A re-significação da avaliação e o processo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria Gercilene Ximenes de
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Leal, Virginia Costa Limaverde, Catrib, Ana Maria Fontenelle
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38883
Resumo: A caracterização deste estudo partiu de leituras realizadas, a partir da concepção de alguns teóricos, com a perspectiva de reconstrução do sentido de avaliação escolar. A avaliação como prática que vem se constituindo num instrumento de classificação e exclusão social e se torna uma ferramenta para professores comprometidos com a construção do saber buscando uma escola de qualidade para todos. Dentro deste contexto, entendo ser importante descobrir junto a professores qual o sentido da avaliação no processo de conhecimento e quais os mecanismos que constituem esta avaliação. Buscando conhecer o significado do processo de avaliação na prática escolar e como esse processo rompe com o sistema de controle e segregação na construção do conhecimento em sua totalidade. [...]
id UFC-7_8d8373d074e69cb399b9a52f71800fe1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38883
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A re-significação da avaliação e o processo de aprendizagemAvaliação da aprendizagemAvaliação escolarPrática de EnsinoA caracterização deste estudo partiu de leituras realizadas, a partir da concepção de alguns teóricos, com a perspectiva de reconstrução do sentido de avaliação escolar. A avaliação como prática que vem se constituindo num instrumento de classificação e exclusão social e se torna uma ferramenta para professores comprometidos com a construção do saber buscando uma escola de qualidade para todos. Dentro deste contexto, entendo ser importante descobrir junto a professores qual o sentido da avaliação no processo de conhecimento e quais os mecanismos que constituem esta avaliação. Buscando conhecer o significado do processo de avaliação na prática escolar e como esse processo rompe com o sistema de controle e segregação na construção do conhecimento em sua totalidade. [...]2019-01-18T14:17:25Z2019-01-18T14:17:25Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOUZA, Maria Gercilene Ximenes de; LEAL, Virginia Costa Limaverde; CATRIB Ana Maria Fontenelle. A re-significação da avaliação e o processo de aprendizagem. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.85-7485-091-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38883Souza, Maria Gercilene Ximenes deLeal, Virginia Costa LimaverdeCatrib, Ana Maria Fontenelleporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38883Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:30:15.424400Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A re-significação da avaliação e o processo de aprendizagem
title A re-significação da avaliação e o processo de aprendizagem
spellingShingle A re-significação da avaliação e o processo de aprendizagem
Souza, Maria Gercilene Ximenes de
Avaliação da aprendizagem
Avaliação escolar
Prática de Ensino
title_short A re-significação da avaliação e o processo de aprendizagem
title_full A re-significação da avaliação e o processo de aprendizagem
title_fullStr A re-significação da avaliação e o processo de aprendizagem
title_full_unstemmed A re-significação da avaliação e o processo de aprendizagem
title_sort A re-significação da avaliação e o processo de aprendizagem
author Souza, Maria Gercilene Ximenes de
author_facet Souza, Maria Gercilene Ximenes de
Leal, Virginia Costa Limaverde
Catrib, Ana Maria Fontenelle
author_role author
author2 Leal, Virginia Costa Limaverde
Catrib, Ana Maria Fontenelle
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maria Gercilene Ximenes de
Leal, Virginia Costa Limaverde
Catrib, Ana Maria Fontenelle
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Avaliação escolar
Prática de Ensino
topic Avaliação da aprendizagem
Avaliação escolar
Prática de Ensino
description A caracterização deste estudo partiu de leituras realizadas, a partir da concepção de alguns teóricos, com a perspectiva de reconstrução do sentido de avaliação escolar. A avaliação como prática que vem se constituindo num instrumento de classificação e exclusão social e se torna uma ferramenta para professores comprometidos com a construção do saber buscando uma escola de qualidade para todos. Dentro deste contexto, entendo ser importante descobrir junto a professores qual o sentido da avaliação no processo de conhecimento e quais os mecanismos que constituem esta avaliação. Buscando conhecer o significado do processo de avaliação na prática escolar e como esse processo rompe com o sistema de controle e segregação na construção do conhecimento em sua totalidade. [...]
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2019-01-18T14:17:25Z
2019-01-18T14:17:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Maria Gercilene Ximenes de; LEAL, Virginia Costa Limaverde; CATRIB Ana Maria Fontenelle. A re-significação da avaliação e o processo de aprendizagem. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
85-7485-091-8
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38883
identifier_str_mv SOUZA, Maria Gercilene Ximenes de; LEAL, Virginia Costa Limaverde; CATRIB Ana Maria Fontenelle. A re-significação da avaliação e o processo de aprendizagem. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
85-7485-091-8
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028831504629760