O uso dos arquétipos na imagem e identidade das marcas: um estudo da marca Skol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1486 |
Resumo: | O estudo tem como objetivo descobrir quais arquétipos são percebidos na marca Skol pelo público consumidor em duas fases de sua comunicação: em uma campanha antiga (de 2010) e em uma campanha atual (de 2017), além de um terceiro grupo (de controle), que analisou apenas a marca Skol. Através de um método experimental de pesquisa, dados foram coletados nos três tratamentos e analisados pelos testes ANOVA e Tukey, a fim de que se apresente as diferenças estatísticas das respostas obtidas. Na análise, se encontraram variações significativas nos três grupos, mostrando, assim, que existe uma diferença de percepção dos consumidores quanto à imagem da marca Skol e dos arquétipos atrelados a ela. Enquanto os arquétipos do Mago e do Amante eram percebidos com mais força na imagem antiga da marca, na imagem atual houve o aumento da percepção dos arquétipos do Explorador e do Prestativo. Entretanto, o arquétipo mais percebido pelos consumidores nos três casos foi o do Bobo da Corte. |
id |
UPF_dafbe9204ec59019704b9f0872afbf1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riupf/1486 |
network_acronym_str |
UPF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UPF |
repository_id_str |
1610 |
spelling |
2018-08-25T23:33:41Z2018-07-052018-08-25T23:33:41Z2018-07-05PETRY, Douglas Hauenstein. O uso dos arquétipos na imagem e identidade das marcas: um estudo da marca Skol. 2018. 57 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1486Submitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2018-08-25T23:33:41Z No. of bitstreams: 1 PF2018Douglas Hauenstein Petry.pdf: 769090 bytes, checksum: bae8daedf2619b58f864da2f4796b487 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-25T23:33:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2018Douglas Hauenstein Petry.pdf: 769090 bytes, checksum: bae8daedf2619b58f864da2f4796b487 (MD5) Previous issue date: 2018-07-05O estudo tem como objetivo descobrir quais arquétipos são percebidos na marca Skol pelo público consumidor em duas fases de sua comunicação: em uma campanha antiga (de 2010) e em uma campanha atual (de 2017), além de um terceiro grupo (de controle), que analisou apenas a marca Skol. Através de um método experimental de pesquisa, dados foram coletados nos três tratamentos e analisados pelos testes ANOVA e Tukey, a fim de que se apresente as diferenças estatísticas das respostas obtidas. Na análise, se encontraram variações significativas nos três grupos, mostrando, assim, que existe uma diferença de percepção dos consumidores quanto à imagem da marca Skol e dos arquétipos atrelados a ela. Enquanto os arquétipos do Mago e do Amante eram percebidos com mais força na imagem antiga da marca, na imagem atual houve o aumento da percepção dos arquétipos do Explorador e do Prestativo. Entretanto, o arquétipo mais percebido pelos consumidores nos três casos foi o do Bobo da Corte.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidadePropagandaArquétipos de marcaImagem e identidadeMarcasSkolO uso dos arquétipos na imagem e identidade das marcas: um estudo da marca Skolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGusatti, Ciro EduardoPetry, Douglas Hauensteininfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1486/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2018Douglas Hauenstein Petry.pdfPF2018Douglas Hauenstein Petry.pdfMonografia Douglas Hauenstein Petryapplication/pdf769090http://localhost:8080/bitstream/riupf/1486/1/PF2018Douglas%20Hauenstein%20Petry.pdfbae8daedf2619b58f864da2f4796b487MD51riupf/14862018-08-25 20:33:41.391oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102018-08-25T23:33:41Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso dos arquétipos na imagem e identidade das marcas: um estudo da marca Skol |
title |
O uso dos arquétipos na imagem e identidade das marcas: um estudo da marca Skol |
spellingShingle |
O uso dos arquétipos na imagem e identidade das marcas: um estudo da marca Skol Petry, Douglas Hauenstein Publicidade Propaganda Arquétipos de marca Imagem e identidade Marcas Skol |
title_short |
O uso dos arquétipos na imagem e identidade das marcas: um estudo da marca Skol |
title_full |
O uso dos arquétipos na imagem e identidade das marcas: um estudo da marca Skol |
title_fullStr |
O uso dos arquétipos na imagem e identidade das marcas: um estudo da marca Skol |
title_full_unstemmed |
O uso dos arquétipos na imagem e identidade das marcas: um estudo da marca Skol |
title_sort |
O uso dos arquétipos na imagem e identidade das marcas: um estudo da marca Skol |
author |
Petry, Douglas Hauenstein |
author_facet |
Petry, Douglas Hauenstein |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gusatti, Ciro Eduardo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Petry, Douglas Hauenstein |
contributor_str_mv |
Gusatti, Ciro Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Propaganda Arquétipos de marca Imagem e identidade Marcas Skol |
topic |
Publicidade Propaganda Arquétipos de marca Imagem e identidade Marcas Skol |
description |
O estudo tem como objetivo descobrir quais arquétipos são percebidos na marca Skol pelo público consumidor em duas fases de sua comunicação: em uma campanha antiga (de 2010) e em uma campanha atual (de 2017), além de um terceiro grupo (de controle), que analisou apenas a marca Skol. Através de um método experimental de pesquisa, dados foram coletados nos três tratamentos e analisados pelos testes ANOVA e Tukey, a fim de que se apresente as diferenças estatísticas das respostas obtidas. Na análise, se encontraram variações significativas nos três grupos, mostrando, assim, que existe uma diferença de percepção dos consumidores quanto à imagem da marca Skol e dos arquétipos atrelados a ela. Enquanto os arquétipos do Mago e do Amante eram percebidos com mais força na imagem antiga da marca, na imagem atual houve o aumento da percepção dos arquétipos do Explorador e do Prestativo. Entretanto, o arquétipo mais percebido pelos consumidores nos três casos foi o do Bobo da Corte. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-25T23:33:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-07-05 2018-08-25T23:33:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-07-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PETRY, Douglas Hauenstein. O uso dos arquétipos na imagem e identidade das marcas: um estudo da marca Skol. 2018. 57 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1486 |
identifier_str_mv |
PETRY, Douglas Hauenstein. O uso dos arquétipos na imagem e identidade das marcas: um estudo da marca Skol. 2018. 57 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. |
url |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Artes e Comunicação - FAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UPF instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UPF |
collection |
Repositório Institucional da UPF |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1486/2/license.txt http://localhost:8080/bitstream/riupf/1486/1/PF2018Douglas%20Hauenstein%20Petry.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c bae8daedf2619b58f864da2f4796b487 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814813987216293888 |