A relação com o saber e a corporeidade em movimento: aproximações com o comportamento inteligente na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venâncio, Luciana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sanches Neto, Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62545
Resumo: In this article, we are using the theme “body and movement”, considering that the relationship with knowledge in school physical education occurs in a time that it is pedagogically necessary and it is unique to each individual. When the student moves, he or she allows himself or herself to understand some concepts with the body, to learn to recognize that knowledge is in the body in motion and to explain that learning is to use the body in different situations. Our goal is to bring the theme of “body and movement” closer to the notion of relation to knowledge of the intelligent behavior. We explored the intricacies of human complexity, from the concept of Sich-Bewegen, as the proper movement of each individual who acts and thinks in a dialogical way with the world, leading to the emergence of autonomous, creative and intelligent behaviors, which are being transformed as the world imposes obstacles on them. We consider that, in this sense, the speech of each individual will be considered as an instrument of reflexivity.
id UFC-7_917b75d02fcc38adc63166ba13889e2d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/62545
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A relação com o saber e a corporeidade em movimento: aproximações com o comportamento inteligente na educação física escolarRelationship with knowledge and the body in movement: approaches to intelligent behavior in school physical educationExplicitaçãoEducação básicaCorpo e movimentoExplicitationElementary schoolBody and movementIn this article, we are using the theme “body and movement”, considering that the relationship with knowledge in school physical education occurs in a time that it is pedagogically necessary and it is unique to each individual. When the student moves, he or she allows himself or herself to understand some concepts with the body, to learn to recognize that knowledge is in the body in motion and to explain that learning is to use the body in different situations. Our goal is to bring the theme of “body and movement” closer to the notion of relation to knowledge of the intelligent behavior. We explored the intricacies of human complexity, from the concept of Sich-Bewegen, as the proper movement of each individual who acts and thinks in a dialogical way with the world, leading to the emergence of autonomous, creative and intelligent behaviors, which are being transformed as the world imposes obstacles on them. We consider that, in this sense, the speech of each individual will be considered as an instrument of reflexivity.Neste artigo, nos apropriamos da temática “corpo e movimento”, considerando que a relação com o saber na educação física escolar ocorre em um tempo pedagogicamente necessário e próprio de cada sujeito. Quando o(a) aluno(a) coloca-se em movimento, permite-se: compreender alguns conceitos com o corpo, aprender a reconhecer que o saber está no próprio corpo em movimento e explicitar que aprender é usar o corpo em diferentes situações. O nosso objetivo é aproximar a temática do “corpo e movimento” à noção de relação com o saber que subsidia o comportamento inteligente. Exploramos os meandros da complexidade do ser humano, a partir do conceito de Se- -Movimentar, enquanto movimento próprio de cada sujeito que age e pensa de modo dialógico com o mundo, fazendo emergir condutas consideradas autônomas, criativas e inteligentes que, por sua vez, vão sendo transformadas à medida que o mundo lhe impõe obstáculos a serem respondidos. Consideramos que, nesse sentido, o lugar da fala de cada sujeito será tido como um instrumento da reflexividadeRevista @mbienteeducação2021-11-26T23:04:52Z2021-11-26T23:04:52Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. A relação com o saber e a corporeidade em movimento: aproximações com o comportamento inteligente na educação física escolar. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 125-136, 2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62545Venâncio, LucianaSanches Neto, Luizporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-26T23:04:52Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/62545Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2021-11-26T23:04:52Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação com o saber e a corporeidade em movimento: aproximações com o comportamento inteligente na educação física escolar
Relationship with knowledge and the body in movement: approaches to intelligent behavior in school physical education
title A relação com o saber e a corporeidade em movimento: aproximações com o comportamento inteligente na educação física escolar
spellingShingle A relação com o saber e a corporeidade em movimento: aproximações com o comportamento inteligente na educação física escolar
Venâncio, Luciana
Explicitação
Educação básica
Corpo e movimento
Explicitation
Elementary school
Body and movement
title_short A relação com o saber e a corporeidade em movimento: aproximações com o comportamento inteligente na educação física escolar
title_full A relação com o saber e a corporeidade em movimento: aproximações com o comportamento inteligente na educação física escolar
title_fullStr A relação com o saber e a corporeidade em movimento: aproximações com o comportamento inteligente na educação física escolar
title_full_unstemmed A relação com o saber e a corporeidade em movimento: aproximações com o comportamento inteligente na educação física escolar
title_sort A relação com o saber e a corporeidade em movimento: aproximações com o comportamento inteligente na educação física escolar
author Venâncio, Luciana
author_facet Venâncio, Luciana
Sanches Neto, Luiz
author_role author
author2 Sanches Neto, Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Venâncio, Luciana
Sanches Neto, Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Explicitação
Educação básica
Corpo e movimento
Explicitation
Elementary school
Body and movement
topic Explicitação
Educação básica
Corpo e movimento
Explicitation
Elementary school
Body and movement
description In this article, we are using the theme “body and movement”, considering that the relationship with knowledge in school physical education occurs in a time that it is pedagogically necessary and it is unique to each individual. When the student moves, he or she allows himself or herself to understand some concepts with the body, to learn to recognize that knowledge is in the body in motion and to explain that learning is to use the body in different situations. Our goal is to bring the theme of “body and movement” closer to the notion of relation to knowledge of the intelligent behavior. We explored the intricacies of human complexity, from the concept of Sich-Bewegen, as the proper movement of each individual who acts and thinks in a dialogical way with the world, leading to the emergence of autonomous, creative and intelligent behaviors, which are being transformed as the world imposes obstacles on them. We consider that, in this sense, the speech of each individual will be considered as an instrument of reflexivity.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-11-26T23:04:52Z
2021-11-26T23:04:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. A relação com o saber e a corporeidade em movimento: aproximações com o comportamento inteligente na educação física escolar. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 125-136, 2019.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62545
identifier_str_mv VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. A relação com o saber e a corporeidade em movimento: aproximações com o comportamento inteligente na educação física escolar. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 125-136, 2019.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação
publisher.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935819019911168