A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Núbia Maria Silva de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11037
Resumo: Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
id UFOP_cdac9b28e4b1464bde146eae8a6375a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/11037
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor.Planejamento estratégicoMarketing esportivoRedes sociaisSport Club Corinthians PaulistaDissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.O presente estudo visa identificar e analisar as estratégias do Sport Club Corinthians Paulista para despertar o engajamento do torcedor corinthiano. Para tal, primeiramente, é traçado um histórico do futebol, desde os primórdios deste esporte, abordando a sua chegada ao Brasil e a história do Corinthians. Destaca-se ainda a transformação do futebol em negócio lucrativo e espetáculo midiático. Em seguida discute-se os conceitos de marketing, marketing esportivo, marketing digital, cibertorcedor e ciberarquibancadas. Posteriormente, aborda-se o surgimento de um novo consumidor e a definição do constructo engajamento. Metodologicamente, o estudo tem por base a pesquisa bibliográfica, a análise de conteúdo e coleta automatizada de dados, além de entrevistas, realizadas com Gabriel Nicolatti, coordenador de conteúdo da equipe de comunicação; Fernanda Lourenço, gerente de atendimento do Departamento de Marketing; e Vinícius Alves, assessor de imprensa do Departamento Cultural do clube; e da observação não-participante, feita junto ao Departamento de Comunicação na sede do clube paulista. Ao final realiza-se uma análise das redes sociais, Facebook, Twitter e YouTube, e das ações desenvolvidas off-line pelo Corinthians, a Visita Monitorada ao Parque São Jorge, ao Memorial do clube e o Tour da Arena Corinthians. Conclui-se que o Corinthians cria uma atmosfera que propicia o engajamento do seu torcedor, aumentando os pontos de contato e conexão com o mesmo, e produzindo significados para motivar e gerar interesse.The present study aims to identify and analyze the strategies of the Sport Club Corinthians Paulista to arouse the engagement of the Corinthians fans. For this, first, is traced a history of football, from the beginnings of this sport, addressing his arrival in Brazil and the history of Corinthians. It also highlights the transformation of football into a profitable business and media spectacle. Next, we discuss the concepts of marketing, sports marketing, digital marketing, cibertorcedor and ciberarquibancadas. Posteriorly, it addresses the emergence of a new consumer and the definition of the construct engagement. Methodologically, the study is based on bibliographic research, content analysis and automated data collection, as well as interviews with Gabriel Nicolatti, content coordinator of the communication team; Fernanda Lourenço, service manager of the Marketing Department; and Vinícius Alves, press officer of the Cultural Department of the club; and non-participant observation, made with the Communication Department at the club's headquarters in São Paulo. At the end, it is made an analysis of the social networks, Facebook, Twitter and YouTube, and of the actions developed offline by Corinthians, the Monitored Tour of the Parque São Jorge, the Club Memorial and the Corinthians Arena Tour. It is concluded that Corinthians creates an atmosphere that fosters the engagement of its fan, increasing points of contact and connection with it, and producing meanings to motivate and generate interest.Martins, Nair Prata MoreiraMartins, Nair Prata MoreiraSoares, Rafael FortesSouza, Marcelo Freire Pereira deAzevedo, Núbia Maria Silva de2019-04-16T16:19:39Z2019-04-16T16:19:39Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAZEVEDO, Núbia Maria Silva de. A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor. 2018. 73 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11037Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/04/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-04-16T16:19:39Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11037Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-04-16T16:19:39Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor.
title A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor.
spellingShingle A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor.
Azevedo, Núbia Maria Silva de
Planejamento estratégico
Marketing esportivo
Redes sociais
Sport Club Corinthians Paulista
title_short A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor.
title_full A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor.
title_fullStr A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor.
title_full_unstemmed A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor.
title_sort A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor.
author Azevedo, Núbia Maria Silva de
author_facet Azevedo, Núbia Maria Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Nair Prata Moreira
Martins, Nair Prata Moreira
Soares, Rafael Fortes
Souza, Marcelo Freire Pereira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Núbia Maria Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Marketing esportivo
Redes sociais
Sport Club Corinthians Paulista
topic Planejamento estratégico
Marketing esportivo
Redes sociais
Sport Club Corinthians Paulista
description Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-16T16:19:39Z
2019-04-16T16:19:39Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AZEVEDO, Núbia Maria Silva de. A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor. 2018. 73 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11037
identifier_str_mv AZEVEDO, Núbia Maria Silva de. A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor. 2018. 73 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002833789714432