Análise avaliativa dos construtos do processo de ensino aprendizagem na percepção docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Betty, Christine Barbosa
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Gomes, Simone da Cunha, Catrib, Ana Maria Fontenelle
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38833
Resumo: Preocupações com a organização e transmissão dos conhecimentos das diversas áreas do saber, são comuns as instituições de ensino ao orientarem seus professores no sentido de pautar o desenvolvimento da disciplina sobre sua responsabilidade em um projeto de ensino, que deve ser coerente com o projeto pedagógico institucional, haja vista que sua missão deve estar contida nas práticas pedagógicas docentes. Embora se ressalte a importância de um ensino estruturado, onde seus elementos, tais como objetivos, conteúdo, metodologia e avaliação devem ser determinados em função do projeto pedagógico e da missão dos cursos, a finalidade desse estudo não é somente realizar uma investigação restrita a didática do ensino superior, mas acima de tudo, averiguar e compreender os construtos que compõem as práticas educativas mencionadas, assim como as características do ensino da didática e sua íntima conexão com a prática docente. Em relação a essa temática, Garrido (2002), propõe que os educadores devem refletir sobre a multidimensionalidade do ensinoaprendizagem, o qual deve ser construído a partir da articulação de três dimensões: a técnica, a humana e a política. [...]
id UFC-7_8c4296139a658e4ca7b4f2da7f83ab9c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38833
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Análise avaliativa dos construtos do processo de ensino aprendizagem na percepção docenteÁreas do saberInstituições do ensinoPráticas docentesPreocupações com a organização e transmissão dos conhecimentos das diversas áreas do saber, são comuns as instituições de ensino ao orientarem seus professores no sentido de pautar o desenvolvimento da disciplina sobre sua responsabilidade em um projeto de ensino, que deve ser coerente com o projeto pedagógico institucional, haja vista que sua missão deve estar contida nas práticas pedagógicas docentes. Embora se ressalte a importância de um ensino estruturado, onde seus elementos, tais como objetivos, conteúdo, metodologia e avaliação devem ser determinados em função do projeto pedagógico e da missão dos cursos, a finalidade desse estudo não é somente realizar uma investigação restrita a didática do ensino superior, mas acima de tudo, averiguar e compreender os construtos que compõem as práticas educativas mencionadas, assim como as características do ensino da didática e sua íntima conexão com a prática docente. Em relação a essa temática, Garrido (2002), propõe que os educadores devem refletir sobre a multidimensionalidade do ensinoaprendizagem, o qual deve ser construído a partir da articulação de três dimensões: a técnica, a humana e a política. [...]2019-01-17T13:48:28Z2019-01-17T13:48:28Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBETTY, Christine Barbosa; GOMES, Simone da Cunha; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Análise avaliativa dos construtos do processo de ensino aprendizagem na percepção docente. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.85-7485-091-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38833Betty, Christine BarbosaGomes, Simone da CunhaCatrib, Ana Maria Fontenelleporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:07Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38833Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:03.239558Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise avaliativa dos construtos do processo de ensino aprendizagem na percepção docente
title Análise avaliativa dos construtos do processo de ensino aprendizagem na percepção docente
spellingShingle Análise avaliativa dos construtos do processo de ensino aprendizagem na percepção docente
Betty, Christine Barbosa
Áreas do saber
Instituições do ensino
Práticas docentes
title_short Análise avaliativa dos construtos do processo de ensino aprendizagem na percepção docente
title_full Análise avaliativa dos construtos do processo de ensino aprendizagem na percepção docente
title_fullStr Análise avaliativa dos construtos do processo de ensino aprendizagem na percepção docente
title_full_unstemmed Análise avaliativa dos construtos do processo de ensino aprendizagem na percepção docente
title_sort Análise avaliativa dos construtos do processo de ensino aprendizagem na percepção docente
author Betty, Christine Barbosa
author_facet Betty, Christine Barbosa
Gomes, Simone da Cunha
Catrib, Ana Maria Fontenelle
author_role author
author2 Gomes, Simone da Cunha
Catrib, Ana Maria Fontenelle
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Betty, Christine Barbosa
Gomes, Simone da Cunha
Catrib, Ana Maria Fontenelle
dc.subject.por.fl_str_mv Áreas do saber
Instituições do ensino
Práticas docentes
topic Áreas do saber
Instituições do ensino
Práticas docentes
description Preocupações com a organização e transmissão dos conhecimentos das diversas áreas do saber, são comuns as instituições de ensino ao orientarem seus professores no sentido de pautar o desenvolvimento da disciplina sobre sua responsabilidade em um projeto de ensino, que deve ser coerente com o projeto pedagógico institucional, haja vista que sua missão deve estar contida nas práticas pedagógicas docentes. Embora se ressalte a importância de um ensino estruturado, onde seus elementos, tais como objetivos, conteúdo, metodologia e avaliação devem ser determinados em função do projeto pedagógico e da missão dos cursos, a finalidade desse estudo não é somente realizar uma investigação restrita a didática do ensino superior, mas acima de tudo, averiguar e compreender os construtos que compõem as práticas educativas mencionadas, assim como as características do ensino da didática e sua íntima conexão com a prática docente. Em relação a essa temática, Garrido (2002), propõe que os educadores devem refletir sobre a multidimensionalidade do ensinoaprendizagem, o qual deve ser construído a partir da articulação de três dimensões: a técnica, a humana e a política. [...]
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2019-01-17T13:48:28Z
2019-01-17T13:48:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BETTY, Christine Barbosa; GOMES, Simone da Cunha; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Análise avaliativa dos construtos do processo de ensino aprendizagem na percepção docente. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
85-7485-091-8
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38833
identifier_str_mv BETTY, Christine Barbosa; GOMES, Simone da Cunha; CATRIB, Ana Maria Fontenelle. Análise avaliativa dos construtos do processo de ensino aprendizagem na percepção docente. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
85-7485-091-8
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028989728456704