As contribuições da Teoria de Piaget para a numeralização infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lima Filho, Cícero Bandeira, Sousa Neto, Elieser Mateus de, Sousa, Francisco Edisom Eugenio de, Borges Neto, Hermínio, Eugênio, Kílvia Soares de Oliveira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47552
Resumo: Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, cujo objetivo é fazer uma discussão acerca das contribuições da teoria de Piaget para a numeralização infantil. Trata-se de um aprofundamento sobre a teoria piagetiana referente ao desenvolvimento do conhecimento infantil, mais especificamente sobre o desenvolvimento do raciocínio para a aprendizagem da Matemática. A produção deste trabalho contribuiu para o nosso aperfeiçoamento sobre alguns aspectos da epistemologia de Piaget, pois ajuda a compreender o processo de aquisição do conhecimento e contribui para a organização do ensino de Matemática, mesmo não contendo orientações didáticas. O estudo suscitou a necessidade de se trabalhar essa abordagem teórica com professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, para que estes possam conduzir melhor o processo de numeralização das crianças e estas passem a conviver melhor com a Matemática, na escola e em outras práticas sociais
id UFC-7_92989d813976ceea45c5a041c3f7b024
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47552
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling As contribuições da Teoria de Piaget para a numeralização infantilPiaget, Jean, 1896-1980Desenvolvimento InfantilEnsinoEste trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, cujo objetivo é fazer uma discussão acerca das contribuições da teoria de Piaget para a numeralização infantil. Trata-se de um aprofundamento sobre a teoria piagetiana referente ao desenvolvimento do conhecimento infantil, mais especificamente sobre o desenvolvimento do raciocínio para a aprendizagem da Matemática. A produção deste trabalho contribuiu para o nosso aperfeiçoamento sobre alguns aspectos da epistemologia de Piaget, pois ajuda a compreender o processo de aquisição do conhecimento e contribui para a organização do ensino de Matemática, mesmo não contendo orientações didáticas. O estudo suscitou a necessidade de se trabalhar essa abordagem teórica com professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, para que estes possam conduzir melhor o processo de numeralização das crianças e estas passem a conviver melhor com a Matemática, na escola e em outras práticas sociaisSBEM2019-11-08T12:16:41Z2019-11-08T12:16:41Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; LIMA FILHO, Cícero Bandeira; SOUSA NETO, Elieser Mateus de; SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; BORGES NETO, Hermínio; EUGÊNIO, Kílvia Soares de Oliveira. As contribuições da Teoria de Piaget para a numeralização infantil. In: ENCONTRO NACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 18-21 jul. 2013, Curitiba (PR). Anais... Curitiba (PR): SBEM, 2013.2178-034Xhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47552Fontenele, Francisca Cláudia FernandesLima Filho, Cícero BandeiraSousa Neto, Elieser Mateus deSousa, Francisco Edisom Eugenio deBorges Neto, HermínioEugênio, Kílvia Soares de Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T21:27:03Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47552Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:02:54.120812Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições da Teoria de Piaget para a numeralização infantil
title As contribuições da Teoria de Piaget para a numeralização infantil
spellingShingle As contribuições da Teoria de Piaget para a numeralização infantil
Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes
Piaget, Jean, 1896-1980
Desenvolvimento Infantil
Ensino
title_short As contribuições da Teoria de Piaget para a numeralização infantil
title_full As contribuições da Teoria de Piaget para a numeralização infantil
title_fullStr As contribuições da Teoria de Piaget para a numeralização infantil
title_full_unstemmed As contribuições da Teoria de Piaget para a numeralização infantil
title_sort As contribuições da Teoria de Piaget para a numeralização infantil
author Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes
author_facet Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes
Lima Filho, Cícero Bandeira
Sousa Neto, Elieser Mateus de
Sousa, Francisco Edisom Eugenio de
Borges Neto, Hermínio
Eugênio, Kílvia Soares de Oliveira
author_role author
author2 Lima Filho, Cícero Bandeira
Sousa Neto, Elieser Mateus de
Sousa, Francisco Edisom Eugenio de
Borges Neto, Hermínio
Eugênio, Kílvia Soares de Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontenele, Francisca Cláudia Fernandes
Lima Filho, Cícero Bandeira
Sousa Neto, Elieser Mateus de
Sousa, Francisco Edisom Eugenio de
Borges Neto, Hermínio
Eugênio, Kílvia Soares de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Piaget, Jean, 1896-1980
Desenvolvimento Infantil
Ensino
topic Piaget, Jean, 1896-1980
Desenvolvimento Infantil
Ensino
description Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, cujo objetivo é fazer uma discussão acerca das contribuições da teoria de Piaget para a numeralização infantil. Trata-se de um aprofundamento sobre a teoria piagetiana referente ao desenvolvimento do conhecimento infantil, mais especificamente sobre o desenvolvimento do raciocínio para a aprendizagem da Matemática. A produção deste trabalho contribuiu para o nosso aperfeiçoamento sobre alguns aspectos da epistemologia de Piaget, pois ajuda a compreender o processo de aquisição do conhecimento e contribui para a organização do ensino de Matemática, mesmo não contendo orientações didáticas. O estudo suscitou a necessidade de se trabalhar essa abordagem teórica com professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, para que estes possam conduzir melhor o processo de numeralização das crianças e estas passem a conviver melhor com a Matemática, na escola e em outras práticas sociais
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-11-08T12:16:41Z
2019-11-08T12:16:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; LIMA FILHO, Cícero Bandeira; SOUSA NETO, Elieser Mateus de; SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; BORGES NETO, Hermínio; EUGÊNIO, Kílvia Soares de Oliveira. As contribuições da Teoria de Piaget para a numeralização infantil. In: ENCONTRO NACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 18-21 jul. 2013, Curitiba (PR). Anais... Curitiba (PR): SBEM, 2013.
2178-034X
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47552
identifier_str_mv FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes; LIMA FILHO, Cícero Bandeira; SOUSA NETO, Elieser Mateus de; SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; BORGES NETO, Hermínio; EUGÊNIO, Kílvia Soares de Oliveira. As contribuições da Teoria de Piaget para a numeralização infantil. In: ENCONTRO NACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 18-21 jul. 2013, Curitiba (PR). Anais... Curitiba (PR): SBEM, 2013.
2178-034X
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SBEM
publisher.none.fl_str_mv SBEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029045851389952