Pet nas escolas: a experiência do pet geografia - UFC no diálogo com o ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Douglas Ribeiro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Medeiros, Fernando Lopes, do Nascimento, Juliana Sousa, Cavalcante, Tiago Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57724
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar a atividade desenvolvida pelo PET Geografia da UFC, “PET nas escolas”, com a atuação dos bolsistas do programa em conjunto com professores da educação básica. A Escola Marieta Guedes Martins, localizada no município de Fortaleza - CE, foi onde se desenvolveu a atividade. Inicialmente, foi considerada a realidade na qual os estudantes estão inseridos, para assim ser realizada uma intervenção participativa, com o intuito de fazerem com que eles reflitam sobre o espaço ao seu redor. A metodologia utilizada para esta atividade foi, primeiramente, a elaboração de roteiros para a intervenção, com a utilização de recursos midiáticos. Os assuntos abordados em sala de aula foram o do Ciclo da Água, realizando uma aproximação entre a realidade vivida pelos discentes e o referido conteúdo, com a menção do Rio Maranguapinho, o qual envolve a escola e está diretamente ligado aos estudantes, ocorrendo, assim, no meio da intervenção, a participação ativa por meio de perguntas e considerações acerca de problemáticas que envolvem este rio. Posteriormente, foi elaborado um vídeo pelos bolsistas do PET para introduzir os estudantes ao que ia ser apresentado e por fim falas expositivas e interativas sobre o tema junto com os estudantes. Os estudantes puderam analisar como cada fase do ciclo da água se desenvolve e como estão interligadas, além de como o impacto humano pode interferir em cada fase desenvolvida, modificando os recursos hídricos e provocando problemas climáticos. Dessa maneira, o PET visa trazer e desenvolver a criticidade dos participantes desta atividade, por meio de um olhar crítico da relação sobre sociedade e natureza, além da preservação de recursos hídricos para a manutenção da vida, gerando uma conversa entre os bolsistas e os alunos, com a notória importância das vivências para a sala de aula, não desvinculando o cotidiano do espaço escolar.
id VERACRUZ-0_3f7e185112ad7242aabc44f50adf73ac
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57724
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Pet nas escolas: a experiência do pet geografia - UFC no diálogo com o ensino básicoprograma de educação tutorialeducação básicaextensãoensino fundamentalciclo da águaEste trabalho objetiva apresentar a atividade desenvolvida pelo PET Geografia da UFC, “PET nas escolas”, com a atuação dos bolsistas do programa em conjunto com professores da educação básica. A Escola Marieta Guedes Martins, localizada no município de Fortaleza - CE, foi onde se desenvolveu a atividade. Inicialmente, foi considerada a realidade na qual os estudantes estão inseridos, para assim ser realizada uma intervenção participativa, com o intuito de fazerem com que eles reflitam sobre o espaço ao seu redor. A metodologia utilizada para esta atividade foi, primeiramente, a elaboração de roteiros para a intervenção, com a utilização de recursos midiáticos. Os assuntos abordados em sala de aula foram o do Ciclo da Água, realizando uma aproximação entre a realidade vivida pelos discentes e o referido conteúdo, com a menção do Rio Maranguapinho, o qual envolve a escola e está diretamente ligado aos estudantes, ocorrendo, assim, no meio da intervenção, a participação ativa por meio de perguntas e considerações acerca de problemáticas que envolvem este rio. Posteriormente, foi elaborado um vídeo pelos bolsistas do PET para introduzir os estudantes ao que ia ser apresentado e por fim falas expositivas e interativas sobre o tema junto com os estudantes. Os estudantes puderam analisar como cada fase do ciclo da água se desenvolve e como estão interligadas, além de como o impacto humano pode interferir em cada fase desenvolvida, modificando os recursos hídricos e provocando problemas climáticos. Dessa maneira, o PET visa trazer e desenvolver a criticidade dos participantes desta atividade, por meio de um olhar crítico da relação sobre sociedade e natureza, além da preservação de recursos hídricos para a manutenção da vida, gerando uma conversa entre os bolsistas e os alunos, com a notória importância das vivências para a sala de aula, não desvinculando o cotidiano do espaço escolar.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5772410.34117/bjdv9n3-014Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 3 (2023); 9060-9069Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 3 (2023); 9060-9069Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 3 (2023); 9060-90692525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57724/42132de Oliveira, Douglas RibeiroMedeiros, Fernando Lopesdo Nascimento, Juliana SousaCavalcante, Tiago Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-10T19:18:36Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57724Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:24.781495Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Pet nas escolas: a experiência do pet geografia - UFC no diálogo com o ensino básico
title Pet nas escolas: a experiência do pet geografia - UFC no diálogo com o ensino básico
spellingShingle Pet nas escolas: a experiência do pet geografia - UFC no diálogo com o ensino básico
de Oliveira, Douglas Ribeiro
programa de educação tutorial
educação básica
extensão
ensino fundamental
ciclo da água
title_short Pet nas escolas: a experiência do pet geografia - UFC no diálogo com o ensino básico
title_full Pet nas escolas: a experiência do pet geografia - UFC no diálogo com o ensino básico
title_fullStr Pet nas escolas: a experiência do pet geografia - UFC no diálogo com o ensino básico
title_full_unstemmed Pet nas escolas: a experiência do pet geografia - UFC no diálogo com o ensino básico
title_sort Pet nas escolas: a experiência do pet geografia - UFC no diálogo com o ensino básico
author de Oliveira, Douglas Ribeiro
author_facet de Oliveira, Douglas Ribeiro
Medeiros, Fernando Lopes
do Nascimento, Juliana Sousa
Cavalcante, Tiago Vieira
author_role author
author2 Medeiros, Fernando Lopes
do Nascimento, Juliana Sousa
Cavalcante, Tiago Vieira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Douglas Ribeiro
Medeiros, Fernando Lopes
do Nascimento, Juliana Sousa
Cavalcante, Tiago Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv programa de educação tutorial
educação básica
extensão
ensino fundamental
ciclo da água
topic programa de educação tutorial
educação básica
extensão
ensino fundamental
ciclo da água
description Este trabalho objetiva apresentar a atividade desenvolvida pelo PET Geografia da UFC, “PET nas escolas”, com a atuação dos bolsistas do programa em conjunto com professores da educação básica. A Escola Marieta Guedes Martins, localizada no município de Fortaleza - CE, foi onde se desenvolveu a atividade. Inicialmente, foi considerada a realidade na qual os estudantes estão inseridos, para assim ser realizada uma intervenção participativa, com o intuito de fazerem com que eles reflitam sobre o espaço ao seu redor. A metodologia utilizada para esta atividade foi, primeiramente, a elaboração de roteiros para a intervenção, com a utilização de recursos midiáticos. Os assuntos abordados em sala de aula foram o do Ciclo da Água, realizando uma aproximação entre a realidade vivida pelos discentes e o referido conteúdo, com a menção do Rio Maranguapinho, o qual envolve a escola e está diretamente ligado aos estudantes, ocorrendo, assim, no meio da intervenção, a participação ativa por meio de perguntas e considerações acerca de problemáticas que envolvem este rio. Posteriormente, foi elaborado um vídeo pelos bolsistas do PET para introduzir os estudantes ao que ia ser apresentado e por fim falas expositivas e interativas sobre o tema junto com os estudantes. Os estudantes puderam analisar como cada fase do ciclo da água se desenvolve e como estão interligadas, além de como o impacto humano pode interferir em cada fase desenvolvida, modificando os recursos hídricos e provocando problemas climáticos. Dessa maneira, o PET visa trazer e desenvolver a criticidade dos participantes desta atividade, por meio de um olhar crítico da relação sobre sociedade e natureza, além da preservação de recursos hídricos para a manutenção da vida, gerando uma conversa entre os bolsistas e os alunos, com a notória importância das vivências para a sala de aula, não desvinculando o cotidiano do espaço escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57724
10.34117/bjdv9n3-014
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57724
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n3-014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57724/42132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 3 (2023); 9060-9069
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 3 (2023); 9060-9069
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 3 (2023); 9060-9069
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645628726575104