As contribuições da Teoria de Piaget para a numeralização infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47552 |
Resumo: | Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, cujo objetivo é fazer uma discussão acerca das contribuições da teoria de Piaget para a numeralização infantil. Trata-se de um aprofundamento sobre a teoria piagetiana referente ao desenvolvimento do conhecimento infantil, mais especificamente sobre o desenvolvimento do raciocínio para a aprendizagem da Matemática. A produção deste trabalho contribuiu para o nosso aperfeiçoamento sobre alguns aspectos da epistemologia de Piaget, pois ajuda a compreender o processo de aquisição do conhecimento e contribui para a organização do ensino de Matemática, mesmo não contendo orientações didáticas. O estudo suscitou a necessidade de se trabalhar essa abordagem teórica com professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, para que estes possam conduzir melhor o processo de numeralização das crianças e estas passem a conviver melhor com a Matemática, na escola e em outras práticas sociais |
id |
UFC-7_92989d813976ceea45c5a041c3f7b024 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47552 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
As contribuições da Teoria de Piaget para a numeralização infantilPiaget, Jean, 1896-1980Desenvolvimento InfantilEnsinoEste trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, cujo objetivo é fazer uma discussão acerca das contribuições da teoria de Piaget para a numeralização infantil. Trata-se de um aprofundamento sobre a teoria piagetiana referente ao desenvolvimento do conhecimento infantil, mais especificamente sobre o desenvolvimento do raciocínio para a aprendizagem da Matemática. A produção deste trabalho contribuiu para o nosso aperfeiçoamento sobre alguns aspectos da epistemologia de Piaget, pois ajuda a compreender o processo de aquisição do conhecimento e contribui para a organização do ensino de Matemática, mesmo não contendo orientações didáticas. O estudo suscitou a necessidade de se trabalhar essa abordagem teórica com professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, para que estes possam conduzir melhor o processo de numeralização das crianças e estas passem a conviver melhor com a Matemática, na escola e em outras práticas sociaisSBEM2019-11-08T12:16:41Z2019-11-08T12:16:41Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; LIMA FILHO, Cícero Bandeira; SOUSA NETO, Elieser Mateus de; SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; BORGES NETO, Hermínio; EUGÊNIO, Kílvia Soares de Oliveira. As contribuições da Teoria de Piaget para a numeralização infantil. In: ENCONTRO NACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 18-21 jul. 2013, Curitiba (PR). Anais... Curitiba (PR): SBEM, 2013.2178-034Xhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47552Fontenele, Francisca Cláudia FernandesLima Filho, Cícero BandeiraSousa Neto, Elieser Mateus deSousa, Francisco Edisom Eugenio deBorges Neto, HermínioEugênio, Kílvia Soares de Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T21:27:03Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47552Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:02:54.120812Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições da Teoria de Piaget para a numeralização infantil |
title |
As contribuições da Teoria de Piaget para a numeralização infantil |
spellingShingle |
As contribuições da Teoria de Piaget para a numeralização infantil Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes Piaget, Jean, 1896-1980 Desenvolvimento Infantil Ensino |
title_short |
As contribuições da Teoria de Piaget para a numeralização infantil |
title_full |
As contribuições da Teoria de Piaget para a numeralização infantil |
title_fullStr |
As contribuições da Teoria de Piaget para a numeralização infantil |
title_full_unstemmed |
As contribuições da Teoria de Piaget para a numeralização infantil |
title_sort |
As contribuições da Teoria de Piaget para a numeralização infantil |
author |
Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes |
author_facet |
Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes Lima Filho, Cícero Bandeira Sousa Neto, Elieser Mateus de Sousa, Francisco Edisom Eugenio de Borges Neto, Hermínio Eugênio, Kílvia Soares de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Lima Filho, Cícero Bandeira Sousa Neto, Elieser Mateus de Sousa, Francisco Edisom Eugenio de Borges Neto, Hermínio Eugênio, Kílvia Soares de Oliveira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes Lima Filho, Cícero Bandeira Sousa Neto, Elieser Mateus de Sousa, Francisco Edisom Eugenio de Borges Neto, Hermínio Eugênio, Kílvia Soares de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Piaget, Jean, 1896-1980 Desenvolvimento Infantil Ensino |
topic |
Piaget, Jean, 1896-1980 Desenvolvimento Infantil Ensino |
description |
Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, cujo objetivo é fazer uma discussão acerca das contribuições da teoria de Piaget para a numeralização infantil. Trata-se de um aprofundamento sobre a teoria piagetiana referente ao desenvolvimento do conhecimento infantil, mais especificamente sobre o desenvolvimento do raciocínio para a aprendizagem da Matemática. A produção deste trabalho contribuiu para o nosso aperfeiçoamento sobre alguns aspectos da epistemologia de Piaget, pois ajuda a compreender o processo de aquisição do conhecimento e contribui para a organização do ensino de Matemática, mesmo não contendo orientações didáticas. O estudo suscitou a necessidade de se trabalhar essa abordagem teórica com professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, para que estes possam conduzir melhor o processo de numeralização das crianças e estas passem a conviver melhor com a Matemática, na escola e em outras práticas sociais |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-11-08T12:16:41Z 2019-11-08T12:16:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; LIMA FILHO, Cícero Bandeira; SOUSA NETO, Elieser Mateus de; SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; BORGES NETO, Hermínio; EUGÊNIO, Kílvia Soares de Oliveira. As contribuições da Teoria de Piaget para a numeralização infantil. In: ENCONTRO NACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 18-21 jul. 2013, Curitiba (PR). Anais... Curitiba (PR): SBEM, 2013. 2178-034X http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47552 |
identifier_str_mv |
FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; LIMA FILHO, Cícero Bandeira; SOUSA NETO, Elieser Mateus de; SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; BORGES NETO, Hermínio; EUGÊNIO, Kílvia Soares de Oliveira. As contribuições da Teoria de Piaget para a numeralização infantil. In: ENCONTRO NACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 18-21 jul. 2013, Curitiba (PR). Anais... Curitiba (PR): SBEM, 2013. 2178-034X |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SBEM |
publisher.none.fl_str_mv |
SBEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029045851389952 |