Pet nas escolas: a experiência do pet geografia - UFC no diálogo com o ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57724 |
Resumo: | Este trabalho objetiva apresentar a atividade desenvolvida pelo PET Geografia da UFC, “PET nas escolas”, com a atuação dos bolsistas do programa em conjunto com professores da educação básica. A Escola Marieta Guedes Martins, localizada no município de Fortaleza - CE, foi onde se desenvolveu a atividade. Inicialmente, foi considerada a realidade na qual os estudantes estão inseridos, para assim ser realizada uma intervenção participativa, com o intuito de fazerem com que eles reflitam sobre o espaço ao seu redor. A metodologia utilizada para esta atividade foi, primeiramente, a elaboração de roteiros para a intervenção, com a utilização de recursos midiáticos. Os assuntos abordados em sala de aula foram o do Ciclo da Água, realizando uma aproximação entre a realidade vivida pelos discentes e o referido conteúdo, com a menção do Rio Maranguapinho, o qual envolve a escola e está diretamente ligado aos estudantes, ocorrendo, assim, no meio da intervenção, a participação ativa por meio de perguntas e considerações acerca de problemáticas que envolvem este rio. Posteriormente, foi elaborado um vídeo pelos bolsistas do PET para introduzir os estudantes ao que ia ser apresentado e por fim falas expositivas e interativas sobre o tema junto com os estudantes. Os estudantes puderam analisar como cada fase do ciclo da água se desenvolve e como estão interligadas, além de como o impacto humano pode interferir em cada fase desenvolvida, modificando os recursos hídricos e provocando problemas climáticos. Dessa maneira, o PET visa trazer e desenvolver a criticidade dos participantes desta atividade, por meio de um olhar crítico da relação sobre sociedade e natureza, além da preservação de recursos hídricos para a manutenção da vida, gerando uma conversa entre os bolsistas e os alunos, com a notória importância das vivências para a sala de aula, não desvinculando o cotidiano do espaço escolar. |
id |
VERACRUZ-0_3f7e185112ad7242aabc44f50adf73ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57724 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Pet nas escolas: a experiência do pet geografia - UFC no diálogo com o ensino básicoprograma de educação tutorialeducação básicaextensãoensino fundamentalciclo da águaEste trabalho objetiva apresentar a atividade desenvolvida pelo PET Geografia da UFC, “PET nas escolas”, com a atuação dos bolsistas do programa em conjunto com professores da educação básica. A Escola Marieta Guedes Martins, localizada no município de Fortaleza - CE, foi onde se desenvolveu a atividade. Inicialmente, foi considerada a realidade na qual os estudantes estão inseridos, para assim ser realizada uma intervenção participativa, com o intuito de fazerem com que eles reflitam sobre o espaço ao seu redor. A metodologia utilizada para esta atividade foi, primeiramente, a elaboração de roteiros para a intervenção, com a utilização de recursos midiáticos. Os assuntos abordados em sala de aula foram o do Ciclo da Água, realizando uma aproximação entre a realidade vivida pelos discentes e o referido conteúdo, com a menção do Rio Maranguapinho, o qual envolve a escola e está diretamente ligado aos estudantes, ocorrendo, assim, no meio da intervenção, a participação ativa por meio de perguntas e considerações acerca de problemáticas que envolvem este rio. Posteriormente, foi elaborado um vídeo pelos bolsistas do PET para introduzir os estudantes ao que ia ser apresentado e por fim falas expositivas e interativas sobre o tema junto com os estudantes. Os estudantes puderam analisar como cada fase do ciclo da água se desenvolve e como estão interligadas, além de como o impacto humano pode interferir em cada fase desenvolvida, modificando os recursos hídricos e provocando problemas climáticos. Dessa maneira, o PET visa trazer e desenvolver a criticidade dos participantes desta atividade, por meio de um olhar crítico da relação sobre sociedade e natureza, além da preservação de recursos hídricos para a manutenção da vida, gerando uma conversa entre os bolsistas e os alunos, com a notória importância das vivências para a sala de aula, não desvinculando o cotidiano do espaço escolar.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5772410.34117/bjdv9n3-014Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 3 (2023); 9060-9069Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 3 (2023); 9060-9069Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 3 (2023); 9060-90692525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57724/42132de Oliveira, Douglas RibeiroMedeiros, Fernando Lopesdo Nascimento, Juliana SousaCavalcante, Tiago Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-10T19:18:36Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57724Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:24.781495Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pet nas escolas: a experiência do pet geografia - UFC no diálogo com o ensino básico |
title |
Pet nas escolas: a experiência do pet geografia - UFC no diálogo com o ensino básico |
spellingShingle |
Pet nas escolas: a experiência do pet geografia - UFC no diálogo com o ensino básico de Oliveira, Douglas Ribeiro programa de educação tutorial educação básica extensão ensino fundamental ciclo da água |
title_short |
Pet nas escolas: a experiência do pet geografia - UFC no diálogo com o ensino básico |
title_full |
Pet nas escolas: a experiência do pet geografia - UFC no diálogo com o ensino básico |
title_fullStr |
Pet nas escolas: a experiência do pet geografia - UFC no diálogo com o ensino básico |
title_full_unstemmed |
Pet nas escolas: a experiência do pet geografia - UFC no diálogo com o ensino básico |
title_sort |
Pet nas escolas: a experiência do pet geografia - UFC no diálogo com o ensino básico |
author |
de Oliveira, Douglas Ribeiro |
author_facet |
de Oliveira, Douglas Ribeiro Medeiros, Fernando Lopes do Nascimento, Juliana Sousa Cavalcante, Tiago Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Fernando Lopes do Nascimento, Juliana Sousa Cavalcante, Tiago Vieira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Douglas Ribeiro Medeiros, Fernando Lopes do Nascimento, Juliana Sousa Cavalcante, Tiago Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
programa de educação tutorial educação básica extensão ensino fundamental ciclo da água |
topic |
programa de educação tutorial educação básica extensão ensino fundamental ciclo da água |
description |
Este trabalho objetiva apresentar a atividade desenvolvida pelo PET Geografia da UFC, “PET nas escolas”, com a atuação dos bolsistas do programa em conjunto com professores da educação básica. A Escola Marieta Guedes Martins, localizada no município de Fortaleza - CE, foi onde se desenvolveu a atividade. Inicialmente, foi considerada a realidade na qual os estudantes estão inseridos, para assim ser realizada uma intervenção participativa, com o intuito de fazerem com que eles reflitam sobre o espaço ao seu redor. A metodologia utilizada para esta atividade foi, primeiramente, a elaboração de roteiros para a intervenção, com a utilização de recursos midiáticos. Os assuntos abordados em sala de aula foram o do Ciclo da Água, realizando uma aproximação entre a realidade vivida pelos discentes e o referido conteúdo, com a menção do Rio Maranguapinho, o qual envolve a escola e está diretamente ligado aos estudantes, ocorrendo, assim, no meio da intervenção, a participação ativa por meio de perguntas e considerações acerca de problemáticas que envolvem este rio. Posteriormente, foi elaborado um vídeo pelos bolsistas do PET para introduzir os estudantes ao que ia ser apresentado e por fim falas expositivas e interativas sobre o tema junto com os estudantes. Os estudantes puderam analisar como cada fase do ciclo da água se desenvolve e como estão interligadas, além de como o impacto humano pode interferir em cada fase desenvolvida, modificando os recursos hídricos e provocando problemas climáticos. Dessa maneira, o PET visa trazer e desenvolver a criticidade dos participantes desta atividade, por meio de um olhar crítico da relação sobre sociedade e natureza, além da preservação de recursos hídricos para a manutenção da vida, gerando uma conversa entre os bolsistas e os alunos, com a notória importância das vivências para a sala de aula, não desvinculando o cotidiano do espaço escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57724 10.34117/bjdv9n3-014 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57724 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n3-014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57724/42132 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 3 (2023); 9060-9069 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 3 (2023); 9060-9069 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 3 (2023); 9060-9069 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645628726575104 |