#Respeitaasminas: uma análise da campanha do Sport Club Corinthians paulista a partir da percepção das torcedoras de arquibancada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Séfora Lavor
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71474
Resumo: Esta pesquisa tem por finalidade analisar os desdobramentos e efeitos sociais da campanha #RespeitaAsMinas na torcida do Corinthians. Para isso, o presente trabalho perpassa por contextos históricos da relação do indivíduo com o futebol, tendo como base principal os estudos de DaMatta (1982), aprofundando-se nesta conexão a partir do Corinthians e sua forte identificação com a torcida que se apresenta principalmente na obra de Goulart (2010) e Diaféria (1992), para chegarmos ao cerne deste objeto que é o espaço da mulher no futebol e no Corinthians, tendo como autora base Goellner (2018). Foi feito ainda um panorama geral sobre como se comporta o marketing esportivo e o marketing de causa praticados pelo Corinthians, pautados nos estudos de Azevedo (2021) e Silva e Las Casas (2018). Outros autores também foram utilizados para complementar o embasamento teórico. Por fim, para chegar aos resultados desta pesquisa, foram entrevistadas quatro torcedoras de arquibancada para a compreensão de percepções e pontos de vista de como a campanha reverbera em suas vivências de estádio e na sua relação com a torcida. A pesquisa executada foi de abordagem qualitativa, com a realização de uma análise inspirada na análise do discurso proposta por Orlandi (2005). Os resultados encontrados foram topificados em quatro fatores que mais se destacaram entre as torcedoras: a relevância do clube desenvolver campanhas voltadas para esta temática, a #RespeitaAsMinas como um diferencial do Corinthians frente a outros times, um sentimento de que o clube precisa ir além do que já foi feito e que a chave para representatividade envolve abrir espaços, dar voz às torcedoras e desenvolver um trabalho de educação com o seu torcedor, indo pois além das ações de publicidade
id UFC-7_923e969d3f414b7f1121aedce552c18b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/71474
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling #Respeitaasminas: uma análise da campanha do Sport Club Corinthians paulista a partir da percepção das torcedoras de arquibancadaFutebol femininoTorcedorasCorinthiansMarketing EsportivoEsta pesquisa tem por finalidade analisar os desdobramentos e efeitos sociais da campanha #RespeitaAsMinas na torcida do Corinthians. Para isso, o presente trabalho perpassa por contextos históricos da relação do indivíduo com o futebol, tendo como base principal os estudos de DaMatta (1982), aprofundando-se nesta conexão a partir do Corinthians e sua forte identificação com a torcida que se apresenta principalmente na obra de Goulart (2010) e Diaféria (1992), para chegarmos ao cerne deste objeto que é o espaço da mulher no futebol e no Corinthians, tendo como autora base Goellner (2018). Foi feito ainda um panorama geral sobre como se comporta o marketing esportivo e o marketing de causa praticados pelo Corinthians, pautados nos estudos de Azevedo (2021) e Silva e Las Casas (2018). Outros autores também foram utilizados para complementar o embasamento teórico. Por fim, para chegar aos resultados desta pesquisa, foram entrevistadas quatro torcedoras de arquibancada para a compreensão de percepções e pontos de vista de como a campanha reverbera em suas vivências de estádio e na sua relação com a torcida. A pesquisa executada foi de abordagem qualitativa, com a realização de uma análise inspirada na análise do discurso proposta por Orlandi (2005). Os resultados encontrados foram topificados em quatro fatores que mais se destacaram entre as torcedoras: a relevância do clube desenvolver campanhas voltadas para esta temática, a #RespeitaAsMinas como um diferencial do Corinthians frente a outros times, um sentimento de que o clube precisa ir além do que já foi feito e que a chave para representatividade envolve abrir espaços, dar voz às torcedoras e desenvolver um trabalho de educação com o seu torcedor, indo pois além das ações de publicidadeBezerra, Glícia Maria PontesPires, Séfora Lavor2023-03-28T13:31:49Z2023-03-28T13:31:49Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPIRES, Séfora Lavor. #Respeitaasminas: uma análise da campanha do Sport Club Corinthians paulista a partir da percepção das torcedoras de arquibancada. 2022. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71474porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-28T13:38:34Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/71474Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:50:40.310830Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv #Respeitaasminas: uma análise da campanha do Sport Club Corinthians paulista a partir da percepção das torcedoras de arquibancada
title #Respeitaasminas: uma análise da campanha do Sport Club Corinthians paulista a partir da percepção das torcedoras de arquibancada
spellingShingle #Respeitaasminas: uma análise da campanha do Sport Club Corinthians paulista a partir da percepção das torcedoras de arquibancada
Pires, Séfora Lavor
Futebol feminino
Torcedoras
Corinthians
Marketing Esportivo
title_short #Respeitaasminas: uma análise da campanha do Sport Club Corinthians paulista a partir da percepção das torcedoras de arquibancada
title_full #Respeitaasminas: uma análise da campanha do Sport Club Corinthians paulista a partir da percepção das torcedoras de arquibancada
title_fullStr #Respeitaasminas: uma análise da campanha do Sport Club Corinthians paulista a partir da percepção das torcedoras de arquibancada
title_full_unstemmed #Respeitaasminas: uma análise da campanha do Sport Club Corinthians paulista a partir da percepção das torcedoras de arquibancada
title_sort #Respeitaasminas: uma análise da campanha do Sport Club Corinthians paulista a partir da percepção das torcedoras de arquibancada
author Pires, Séfora Lavor
author_facet Pires, Séfora Lavor
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bezerra, Glícia Maria Pontes
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Séfora Lavor
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol feminino
Torcedoras
Corinthians
Marketing Esportivo
topic Futebol feminino
Torcedoras
Corinthians
Marketing Esportivo
description Esta pesquisa tem por finalidade analisar os desdobramentos e efeitos sociais da campanha #RespeitaAsMinas na torcida do Corinthians. Para isso, o presente trabalho perpassa por contextos históricos da relação do indivíduo com o futebol, tendo como base principal os estudos de DaMatta (1982), aprofundando-se nesta conexão a partir do Corinthians e sua forte identificação com a torcida que se apresenta principalmente na obra de Goulart (2010) e Diaféria (1992), para chegarmos ao cerne deste objeto que é o espaço da mulher no futebol e no Corinthians, tendo como autora base Goellner (2018). Foi feito ainda um panorama geral sobre como se comporta o marketing esportivo e o marketing de causa praticados pelo Corinthians, pautados nos estudos de Azevedo (2021) e Silva e Las Casas (2018). Outros autores também foram utilizados para complementar o embasamento teórico. Por fim, para chegar aos resultados desta pesquisa, foram entrevistadas quatro torcedoras de arquibancada para a compreensão de percepções e pontos de vista de como a campanha reverbera em suas vivências de estádio e na sua relação com a torcida. A pesquisa executada foi de abordagem qualitativa, com a realização de uma análise inspirada na análise do discurso proposta por Orlandi (2005). Os resultados encontrados foram topificados em quatro fatores que mais se destacaram entre as torcedoras: a relevância do clube desenvolver campanhas voltadas para esta temática, a #RespeitaAsMinas como um diferencial do Corinthians frente a outros times, um sentimento de que o clube precisa ir além do que já foi feito e que a chave para representatividade envolve abrir espaços, dar voz às torcedoras e desenvolver um trabalho de educação com o seu torcedor, indo pois além das ações de publicidade
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-03-28T13:31:49Z
2023-03-28T13:31:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIRES, Séfora Lavor. #Respeitaasminas: uma análise da campanha do Sport Club Corinthians paulista a partir da percepção das torcedoras de arquibancada. 2022. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71474
identifier_str_mv PIRES, Séfora Lavor. #Respeitaasminas: uma análise da campanha do Sport Club Corinthians paulista a partir da percepção das torcedoras de arquibancada. 2022. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028968139325440