Modelos de formação docente no Brasil: relação teoria e prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39112 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo compreender os enfoques dado a prática e a teoria, bem como analisar as inferências que determinaram os modelos de formação docente. A escolha pela temática dá-se a partir de estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – UECE, e nos diálogos, no grupo de pesquisa da linha de Didática, Saberes Docentes e Práticas Pedagógicas. Sentimos a necessidade de realizarmos uma reflexão acerca da história da profissão docente no Brasil com ênfase nos modelos de formação docente. Este artigo se apresenta como uma oportunidade de se analisar criticamente a formação do professor com vistas a contribuir para o construto de uma formação docente consistente, que prime pela autonomia e emancipação do sujeito que está em permanente construção. Esta investigação proporcionará conhecimentos fundamentados na história da educação brasileira. Nessa perspectiva, acreditamos que o ser humano precisa conhecer a sua história para poder transformar a sua realidade, sendo que será extremamente difícil modificá-la sem estar munido de análises históricas que fundamentem as práticas formativas. [...] |
id |
UFC-7_10eb0d2dba7024a602506e1b87230847 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39112 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelos de formação docente no Brasil: relação teoria e práticaDocenteSaberes docentesPráticas pedagógicasEsta pesquisa tem como objetivo compreender os enfoques dado a prática e a teoria, bem como analisar as inferências que determinaram os modelos de formação docente. A escolha pela temática dá-se a partir de estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – UECE, e nos diálogos, no grupo de pesquisa da linha de Didática, Saberes Docentes e Práticas Pedagógicas. Sentimos a necessidade de realizarmos uma reflexão acerca da história da profissão docente no Brasil com ênfase nos modelos de formação docente. Este artigo se apresenta como uma oportunidade de se analisar criticamente a formação do professor com vistas a contribuir para o construto de uma formação docente consistente, que prime pela autonomia e emancipação do sujeito que está em permanente construção. Esta investigação proporcionará conhecimentos fundamentados na história da educação brasileira. Nessa perspectiva, acreditamos que o ser humano precisa conhecer a sua história para poder transformar a sua realidade, sendo que será extremamente difícil modificá-la sem estar munido de análises históricas que fundamentem as práticas formativas. [...]2019-01-24T13:23:01Z2019-01-24T13:23:01Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfANSELMO, Katyanna de Brito; LIMA, Gercilene Oliveira de; LIMA, Maria Socorro Lucena. Modelos de formação docente no Brasil: relação teoria e prática. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 270-282.978 85 7915 171 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39112Anselmo, Katyanna de BritoLima, Gercilene Oliveira deLima, Maria Socorro Lucenaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:27:55Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39112Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:25:21.121462Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelos de formação docente no Brasil: relação teoria e prática |
title |
Modelos de formação docente no Brasil: relação teoria e prática |
spellingShingle |
Modelos de formação docente no Brasil: relação teoria e prática Anselmo, Katyanna de Brito Docente Saberes docentes Práticas pedagógicas |
title_short |
Modelos de formação docente no Brasil: relação teoria e prática |
title_full |
Modelos de formação docente no Brasil: relação teoria e prática |
title_fullStr |
Modelos de formação docente no Brasil: relação teoria e prática |
title_full_unstemmed |
Modelos de formação docente no Brasil: relação teoria e prática |
title_sort |
Modelos de formação docente no Brasil: relação teoria e prática |
author |
Anselmo, Katyanna de Brito |
author_facet |
Anselmo, Katyanna de Brito Lima, Gercilene Oliveira de Lima, Maria Socorro Lucena |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Gercilene Oliveira de Lima, Maria Socorro Lucena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anselmo, Katyanna de Brito Lima, Gercilene Oliveira de Lima, Maria Socorro Lucena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docente Saberes docentes Práticas pedagógicas |
topic |
Docente Saberes docentes Práticas pedagógicas |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo compreender os enfoques dado a prática e a teoria, bem como analisar as inferências que determinaram os modelos de formação docente. A escolha pela temática dá-se a partir de estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – UECE, e nos diálogos, no grupo de pesquisa da linha de Didática, Saberes Docentes e Práticas Pedagógicas. Sentimos a necessidade de realizarmos uma reflexão acerca da história da profissão docente no Brasil com ênfase nos modelos de formação docente. Este artigo se apresenta como uma oportunidade de se analisar criticamente a formação do professor com vistas a contribuir para o construto de uma formação docente consistente, que prime pela autonomia e emancipação do sujeito que está em permanente construção. Esta investigação proporcionará conhecimentos fundamentados na história da educação brasileira. Nessa perspectiva, acreditamos que o ser humano precisa conhecer a sua história para poder transformar a sua realidade, sendo que será extremamente difícil modificá-la sem estar munido de análises históricas que fundamentem as práticas formativas. [...] |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-01-24T13:23:01Z 2019-01-24T13:23:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANSELMO, Katyanna de Brito; LIMA, Gercilene Oliveira de; LIMA, Maria Socorro Lucena. Modelos de formação docente no Brasil: relação teoria e prática. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 270-282. 978 85 7915 171 2 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39112 |
identifier_str_mv |
ANSELMO, Katyanna de Brito; LIMA, Gercilene Oliveira de; LIMA, Maria Socorro Lucena. Modelos de formação docente no Brasil: relação teoria e prática. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 270-282. 978 85 7915 171 2 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028797041082368 |