc.subject.por.fl_str_mv Arquétipo
Simbolismo
Marca
topic Arquétipo
Simbolismo
Marca
description Esse trabalho foi desenvolvido na disciplina de Semiótica ministrado pela professora Gabriela Reinaldo como parte integrante da segunda nota de avaliação. Buscou-se, através deste, uma análise semiótica dos triângulos existentes na composição geométrica da marca da Playboy. A partir de um ponto de vista simbólico, o arquétipo do triângulo pode representar o conceito de “feminino” incorporado dentro do branding da Playboy. Para tal, foi utilizado três categorias imprescindíveis a este estudo para os pressupostos teóricos: símbolo, tomando como base as pesquisas antropológicas de Cassirer; arquétipo, através da construção de Jung sobre esse conceito embasado no inconsciente coletivo; Marca, para entender a teorização da teoria da composição criativa por detrás de uma logomarca.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2020-04-01T18:41:56Z
2020-04-01T18:41:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REINALDO, Gabriela Frota; QUEZADO, Izabelle; FURTADO, Marx; MARTINS, Tarcísio. O simbolismo do arquétipo Triâgulo: um estudo de caso do design da marca Playboy. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 31. 2-6. Set. 2008. Natal(RN). Anais... Intercon. 2008.
1809-5844
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51071
identifier_str_mv REINALDO, Gabriela Frota; QUEZADO, Izabelle; FURTADO, Marx; MARTINS, Tarcísio. O simbolismo do arquétipo Triâgulo: um estudo de caso do design da marca Playboy. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 31. 2-6. Set. 2008. Natal(RN). Anais... Intercon. 2008.
1809-5844
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Intercom
publisher.none.fl_str_mv Intercom
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028777471508480