Provinha Brasil e suas possibilidades no planejamento docente: reflexões de professores de uma escola pública municipal da região sudoeste do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tibes, Elisane Daló
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Zanlorenzi, Maria Josélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46756
Resumo: The current article is a completion of course work developed in the course of Pedagogy of the Universidade Estadual do Centro Oeste UNICENTRO/Guarapuava PR accomplished in the academic year of 2017. We had how objective of this research analyze the possibilities of use the results of Provinha Brasil as diagnostic of school planning. As well as und er stand the impacts that the use of this results cause to the curriculum. This work was elaborate with base in bibliographical and documentary studies, being used articles and Masters dissertations that contemplate the discussion around the problematic. It w as used too, the Law of Gu idelines and Bases of Education 9394/96, the National Curricular Guidelines for Basic Education and Soares (2009). Through of investigation was possible observe that use the results of this evaluation in the elaboration of school and teacher planning, takes to the plastering of curriculum and students classification.
id UFC-7_8e4508472836cecbc91b3eefe65aa192
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/46756
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Provinha Brasil e suas possibilidades no planejamento docente: reflexões de professores de uma escola pública municipal da região sudoeste do ParanáProvinha Brasil and It is possibilities in the teaching planning: teachers reflections of a municipal public school from southwest region of ParanáPolíticas educacionaisAvaliação em larga escalaProvinha BrasilPlanejamento escolarThe current article is a completion of course work developed in the course of Pedagogy of the Universidade Estadual do Centro Oeste UNICENTRO/Guarapuava PR accomplished in the academic year of 2017. We had how objective of this research analyze the possibilities of use the results of Provinha Brasil as diagnostic of school planning. As well as und er stand the impacts that the use of this results cause to the curriculum. This work was elaborate with base in bibliographical and documentary studies, being used articles and Masters dissertations that contemplate the discussion around the problematic. It w as used too, the Law of Gu idelines and Bases of Education 9394/96, the National Curricular Guidelines for Basic Education and Soares (2009). Through of investigation was possible observe that use the results of this evaluation in the elaboration of school and teacher planning, takes to the plastering of curriculum and students classification.O presente artigo tratase de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), desenvolvido no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro Oeste UNICENTRO/Guarapuava PR realizado no ano letivo de 2017. Tivemos como objetivo dessa pesquisa analisar as possibilidades de utilizar os resultados da Provinha Brasil como diagnóstico de planejamento escolar. Bem como entender os impactos que a utilização desses resultados causam ao currículo. Este trabalho foi elaborado com base em estudos bibliográficos e documentais, sendo utiliza dos artigos e dissertações d e mestrado que contemplam a discussão em torno da problemática. Utilizou se, também, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e Soares (2009). Através da investigação foi possível observar que o uso dos resultados dessa avaliação na elaboração do planejamento escolar e do professor, leva ao engessamento do currículo e a classificação dos alunos.Revista Labor2019-10-14T18:02:07Z2019-10-14T18:02:07Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTIBES, Elisane Daló; ZANLORENZI, Maria Josélia. Provinha Brasil e suas possibilidades no planejamento docente: reflexões de professores de uma escola pública municipal da região sudoeste do Paraná. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 21, p. 7-30, jan./jun. 2019.1983-5000http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46756Tibes, Elisane DalóZanlorenzi, Maria Joséliainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T14:23:59Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46756Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:47:56.032535Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Provinha Brasil e suas possibilidades no planejamento docente: reflexões de professores de uma escola pública municipal da região sudoeste do Paraná
Provinha Brasil and It is possibilities in the teaching planning: teachers reflections of a municipal public school from southwest region of Paraná
title Provinha Brasil e suas possibilidades no planejamento docente: reflexões de professores de uma escola pública municipal da região sudoeste do Paraná
spellingShingle Provinha Brasil e suas possibilidades no planejamento docente: reflexões de professores de uma escola pública municipal da região sudoeste do Paraná
Tibes, Elisane Daló
Políticas educacionais
Avaliação em larga escala
Provinha Brasil
Planejamento escolar
title_short Provinha Brasil e suas possibilidades no planejamento docente: reflexões de professores de uma escola pública municipal da região sudoeste do Paraná
title_full Provinha Brasil e suas possibilidades no planejamento docente: reflexões de professores de uma escola pública municipal da região sudoeste do Paraná
title_fullStr Provinha Brasil e suas possibilidades no planejamento docente: reflexões de professores de uma escola pública municipal da região sudoeste do Paraná
title_full_unstemmed Provinha Brasil e suas possibilidades no planejamento docente: reflexões de professores de uma escola pública municipal da região sudoeste do Paraná
title_sort Provinha Brasil e suas possibilidades no planejamento docente: reflexões de professores de uma escola pública municipal da região sudoeste do Paraná
author Tibes, Elisane Daló
author_facet Tibes, Elisane Daló
Zanlorenzi, Maria Josélia
author_role author
author2 Zanlorenzi, Maria Josélia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tibes, Elisane Daló
Zanlorenzi, Maria Josélia
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas educacionais
Avaliação em larga escala
Provinha Brasil
Planejamento escolar
topic Políticas educacionais
Avaliação em larga escala
Provinha Brasil
Planejamento escolar
description The current article is a completion of course work developed in the course of Pedagogy of the Universidade Estadual do Centro Oeste UNICENTRO/Guarapuava PR accomplished in the academic year of 2017. We had how objective of this research analyze the possibilities of use the results of Provinha Brasil as diagnostic of school planning. As well as und er stand the impacts that the use of this results cause to the curriculum. This work was elaborate with base in bibliographical and documentary studies, being used articles and Masters dissertations that contemplate the discussion around the problematic. It w as used too, the Law of Gu idelines and Bases of Education 9394/96, the National Curricular Guidelines for Basic Education and Soares (2009). Through of investigation was possible observe that use the results of this evaluation in the elaboration of school and teacher planning, takes to the plastering of curriculum and students classification.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-14T18:02:07Z
2019-10-14T18:02:07Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TIBES, Elisane Daló; ZANLORENZI, Maria Josélia. Provinha Brasil e suas possibilidades no planejamento docente: reflexões de professores de uma escola pública municipal da região sudoeste do Paraná. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 21, p. 7-30, jan./jun. 2019.
1983-5000
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46756
identifier_str_mv TIBES, Elisane Daló; ZANLORENZI, Maria Josélia. Provinha Brasil e suas possibilidades no planejamento docente: reflexões de professores de uma escola pública municipal da região sudoeste do Paraná. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 21, p. 7-30, jan./jun. 2019.
1983-5000
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Labor
publisher.none.fl_str_mv Revista Labor
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028950739255296