A criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48149 |
Resumo: | O presente artigo é produto de uma reflexão teórica e prática referente as contribuições do Programa de Educação Tutorial- PET Pedagogia na Universidade Federal do Ceará- UFC, sobre a formação de um pedagogo inovador, considerando aspectos que competem à criatividade. Esta pesquisa foi instigada mediante as experiências e análises da autora deste artigo, que é bolsista do programa, referente ao II Ciclo de Artes, uma ação organizada pelo grupo que se deu no segundo semestre de 2015. Este trabalho tem como pretensão, refletir sobre o modo que o PET Pedagogia contribui para a formação de um pedagogo arrojado no ponto de vista da criatividade, assim como entender a importância da criatividade na prática docente, além de perceber como a criatividade foi inserida na atividade que é objeto de reflexão da pesquisadora. A metodologia utilizada baseia-se na descrição e reflexão da atividade realizada no período já supracitado, tendo como alicerce as observações do diário de campo da estudante à luz da revisão da literatura do que é criatividade de acordo com Martinez (2003), a relação que o pedagogo possui com a mesma segundo Torrance (1978) e a importância de uma ação criativa conforme Wechsler (2002). O II Ciclo de artes, consiste em um evento proporcionado para toda a comunidade, com o intuito de proporcionar experiências artísticas, desse modo os bolsistas do programa organizaram oficinas que perpassavam o cinema até a sonorizacão da contação de histórias, proporcionando a todos de dentro e fora do curso uma formação diferenciada. Acarretando a todos momentos de fruição da criatividade. Foi possível perceber que atmosfera que existe entre a equipe permite a manifestação da criatividade dos bolsistas desde a criação e programação de projetos e ações conjuntas, até a divulgação e prática delas, colaborando para que dentro da sala de aula os futuros pedagogos exerçam uma prática dinâmica que rompa com o que está posto no âmbito da educação. |
id |
UFC-7_8bfb1ee04f43b77c6f1bbaed1f0029a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/48149 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovadorFormaçãoPrograma de educação tutorialCriatividadeO presente artigo é produto de uma reflexão teórica e prática referente as contribuições do Programa de Educação Tutorial- PET Pedagogia na Universidade Federal do Ceará- UFC, sobre a formação de um pedagogo inovador, considerando aspectos que competem à criatividade. Esta pesquisa foi instigada mediante as experiências e análises da autora deste artigo, que é bolsista do programa, referente ao II Ciclo de Artes, uma ação organizada pelo grupo que se deu no segundo semestre de 2015. Este trabalho tem como pretensão, refletir sobre o modo que o PET Pedagogia contribui para a formação de um pedagogo arrojado no ponto de vista da criatividade, assim como entender a importância da criatividade na prática docente, além de perceber como a criatividade foi inserida na atividade que é objeto de reflexão da pesquisadora. A metodologia utilizada baseia-se na descrição e reflexão da atividade realizada no período já supracitado, tendo como alicerce as observações do diário de campo da estudante à luz da revisão da literatura do que é criatividade de acordo com Martinez (2003), a relação que o pedagogo possui com a mesma segundo Torrance (1978) e a importância de uma ação criativa conforme Wechsler (2002). O II Ciclo de artes, consiste em um evento proporcionado para toda a comunidade, com o intuito de proporcionar experiências artísticas, desse modo os bolsistas do programa organizaram oficinas que perpassavam o cinema até a sonorizacão da contação de histórias, proporcionando a todos de dentro e fora do curso uma formação diferenciada. Acarretando a todos momentos de fruição da criatividade. Foi possível perceber que atmosfera que existe entre a equipe permite a manifestação da criatividade dos bolsistas desde a criação e programação de projetos e ações conjuntas, até a divulgação e prática delas, colaborando para que dentro da sala de aula os futuros pedagogos exerçam uma prática dinâmica que rompa com o que está posto no âmbito da educação.Universidade Federal do Ceará2019-12-04T16:37:11Z2019-12-04T16:37:11Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBAIMA, Thays Lenny Mesquita; PORTO, Bernadete de Souza. A criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovador. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48149Baima, Thays Lenny MesquitaPorto, Bernadete de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:36:28Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48149Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:48.786096Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovador |
title |
A criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovador |
spellingShingle |
A criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovador Baima, Thays Lenny Mesquita Formação Programa de educação tutorial Criatividade |
title_short |
A criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovador |
title_full |
A criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovador |
title_fullStr |
A criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovador |
title_full_unstemmed |
A criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovador |
title_sort |
A criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovador |
author |
Baima, Thays Lenny Mesquita |
author_facet |
Baima, Thays Lenny Mesquita Porto, Bernadete de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Porto, Bernadete de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baima, Thays Lenny Mesquita Porto, Bernadete de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Programa de educação tutorial Criatividade |
topic |
Formação Programa de educação tutorial Criatividade |
description |
O presente artigo é produto de uma reflexão teórica e prática referente as contribuições do Programa de Educação Tutorial- PET Pedagogia na Universidade Federal do Ceará- UFC, sobre a formação de um pedagogo inovador, considerando aspectos que competem à criatividade. Esta pesquisa foi instigada mediante as experiências e análises da autora deste artigo, que é bolsista do programa, referente ao II Ciclo de Artes, uma ação organizada pelo grupo que se deu no segundo semestre de 2015. Este trabalho tem como pretensão, refletir sobre o modo que o PET Pedagogia contribui para a formação de um pedagogo arrojado no ponto de vista da criatividade, assim como entender a importância da criatividade na prática docente, além de perceber como a criatividade foi inserida na atividade que é objeto de reflexão da pesquisadora. A metodologia utilizada baseia-se na descrição e reflexão da atividade realizada no período já supracitado, tendo como alicerce as observações do diário de campo da estudante à luz da revisão da literatura do que é criatividade de acordo com Martinez (2003), a relação que o pedagogo possui com a mesma segundo Torrance (1978) e a importância de uma ação criativa conforme Wechsler (2002). O II Ciclo de artes, consiste em um evento proporcionado para toda a comunidade, com o intuito de proporcionar experiências artísticas, desse modo os bolsistas do programa organizaram oficinas que perpassavam o cinema até a sonorizacão da contação de histórias, proporcionando a todos de dentro e fora do curso uma formação diferenciada. Acarretando a todos momentos de fruição da criatividade. Foi possível perceber que atmosfera que existe entre a equipe permite a manifestação da criatividade dos bolsistas desde a criação e programação de projetos e ações conjuntas, até a divulgação e prática delas, colaborando para que dentro da sala de aula os futuros pedagogos exerçam uma prática dinâmica que rompa com o que está posto no âmbito da educação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-12-04T16:37:11Z 2019-12-04T16:37:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BAIMA, Thays Lenny Mesquita; PORTO, Bernadete de Souza. A criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovador. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48149 |
identifier_str_mv |
BAIMA, Thays Lenny Mesquita; PORTO, Bernadete de Souza. A criatividade em aspectos formadores e práticos: contribuições do pet pedagogia UFC na construção de um pedagogo inovador. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028735852478464 |