Desafios e transformações da avaliação da aprendizagem: a Escola da Ponte e seu princípio democrático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carolina Silva Ponciano dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4211
Resumo: A pesquisa realizada buscou responder, de forma breve, de que maneira práticas avaliativas dinamizadas em instituições escolares podem influenciar na aprendizagem dos alunos. Para isso, todo o trabalho foi desenvolvido a partir de estudo bibliográfico, baseando-se em pesquisa qualitativa, discorrendo-se sobre perspectivas avaliativas ainda praticadas em nosso país, suas principais problemáticas e os avanços nos estudos de metodologias pedagógicas disseminadas, pondo em destaque a avaliação da aprendizagem praticada na Escola da Ponte, localizada em Portugal. Para isso, citações e influências de alguns autores como, por exemplo, Cipriano Luckesi, Jussara Hoffman e Rubem Alves, foram exploradas no decorrer do trabalho. A fim de concluir a pesquisa, por hora, são apresentados questionamentos quanto aos modelos avaliativos vigentes, propondo que novos estudos sejam realizados com a intenção de fortalecer a percepção de que os alunos são os principais agentes de suas aprendizagens e merecem, também, reconhecimento e valorização na relação ensino-aprendizagem.
id UFRJ_3c7998d31211e14cef8069069c2db5e9
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4211
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Desafios e transformações da avaliação da aprendizagem: a Escola da Ponte e seu princípio democráticoEscola públicaAvaliação da educaçãoPrática de ensinoAprendizagemCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMA pesquisa realizada buscou responder, de forma breve, de que maneira práticas avaliativas dinamizadas em instituições escolares podem influenciar na aprendizagem dos alunos. Para isso, todo o trabalho foi desenvolvido a partir de estudo bibliográfico, baseando-se em pesquisa qualitativa, discorrendo-se sobre perspectivas avaliativas ainda praticadas em nosso país, suas principais problemáticas e os avanços nos estudos de metodologias pedagógicas disseminadas, pondo em destaque a avaliação da aprendizagem praticada na Escola da Ponte, localizada em Portugal. Para isso, citações e influências de alguns autores como, por exemplo, Cipriano Luckesi, Jussara Hoffman e Rubem Alves, foram exploradas no decorrer do trabalho. A fim de concluir a pesquisa, por hora, são apresentados questionamentos quanto aos modelos avaliativos vigentes, propondo que novos estudos sejam realizados com a intenção de fortalecer a percepção de que os alunos são os principais agentes de suas aprendizagens e merecem, também, reconhecimento e valorização na relação ensino-aprendizagem.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJSouza, Elaine Constant Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/8152875687861200Moura, Ana Paula de Abreu Costa dehttp://lattes.cnpq.br/1749607244537249Scofano, Reuber Gerbassihttp://lattes.cnpq.br/9838212020104691Santos, Carolina Silva Ponciano dos2018-07-03T23:31:34Z2023-12-21T03:05:48Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTOS, Carolina Silva Ponciano dos. Desafios e transformações da avaliação da aprendizagem: a Escola da Ponte e seu princípio democrático. 2016. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/4211porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:48Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4211Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:48Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e transformações da avaliação da aprendizagem: a Escola da Ponte e seu princípio democrático
title Desafios e transformações da avaliação da aprendizagem: a Escola da Ponte e seu princípio democrático
spellingShingle Desafios e transformações da avaliação da aprendizagem: a Escola da Ponte e seu princípio democrático
Santos, Carolina Silva Ponciano dos
Escola pública
Avaliação da educação
Prática de ensino
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
title_short Desafios e transformações da avaliação da aprendizagem: a Escola da Ponte e seu princípio democrático
title_full Desafios e transformações da avaliação da aprendizagem: a Escola da Ponte e seu princípio democrático
title_fullStr Desafios e transformações da avaliação da aprendizagem: a Escola da Ponte e seu princípio democrático
title_full_unstemmed Desafios e transformações da avaliação da aprendizagem: a Escola da Ponte e seu princípio democrático
title_sort Desafios e transformações da avaliação da aprendizagem: a Escola da Ponte e seu princípio democrático
author Santos, Carolina Silva Ponciano dos
author_facet Santos, Carolina Silva Ponciano dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Elaine Constant Pereira de
http://lattes.cnpq.br/8152875687861200
Moura, Ana Paula de Abreu Costa de
http://lattes.cnpq.br/1749607244537249
Scofano, Reuber Gerbassi
http://lattes.cnpq.br/9838212020104691
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carolina Silva Ponciano dos
dc.subject.por.fl_str_mv Escola pública
Avaliação da educação
Prática de ensino
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
topic Escola pública
Avaliação da educação
Prática de ensino
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
description A pesquisa realizada buscou responder, de forma breve, de que maneira práticas avaliativas dinamizadas em instituições escolares podem influenciar na aprendizagem dos alunos. Para isso, todo o trabalho foi desenvolvido a partir de estudo bibliográfico, baseando-se em pesquisa qualitativa, discorrendo-se sobre perspectivas avaliativas ainda praticadas em nosso país, suas principais problemáticas e os avanços nos estudos de metodologias pedagógicas disseminadas, pondo em destaque a avaliação da aprendizagem praticada na Escola da Ponte, localizada em Portugal. Para isso, citações e influências de alguns autores como, por exemplo, Cipriano Luckesi, Jussara Hoffman e Rubem Alves, foram exploradas no decorrer do trabalho. A fim de concluir a pesquisa, por hora, são apresentados questionamentos quanto aos modelos avaliativos vigentes, propondo que novos estudos sejam realizados com a intenção de fortalecer a percepção de que os alunos são os principais agentes de suas aprendizagens e merecem, também, reconhecimento e valorização na relação ensino-aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-07-03T23:31:34Z
2023-12-21T03:05:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Carolina Silva Ponciano dos. Desafios e transformações da avaliação da aprendizagem: a Escola da Ponte e seu princípio democrático. 2016. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/4211
identifier_str_mv SANTOS, Carolina Silva Ponciano dos. Desafios e transformações da avaliação da aprendizagem: a Escola da Ponte e seu princípio democrático. 2016. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/4211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455963903164416