Análise avaliativa dos construtos do processo de ensino aprendizagem na percepção docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38833 |
Resumo: | Preocupações com a organização e transmissão dos conhecimentos das diversas áreas do saber, são comuns as instituições de ensino ao orientarem seus professores no sentido de pautar o desenvolvimento da disciplina sobre sua responsabilidade em um projeto de ensino, que deve ser coerente com o projeto pedagógico institucional, haja vista que sua missão deve estar contida nas práticas pedagógicas docentes. Embora se ressalte a importância de um ensino estruturado, onde seus elementos, tais como objetivos, conteúdo, metodologia e avaliação devem ser determinados em função do projeto pedagógico e da missão dos cursos, a finalidade desse estudo não é somente realizar uma investigação restrita a didática do ensino superior, mas acima de tudo, averiguar e compreender os construtos que compõem as práticas educativas mencionadas, assim como as características do ensino da didática e sua íntima conexão com a prática docente. Em relação a essa temática, Garrido (2002), propõe que os educadores devem refletir sobre a multidimensionalidade do ensinoaprendizagem, o qual deve ser construído a partir da articulação de três dimensões: a técnica, a humana e a política. [...] |
id |
UFC-7_8c4296139a658e4ca7b4f2da7f83ab9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/38833 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise avaliativa dos construtos do processo de ensino aprendizagem na percepção docenteÁreas do saberInstituições do ensinoPráticas docentesPreocupações com a organização e transmissão dos conhecimentos das diversas áreas do saber, são comuns as instituições de ensino ao orientarem seus professores no sentido de pautar o desenvolvimento da disciplina sobre sua responsabilidade em um projeto de ensino, que deve ser coerente com o projeto pedagógico institucional, haja vista que sua missão deve estar contida nas práticas pedagógicas docentes. Embora se ressalte a importância de um ensino estruturado, onde seus elementos, tais como objetivos, conteúdo, metodologia e avaliação devem ser determinados em função do projeto pedagógico e da missão dos cursos, a finalidade desse estudo não é somente realizar uma investigação restrita a didática do ensino superior, mas acima de tudo, averiguar e compreender os construtos que compõem as práticas educativas mencionadas, assim como as características do ensino da didática e sua íntima conexão com a prática docente. Em relação a essa temática, Garrido (2002), propõe que os educadores devem refletir sobre a multidimensionalidade do ensinoaprendizagem, o qual deve ser construído a partir da articulação de três dimensões: a técnica, a humana e a política. [...]2019-01-17T13:48:28Z2019-01-17T13:48:28Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBETTY, Christine Barbosa; GOMES, Simone da Cunha; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Análise avaliativa dos construtos do processo de ensino aprendizagem na percepção docente. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.85-7485-091-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38833Betty, Christine BarbosaGomes, Simone da CunhaCatrib, Ana Maria Fontenelleporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:07Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38833Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:03.239558Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise avaliativa dos construtos do processo de ensino aprendizagem na percepção docente |
title |
Análise avaliativa dos construtos do processo de ensino aprendizagem na percepção docente |
spellingShingle |
Análise avaliativa dos construtos do processo de ensino aprendizagem na percepção docente Betty, Christine Barbosa Áreas do saber Instituições do ensino Práticas docentes |
title_short |
Análise avaliativa dos construtos do processo de ensino aprendizagem na percepção docente |
title_full |
Análise avaliativa dos construtos do processo de ensino aprendizagem na percepção docente |
title_fullStr |
Análise avaliativa dos construtos do processo de ensino aprendizagem na percepção docente |
title_full_unstemmed |
Análise avaliativa dos construtos do processo de ensino aprendizagem na percepção docente |
title_sort |
Análise avaliativa dos construtos do processo de ensino aprendizagem na percepção docente |
author |
Betty, Christine Barbosa |
author_facet |
Betty, Christine Barbosa Gomes, Simone da Cunha Catrib, Ana Maria Fontenelle |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Simone da Cunha Catrib, Ana Maria Fontenelle |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Betty, Christine Barbosa Gomes, Simone da Cunha Catrib, Ana Maria Fontenelle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Áreas do saber Instituições do ensino Práticas docentes |
topic |
Áreas do saber Instituições do ensino Práticas docentes |
description |
Preocupações com a organização e transmissão dos conhecimentos das diversas áreas do saber, são comuns as instituições de ensino ao orientarem seus professores no sentido de pautar o desenvolvimento da disciplina sobre sua responsabilidade em um projeto de ensino, que deve ser coerente com o projeto pedagógico institucional, haja vista que sua missão deve estar contida nas práticas pedagógicas docentes. Embora se ressalte a importância de um ensino estruturado, onde seus elementos, tais como objetivos, conteúdo, metodologia e avaliação devem ser determinados em função do projeto pedagógico e da missão dos cursos, a finalidade desse estudo não é somente realizar uma investigação restrita a didática do ensino superior, mas acima de tudo, averiguar e compreender os construtos que compõem as práticas educativas mencionadas, assim como as características do ensino da didática e sua íntima conexão com a prática docente. Em relação a essa temática, Garrido (2002), propõe que os educadores devem refletir sobre a multidimensionalidade do ensinoaprendizagem, o qual deve ser construído a partir da articulação de três dimensões: a técnica, a humana e a política. [...] |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2019-01-17T13:48:28Z 2019-01-17T13:48:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BETTY, Christine Barbosa; GOMES, Simone da Cunha; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Análise avaliativa dos construtos do processo de ensino aprendizagem na percepção docente. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. 85-7485-091-8 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38833 |
identifier_str_mv |
BETTY, Christine Barbosa; GOMES, Simone da Cunha; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Análise avaliativa dos construtos do processo de ensino aprendizagem na percepção docente. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. 85-7485-091-8 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028989728456704 |