Aplicação de problemas com a metodologia sequência Fedathi: um bom professor e o professor bom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Daniel Brandão
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Borges Neto, Hermínio
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45434
Resumo: Diante das frequentes necessidades de reformulação dos modelos de ensino e aprendizagem no cenário escolar, este trabalho refere-se à investigação da própria prática num contexto da matemática. A pesquisa foi realizada com alunos do primeiro semestre do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Christus na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Teve-se como objetivo analisar a forma incorreta com a qual um docente desenvolveu uma aula cuja metodologia empregada deveria ser a Sequência Fedathi. Fez-se uso, inicialmente, da revisão de literatura da Sequência de ensino e das principais obras que abordam o assunto de Taxas Relacionadas (Derivadas). Em seguida, houve a descrição e a análise de uma aplicação que contemplou os conceitos envolvidos. A partir das observações, evidenciou-se que os alunos foram direcionados a desenvolver a situação desafiadora proposta sem terem sido protagonistas de seus resultados uma vez que houve a interferência do professor indo de encontro aos princípios da Sequência Fedathi. Além disso, o texto abordou a diferença entre o bom professor e o professor bom chegando à conclusão que o docente envolvido na condução da aula mostrou que se tratava de um “professor bom”, ou seja, que dá uma boa aula, esclarece as dúvidas dos alunos, que expõe bem o conteúdo a ser trabalhado, não coloca os alunos em situação desconfortável, e que não os tira da zona de conforto.
id UFC-7_c593ef94b76b3a624a1b6a47cd21930e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/45434
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Aplicação de problemas com a metodologia sequência Fedathi: um bom professor e o professor bomMatemáticaMetodologia de EnsinoSequência FEDATHIDiante das frequentes necessidades de reformulação dos modelos de ensino e aprendizagem no cenário escolar, este trabalho refere-se à investigação da própria prática num contexto da matemática. A pesquisa foi realizada com alunos do primeiro semestre do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Christus na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Teve-se como objetivo analisar a forma incorreta com a qual um docente desenvolveu uma aula cuja metodologia empregada deveria ser a Sequência Fedathi. Fez-se uso, inicialmente, da revisão de literatura da Sequência de ensino e das principais obras que abordam o assunto de Taxas Relacionadas (Derivadas). Em seguida, houve a descrição e a análise de uma aplicação que contemplou os conceitos envolvidos. A partir das observações, evidenciou-se que os alunos foram direcionados a desenvolver a situação desafiadora proposta sem terem sido protagonistas de seus resultados uma vez que houve a interferência do professor indo de encontro aos princípios da Sequência Fedathi. Além disso, o texto abordou a diferença entre o bom professor e o professor bom chegando à conclusão que o docente envolvido na condução da aula mostrou que se tratava de um “professor bom”, ou seja, que dá uma boa aula, esclarece as dúvidas dos alunos, que expõe bem o conteúdo a ser trabalhado, não coloca os alunos em situação desconfortável, e que não os tira da zona de conforto.Universidade Federal do Ceará2019-09-05T14:09:30Z2019-09-05T14:09:30Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio. Aplicação de problemas com a metodologia sequência Fedathi: um bom professor e o professor bom. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45434Menezes, Daniel BrandãoBorges Neto, Hermínioinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:25:32Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45434Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:35:07.090933Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de problemas com a metodologia sequência Fedathi: um bom professor e o professor bom
title Aplicação de problemas com a metodologia sequência Fedathi: um bom professor e o professor bom
spellingShingle Aplicação de problemas com a metodologia sequência Fedathi: um bom professor e o professor bom
Menezes, Daniel Brandão
Matemática
Metodologia de Ensino
Sequência FEDATHI
title_short Aplicação de problemas com a metodologia sequência Fedathi: um bom professor e o professor bom
title_full Aplicação de problemas com a metodologia sequência Fedathi: um bom professor e o professor bom
title_fullStr Aplicação de problemas com a metodologia sequência Fedathi: um bom professor e o professor bom
title_full_unstemmed Aplicação de problemas com a metodologia sequência Fedathi: um bom professor e o professor bom
title_sort Aplicação de problemas com a metodologia sequência Fedathi: um bom professor e o professor bom
author Menezes, Daniel Brandão
author_facet Menezes, Daniel Brandão
Borges Neto, Hermínio
author_role author
author2 Borges Neto, Hermínio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Daniel Brandão
Borges Neto, Hermínio
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Metodologia de Ensino
Sequência FEDATHI
topic Matemática
Metodologia de Ensino
Sequência FEDATHI
description Diante das frequentes necessidades de reformulação dos modelos de ensino e aprendizagem no cenário escolar, este trabalho refere-se à investigação da própria prática num contexto da matemática. A pesquisa foi realizada com alunos do primeiro semestre do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Christus na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Teve-se como objetivo analisar a forma incorreta com a qual um docente desenvolveu uma aula cuja metodologia empregada deveria ser a Sequência Fedathi. Fez-se uso, inicialmente, da revisão de literatura da Sequência de ensino e das principais obras que abordam o assunto de Taxas Relacionadas (Derivadas). Em seguida, houve a descrição e a análise de uma aplicação que contemplou os conceitos envolvidos. A partir das observações, evidenciou-se que os alunos foram direcionados a desenvolver a situação desafiadora proposta sem terem sido protagonistas de seus resultados uma vez que houve a interferência do professor indo de encontro aos princípios da Sequência Fedathi. Além disso, o texto abordou a diferença entre o bom professor e o professor bom chegando à conclusão que o docente envolvido na condução da aula mostrou que se tratava de um “professor bom”, ou seja, que dá uma boa aula, esclarece as dúvidas dos alunos, que expõe bem o conteúdo a ser trabalhado, não coloca os alunos em situação desconfortável, e que não os tira da zona de conforto.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-09-05T14:09:30Z
2019-09-05T14:09:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio. Aplicação de problemas com a metodologia sequência Fedathi: um bom professor e o professor bom. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45434
identifier_str_mv MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio. Aplicação de problemas com a metodologia sequência Fedathi: um bom professor e o professor bom. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028864991952896