LETRAMENTO VISUAL E LEITURA DE ILUSTRAÇÃO: MOVIMENTOS DE UM LEITOR EM FORMAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83232 |
Resumo: | Este trabalho pretende contribuir para o debate acerca do multiletramento, investigando o papel da ilustração na compreensão do texto pela criança. Fundamenta-se, além dos estudos do Rojo (2004; 2012), na teoria da aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1982) entre outros estudos de leitura e letramento no Brasil. Os resultados encontrados mostraram que a ilustração exerce, inicialmente, papel essencial à compreensão leitora da criança e, gradativamente, torna-se cada vez mais acessória, enquanto a informação impressa ganha relevância. Para maior amplitude da compreensão do processamento visual nas crianças, é necessário investir-se em trabalhos cujos textos lidos tenham diferentes níveis de relevância da imagem. Propõem-se também sugestões para o trabalho com o letramento visual na escola, contribuindo para a formação multiletrada da criança. |
id |
UFRGS-12_8e908a425b9b3df9019ae14c55753be8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/83232 |
network_acronym_str |
UFRGS-12 |
network_name_str |
Cadernos do IL (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LETRAMENTO VISUAL E LEITURA DE ILUSTRAÇÃO: MOVIMENTOS DE UM LEITOR EM FORMAÇÃOLetramento visualAlfabetizaçãoIlustraçãoMultiletramentoEste trabalho pretende contribuir para o debate acerca do multiletramento, investigando o papel da ilustração na compreensão do texto pela criança. Fundamenta-se, além dos estudos do Rojo (2004; 2012), na teoria da aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1982) entre outros estudos de leitura e letramento no Brasil. Os resultados encontrados mostraram que a ilustração exerce, inicialmente, papel essencial à compreensão leitora da criança e, gradativamente, torna-se cada vez mais acessória, enquanto a informação impressa ganha relevância. Para maior amplitude da compreensão do processamento visual nas crianças, é necessário investir-se em trabalhos cujos textos lidos tenham diferentes níveis de relevância da imagem. Propõem-se também sugestões para o trabalho com o letramento visual na escola, contribuindo para a formação multiletrada da criança.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2018-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/8323210.22456/2236-6385.83232Cadernos do IL; n. 56 (2018); 176-1962236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83232/50784Copyright (c) 2018 Cadernos do ILinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Claudia Martins2019-06-23T03:15:01Zoai:seer.ufrgs.br:article/83232Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2019-06-23T03:15:01Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LETRAMENTO VISUAL E LEITURA DE ILUSTRAÇÃO: MOVIMENTOS DE UM LEITOR EM FORMAÇÃO |
title |
LETRAMENTO VISUAL E LEITURA DE ILUSTRAÇÃO: MOVIMENTOS DE UM LEITOR EM FORMAÇÃO |
spellingShingle |
LETRAMENTO VISUAL E LEITURA DE ILUSTRAÇÃO: MOVIMENTOS DE UM LEITOR EM FORMAÇÃO Moreira, Claudia Martins Letramento visual Alfabetização Ilustração Multiletramento |
title_short |
LETRAMENTO VISUAL E LEITURA DE ILUSTRAÇÃO: MOVIMENTOS DE UM LEITOR EM FORMAÇÃO |
title_full |
LETRAMENTO VISUAL E LEITURA DE ILUSTRAÇÃO: MOVIMENTOS DE UM LEITOR EM FORMAÇÃO |
title_fullStr |
LETRAMENTO VISUAL E LEITURA DE ILUSTRAÇÃO: MOVIMENTOS DE UM LEITOR EM FORMAÇÃO |
title_full_unstemmed |
LETRAMENTO VISUAL E LEITURA DE ILUSTRAÇÃO: MOVIMENTOS DE UM LEITOR EM FORMAÇÃO |
title_sort |
LETRAMENTO VISUAL E LEITURA DE ILUSTRAÇÃO: MOVIMENTOS DE UM LEITOR EM FORMAÇÃO |
author |
Moreira, Claudia Martins |
author_facet |
Moreira, Claudia Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Claudia Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento visual Alfabetização Ilustração Multiletramento |
topic |
Letramento visual Alfabetização Ilustração Multiletramento |
description |
Este trabalho pretende contribuir para o debate acerca do multiletramento, investigando o papel da ilustração na compreensão do texto pela criança. Fundamenta-se, além dos estudos do Rojo (2004; 2012), na teoria da aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1982) entre outros estudos de leitura e letramento no Brasil. Os resultados encontrados mostraram que a ilustração exerce, inicialmente, papel essencial à compreensão leitora da criança e, gradativamente, torna-se cada vez mais acessória, enquanto a informação impressa ganha relevância. Para maior amplitude da compreensão do processamento visual nas crianças, é necessário investir-se em trabalhos cujos textos lidos tenham diferentes níveis de relevância da imagem. Propõem-se também sugestões para o trabalho com o letramento visual na escola, contribuindo para a formação multiletrada da criança. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83232 10.22456/2236-6385.83232 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83232 |
identifier_str_mv |
10.22456/2236-6385.83232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83232/50784 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Cadernos do IL info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Cadernos do IL |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do IL; n. 56 (2018); 176-196 2236-6385 reponame:Cadernos do IL (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Cadernos do IL (Online) |
collection |
Cadernos do IL (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br |
_version_ |
1799766224268165120 |