A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11037 |
Resumo: | Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018. |
id |
UFOP_cdac9b28e4b1464bde146eae8a6375a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/11037 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor.Planejamento estratégicoMarketing esportivoRedes sociaisSport Club Corinthians PaulistaDissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.O presente estudo visa identificar e analisar as estratégias do Sport Club Corinthians Paulista para despertar o engajamento do torcedor corinthiano. Para tal, primeiramente, é traçado um histórico do futebol, desde os primórdios deste esporte, abordando a sua chegada ao Brasil e a história do Corinthians. Destaca-se ainda a transformação do futebol em negócio lucrativo e espetáculo midiático. Em seguida discute-se os conceitos de marketing, marketing esportivo, marketing digital, cibertorcedor e ciberarquibancadas. Posteriormente, aborda-se o surgimento de um novo consumidor e a definição do constructo engajamento. Metodologicamente, o estudo tem por base a pesquisa bibliográfica, a análise de conteúdo e coleta automatizada de dados, além de entrevistas, realizadas com Gabriel Nicolatti, coordenador de conteúdo da equipe de comunicação; Fernanda Lourenço, gerente de atendimento do Departamento de Marketing; e Vinícius Alves, assessor de imprensa do Departamento Cultural do clube; e da observação não-participante, feita junto ao Departamento de Comunicação na sede do clube paulista. Ao final realiza-se uma análise das redes sociais, Facebook, Twitter e YouTube, e das ações desenvolvidas off-line pelo Corinthians, a Visita Monitorada ao Parque São Jorge, ao Memorial do clube e o Tour da Arena Corinthians. Conclui-se que o Corinthians cria uma atmosfera que propicia o engajamento do seu torcedor, aumentando os pontos de contato e conexão com o mesmo, e produzindo significados para motivar e gerar interesse.The present study aims to identify and analyze the strategies of the Sport Club Corinthians Paulista to arouse the engagement of the Corinthians fans. For this, first, is traced a history of football, from the beginnings of this sport, addressing his arrival in Brazil and the history of Corinthians. It also highlights the transformation of football into a profitable business and media spectacle. Next, we discuss the concepts of marketing, sports marketing, digital marketing, cibertorcedor and ciberarquibancadas. Posteriorly, it addresses the emergence of a new consumer and the definition of the construct engagement. Methodologically, the study is based on bibliographic research, content analysis and automated data collection, as well as interviews with Gabriel Nicolatti, content coordinator of the communication team; Fernanda Lourenço, service manager of the Marketing Department; and Vinícius Alves, press officer of the Cultural Department of the club; and non-participant observation, made with the Communication Department at the club's headquarters in São Paulo. At the end, it is made an analysis of the social networks, Facebook, Twitter and YouTube, and of the actions developed offline by Corinthians, the Monitored Tour of the Parque São Jorge, the Club Memorial and the Corinthians Arena Tour. It is concluded that Corinthians creates an atmosphere that fosters the engagement of its fan, increasing points of contact and connection with it, and producing meanings to motivate and generate interest.Martins, Nair Prata MoreiraMartins, Nair Prata MoreiraSoares, Rafael FortesSouza, Marcelo Freire Pereira deAzevedo, Núbia Maria Silva de2019-04-16T16:19:39Z2019-04-16T16:19:39Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAZEVEDO, Núbia Maria Silva de. A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor. 2018. 73 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11037Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/04/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-04-16T16:19:39Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11037Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-04-16T16:19:39Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor. |
title |
A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor. |
spellingShingle |
A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor. Azevedo, Núbia Maria Silva de Planejamento estratégico Marketing esportivo Redes sociais Sport Club Corinthians Paulista |
title_short |
A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor. |
title_full |
A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor. |
title_fullStr |
A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor. |
title_full_unstemmed |
A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor. |
title_sort |
A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor. |
author |
Azevedo, Núbia Maria Silva de |
author_facet |
Azevedo, Núbia Maria Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Nair Prata Moreira Martins, Nair Prata Moreira Soares, Rafael Fortes Souza, Marcelo Freire Pereira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Núbia Maria Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento estratégico Marketing esportivo Redes sociais Sport Club Corinthians Paulista |
topic |
Planejamento estratégico Marketing esportivo Redes sociais Sport Club Corinthians Paulista |
description |
Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-16T16:19:39Z 2019-04-16T16:19:39Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AZEVEDO, Núbia Maria Silva de. A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor. 2018. 73 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018. http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11037 |
identifier_str_mv |
AZEVEDO, Núbia Maria Silva de. A tática do jogo é o engajamento : estratégias do Sport Club Corinthians Paulista no relacionamento com seu torcedor. 2018. 73 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018. |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002833789714432 |