LETRAMENTO VISUAL E LEITURA DE ILUSTRAÇÃO: MOVIMENTOS DE UM LEITOR EM FORMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Claudia Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83232
Resumo: Este trabalho pretende contribuir para o debate acerca do multiletramento, investigando o papel da ilustração na compreensão do texto pela criança. Fundamenta-se, além dos estudos do Rojo (2004; 2012), na teoria da aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1982) entre outros estudos de leitura e letramento no Brasil. Os resultados encontrados mostraram que a ilustração exerce, inicialmente, papel essencial à compreensão leitora da criança e, gradativamente, torna-se cada vez mais acessória, enquanto a informação impressa ganha relevância. Para maior amplitude da compreensão do processamento visual nas crianças, é necessário investir-se em trabalhos cujos textos lidos tenham diferentes níveis de relevância da imagem. Propõem-se também sugestões para o trabalho com o letramento visual na escola, contribuindo para a formação multiletrada da criança.
id UFRGS-12_8e908a425b9b3df9019ae14c55753be8
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/83232
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling LETRAMENTO VISUAL E LEITURA DE ILUSTRAÇÃO: MOVIMENTOS DE UM LEITOR EM FORMAÇÃOLetramento visualAlfabetizaçãoIlustraçãoMultiletramentoEste trabalho pretende contribuir para o debate acerca do multiletramento, investigando o papel da ilustração na compreensão do texto pela criança. Fundamenta-se, além dos estudos do Rojo (2004; 2012), na teoria da aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1982) entre outros estudos de leitura e letramento no Brasil. Os resultados encontrados mostraram que a ilustração exerce, inicialmente, papel essencial à compreensão leitora da criança e, gradativamente, torna-se cada vez mais acessória, enquanto a informação impressa ganha relevância. Para maior amplitude da compreensão do processamento visual nas crianças, é necessário investir-se em trabalhos cujos textos lidos tenham diferentes níveis de relevância da imagem. Propõem-se também sugestões para o trabalho com o letramento visual na escola, contribuindo para a formação multiletrada da criança.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2018-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/8323210.22456/2236-6385.83232Cadernos do IL; n. 56 (2018); 176-1962236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83232/50784Copyright (c) 2018 Cadernos do ILinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Claudia Martins2019-06-23T03:15:01Zoai:seer.ufrgs.br:article/83232Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2019-06-23T03:15:01Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv LETRAMENTO VISUAL E LEITURA DE ILUSTRAÇÃO: MOVIMENTOS DE UM LEITOR EM FORMAÇÃO
title LETRAMENTO VISUAL E LEITURA DE ILUSTRAÇÃO: MOVIMENTOS DE UM LEITOR EM FORMAÇÃO
spellingShingle LETRAMENTO VISUAL E LEITURA DE ILUSTRAÇÃO: MOVIMENTOS DE UM LEITOR EM FORMAÇÃO
Moreira, Claudia Martins
Letramento visual
Alfabetização
Ilustração
Multiletramento
title_short LETRAMENTO VISUAL E LEITURA DE ILUSTRAÇÃO: MOVIMENTOS DE UM LEITOR EM FORMAÇÃO
title_full LETRAMENTO VISUAL E LEITURA DE ILUSTRAÇÃO: MOVIMENTOS DE UM LEITOR EM FORMAÇÃO
title_fullStr LETRAMENTO VISUAL E LEITURA DE ILUSTRAÇÃO: MOVIMENTOS DE UM LEITOR EM FORMAÇÃO
title_full_unstemmed LETRAMENTO VISUAL E LEITURA DE ILUSTRAÇÃO: MOVIMENTOS DE UM LEITOR EM FORMAÇÃO
title_sort LETRAMENTO VISUAL E LEITURA DE ILUSTRAÇÃO: MOVIMENTOS DE UM LEITOR EM FORMAÇÃO
author Moreira, Claudia Martins
author_facet Moreira, Claudia Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Claudia Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento visual
Alfabetização
Ilustração
Multiletramento
topic Letramento visual
Alfabetização
Ilustração
Multiletramento
description Este trabalho pretende contribuir para o debate acerca do multiletramento, investigando o papel da ilustração na compreensão do texto pela criança. Fundamenta-se, além dos estudos do Rojo (2004; 2012), na teoria da aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1982) entre outros estudos de leitura e letramento no Brasil. Os resultados encontrados mostraram que a ilustração exerce, inicialmente, papel essencial à compreensão leitora da criança e, gradativamente, torna-se cada vez mais acessória, enquanto a informação impressa ganha relevância. Para maior amplitude da compreensão do processamento visual nas crianças, é necessário investir-se em trabalhos cujos textos lidos tenham diferentes níveis de relevância da imagem. Propõem-se também sugestões para o trabalho com o letramento visual na escola, contribuindo para a formação multiletrada da criança.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83232
10.22456/2236-6385.83232
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83232
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.83232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83232/50784
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos do IL
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos do IL
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 56 (2018); 176-196
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766224268165120