Sequência Fedathi e o ensino da Álgebra Linear: uma proposta metodológica para cursos de licenciatura em matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47400 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da Sequência Fedathi com o uso da pergunta. A pesquisa é de natureza qualitativa, por meio da pesquisa-ação e tem como sujeitos, professores do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da cidade de Quixadá-CE. Como resultados parciais apontamos as dificuldades iniciais dos professores na utilização da pergunta e a superação dessa dificuldade a cada experiência com sua utilização. Também chegamos à conclusão que a utilização ou não da Sequência Fedathi está associada inicialmente à mudança de concepção do professor acerca da Matemática e do seu ensino e depois à sua preparação didática para utilizá-la. |
id |
UFC-7_e583c0966816eef2e7ff59ec5504d827 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47400 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sequência Fedathi e o ensino da Álgebra Linear: uma proposta metodológica para cursos de licenciatura em matemáticaSequência FedathiPerguntaMatemática - EnsinoEste trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da Sequência Fedathi com o uso da pergunta. A pesquisa é de natureza qualitativa, por meio da pesquisa-ação e tem como sujeitos, professores do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da cidade de Quixadá-CE. Como resultados parciais apontamos as dificuldades iniciais dos professores na utilização da pergunta e a superação dessa dificuldade a cada experiência com sua utilização. Também chegamos à conclusão que a utilização ou não da Sequência Fedathi está associada inicialmente à mudança de concepção do professor acerca da Matemática e do seu ensino e depois à sua preparação didática para utilizá-la.2019-11-04T18:57:02Z2019-11-04T18:57:02Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; BORGES NETO, Hermínio. Sequência Fedathi e o ensino da Álgebra Linear: uma proposta metodológica para cursos de licenciatura em matemática. IN: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 59-64. Tema: A pesquisa como âncora do ensino.2359 1765http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47400Fontenele, Francisca Cláudia FernandesBorges Neto, Hermínioporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T21:27:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47400Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:44:18.798755Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequência Fedathi e o ensino da Álgebra Linear: uma proposta metodológica para cursos de licenciatura em matemática |
title |
Sequência Fedathi e o ensino da Álgebra Linear: uma proposta metodológica para cursos de licenciatura em matemática |
spellingShingle |
Sequência Fedathi e o ensino da Álgebra Linear: uma proposta metodológica para cursos de licenciatura em matemática Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes Sequência Fedathi Pergunta Matemática - Ensino |
title_short |
Sequência Fedathi e o ensino da Álgebra Linear: uma proposta metodológica para cursos de licenciatura em matemática |
title_full |
Sequência Fedathi e o ensino da Álgebra Linear: uma proposta metodológica para cursos de licenciatura em matemática |
title_fullStr |
Sequência Fedathi e o ensino da Álgebra Linear: uma proposta metodológica para cursos de licenciatura em matemática |
title_full_unstemmed |
Sequência Fedathi e o ensino da Álgebra Linear: uma proposta metodológica para cursos de licenciatura em matemática |
title_sort |
Sequência Fedathi e o ensino da Álgebra Linear: uma proposta metodológica para cursos de licenciatura em matemática |
author |
Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes |
author_facet |
Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes Borges Neto, Hermínio |
author_role |
author |
author2 |
Borges Neto, Hermínio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes Borges Neto, Hermínio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência Fedathi Pergunta Matemática - Ensino |
topic |
Sequência Fedathi Pergunta Matemática - Ensino |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da Sequência Fedathi com o uso da pergunta. A pesquisa é de natureza qualitativa, por meio da pesquisa-ação e tem como sujeitos, professores do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da cidade de Quixadá-CE. Como resultados parciais apontamos as dificuldades iniciais dos professores na utilização da pergunta e a superação dessa dificuldade a cada experiência com sua utilização. Também chegamos à conclusão que a utilização ou não da Sequência Fedathi está associada inicialmente à mudança de concepção do professor acerca da Matemática e do seu ensino e depois à sua preparação didática para utilizá-la. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-11-04T18:57:02Z 2019-11-04T18:57:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; BORGES NETO, Hermínio. Sequência Fedathi e o ensino da Álgebra Linear: uma proposta metodológica para cursos de licenciatura em matemática. IN: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 59-64. Tema: A pesquisa como âncora do ensino. 2359 1765 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47400 |
identifier_str_mv |
FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; BORGES NETO, Hermínio. Sequência Fedathi e o ensino da Álgebra Linear: uma proposta metodológica para cursos de licenciatura em matemática. IN: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 59-64. Tema: A pesquisa como âncora do ensino. 2359 1765 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028926459478016 |