Modelos de formação docente no Brasil: relação teoria e prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anselmo, Katyanna de Brito
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lima, Gercilene Oliveira de, Lima, Maria Socorro Lucena
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39112
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender os enfoques dado a prática e a teoria, bem como analisar as inferências que determinaram os modelos de formação docente. A escolha pela temática dá-se a partir de estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – UECE, e nos diálogos, no grupo de pesquisa da linha de Didática, Saberes Docentes e Práticas Pedagógicas. Sentimos a necessidade de realizarmos uma reflexão acerca da história da profissão docente no Brasil com ênfase nos modelos de formação docente. Este artigo se apresenta como uma oportunidade de se analisar criticamente a formação do professor com vistas a contribuir para o construto de uma formação docente consistente, que prime pela autonomia e emancipação do sujeito que está em permanente construção. Esta investigação proporcionará conhecimentos fundamentados na história da educação brasileira. Nessa perspectiva, acreditamos que o ser humano precisa conhecer a sua história para poder transformar a sua realidade, sendo que será extremamente difícil modificá-la sem estar munido de análises históricas que fundamentem as práticas formativas. [...]
id UFC-7_10eb0d2dba7024a602506e1b87230847
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39112
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Modelos de formação docente no Brasil: relação teoria e práticaDocenteSaberes docentesPráticas pedagógicasEsta pesquisa tem como objetivo compreender os enfoques dado a prática e a teoria, bem como analisar as inferências que determinaram os modelos de formação docente. A escolha pela temática dá-se a partir de estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – UECE, e nos diálogos, no grupo de pesquisa da linha de Didática, Saberes Docentes e Práticas Pedagógicas. Sentimos a necessidade de realizarmos uma reflexão acerca da história da profissão docente no Brasil com ênfase nos modelos de formação docente. Este artigo se apresenta como uma oportunidade de se analisar criticamente a formação do professor com vistas a contribuir para o construto de uma formação docente consistente, que prime pela autonomia e emancipação do sujeito que está em permanente construção. Esta investigação proporcionará conhecimentos fundamentados na história da educação brasileira. Nessa perspectiva, acreditamos que o ser humano precisa conhecer a sua história para poder transformar a sua realidade, sendo que será extremamente difícil modificá-la sem estar munido de análises históricas que fundamentem as práticas formativas. [...]2019-01-24T13:23:01Z2019-01-24T13:23:01Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfANSELMO, Katyanna de Brito; LIMA, Gercilene Oliveira de; LIMA, Maria Socorro Lucena. Modelos de formação docente no Brasil: relação teoria e prática. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 270-282.978 85 7915 171 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39112Anselmo, Katyanna de BritoLima, Gercilene Oliveira deLima, Maria Socorro Lucenaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:27:55Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39112Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:25:21.121462Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos de formação docente no Brasil: relação teoria e prática
title Modelos de formação docente no Brasil: relação teoria e prática
spellingShingle Modelos de formação docente no Brasil: relação teoria e prática
Anselmo, Katyanna de Brito
Docente
Saberes docentes
Práticas pedagógicas
title_short Modelos de formação docente no Brasil: relação teoria e prática
title_full Modelos de formação docente no Brasil: relação teoria e prática
title_fullStr Modelos de formação docente no Brasil: relação teoria e prática
title_full_unstemmed Modelos de formação docente no Brasil: relação teoria e prática
title_sort Modelos de formação docente no Brasil: relação teoria e prática
author Anselmo, Katyanna de Brito
author_facet Anselmo, Katyanna de Brito
Lima, Gercilene Oliveira de
Lima, Maria Socorro Lucena
author_role author
author2 Lima, Gercilene Oliveira de
Lima, Maria Socorro Lucena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anselmo, Katyanna de Brito
Lima, Gercilene Oliveira de
Lima, Maria Socorro Lucena
dc.subject.por.fl_str_mv Docente
Saberes docentes
Práticas pedagógicas
topic Docente
Saberes docentes
Práticas pedagógicas
description Esta pesquisa tem como objetivo compreender os enfoques dado a prática e a teoria, bem como analisar as inferências que determinaram os modelos de formação docente. A escolha pela temática dá-se a partir de estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – UECE, e nos diálogos, no grupo de pesquisa da linha de Didática, Saberes Docentes e Práticas Pedagógicas. Sentimos a necessidade de realizarmos uma reflexão acerca da história da profissão docente no Brasil com ênfase nos modelos de formação docente. Este artigo se apresenta como uma oportunidade de se analisar criticamente a formação do professor com vistas a contribuir para o construto de uma formação docente consistente, que prime pela autonomia e emancipação do sujeito que está em permanente construção. Esta investigação proporcionará conhecimentos fundamentados na história da educação brasileira. Nessa perspectiva, acreditamos que o ser humano precisa conhecer a sua história para poder transformar a sua realidade, sendo que será extremamente difícil modificá-la sem estar munido de análises históricas que fundamentem as práticas formativas. [...]
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-01-24T13:23:01Z
2019-01-24T13:23:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANSELMO, Katyanna de Brito; LIMA, Gercilene Oliveira de; LIMA, Maria Socorro Lucena. Modelos de formação docente no Brasil: relação teoria e prática. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 270-282.
978 85 7915 171 2
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39112
identifier_str_mv ANSELMO, Katyanna de Brito; LIMA, Gercilene Oliveira de; LIMA, Maria Socorro Lucena. Modelos de formação docente no Brasil: relação teoria e prática. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 270-282.
978 85 7915 171 2
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028797041082368