A gestão das escolas do Ceará: paradoxo entre gestão democrática e o circuito de gestão orientada por resultados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39281 |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo investigar o paradoxo que se estabelece entre gestão democrática e o circuito de gestão orientada por resultados, tendo como mote o Estado do Ceará. Neste prisma, discute sobre os limites e possibilidades da gestão democrática da escola pública no modo de produção capitalista. Analisa categorias como: administração empresarial, democracia, gestão e gestão democrática. Parte do pressuposto que a gestão democrática se faz um importante e decisivo instrumento na tomada de decisões político-pedagógicas e, portanto, poderia representar um contraponto diante dos modelos que estão postos. Busca, ainda, analisar como a gestão da escola pública está entrelaçada e dependente do modelo administrativo capitalista. Metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental fundamentada em autores clássicos e contemporâneos. Os resultados obtidos indicam que o Circuito de Gestão implantado no Ceará longe de atender às prerrogativas de uma gestão democrática atende aos princípios de uma gestão empresarial fundamentada em resultados. |
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