Visitas técnicas e profissionais do mercado: uma ótica do campo publicitário acerca do desempenho acadêmico do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Adrian Felipe Meneses
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rabelo, Isadora Oliveira, Bouty, Alessandra Marinho, Sena, Cláudio Henrique Nunes, Paiva, Carlos Eduardo Bittencourt
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49285
Resumo: No campo publicitário, o mercado se apropria rapidamente das informações e das necessidades do ser humano para atrair seus diferentes públicos. Visto a necessidade de profissionais cada vez mais qualificados e com conhecimento prévio sobre os diferentes campos do saber, este artigo tem como objetivo uma análise da importância do contato do aluno de Publicidade e Propaganda - ainda no início do curso - com o mercado. Seja por meio de visitas a agências ou a empresas que lidam com publicidade/comunicação. A fim de avaliar a eficácia dessas visitas, foi aplicado aos estudantes um questionário acerca da disciplina, seus aprendizados, dificuldades e importância do conteúdo ofertado durante o semestre. As opiniões sobre as visitas e conversas com profissionais foram registradas e observadas, também, as reações e dúvidas dos alunos durante os encontros. Os resultados apontam a importância desse contato, ainda no segundo semestre do curso, para o esclarecimento das dúvidas e incertezas naturais que permeiam o aluno iniciante. Percebe-se ainda que, a cada visita técnica ou encontro, o quanto se aprimora, nos estudantes, a noção do mercado publicitário em Fortaleza. É notório como os alunos conseguem identificar com qual área têm mais afinidade, como sua bagagem de conhecimento aumenta com as trocas de conhecimento e o quanto isso os enriquecem e os norteiam no percurso acadêmico
id UFC-7_93d20759f9bacb5f2097d04ef0b47725
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/49285
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Visitas técnicas e profissionais do mercado: uma ótica do campo publicitário acerca do desempenho acadêmico do alunoEnsino - TreinamentoVisita técnicaVisita técnica - PublicidadeNo campo publicitário, o mercado se apropria rapidamente das informações e das necessidades do ser humano para atrair seus diferentes públicos. Visto a necessidade de profissionais cada vez mais qualificados e com conhecimento prévio sobre os diferentes campos do saber, este artigo tem como objetivo uma análise da importância do contato do aluno de Publicidade e Propaganda - ainda no início do curso - com o mercado. Seja por meio de visitas a agências ou a empresas que lidam com publicidade/comunicação. A fim de avaliar a eficácia dessas visitas, foi aplicado aos estudantes um questionário acerca da disciplina, seus aprendizados, dificuldades e importância do conteúdo ofertado durante o semestre. As opiniões sobre as visitas e conversas com profissionais foram registradas e observadas, também, as reações e dúvidas dos alunos durante os encontros. Os resultados apontam a importância desse contato, ainda no segundo semestre do curso, para o esclarecimento das dúvidas e incertezas naturais que permeiam o aluno iniciante. Percebe-se ainda que, a cada visita técnica ou encontro, o quanto se aprimora, nos estudantes, a noção do mercado publicitário em Fortaleza. É notório como os alunos conseguem identificar com qual área têm mais afinidade, como sua bagagem de conhecimento aumenta com as trocas de conhecimento e o quanto isso os enriquecem e os norteiam no percurso acadêmicoUNIFOR2020-01-17T12:35:40Z2020-01-17T12:35:40Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfTEIXEIRA, Adrian Felipe Meneses; RABELO, Isadora Oliveira; SENA, Cláudio Henrique Nunes; PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Visitas técnicas e profissionais do mercado: uma ótica do campo publicitário acerca do desempenho acadêmico do aluno. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, 18., 16-18 out.2018, Fortaleza(CE). Anais...Fortaleza(CE): UNIFOR. 2018.2175-5396http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49285Teixeira, Adrian Felipe MenesesRabelo, Isadora OliveiraBouty, Alessandra MarinhoSena, Cláudio Henrique NunesPaiva, Carlos Eduardo Bittencourtporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-08T15:41:32Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/49285Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:53.152205Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Visitas técnicas e profissionais do mercado: uma ótica do campo publicitário acerca do desempenho acadêmico do aluno
title Visitas técnicas e profissionais do mercado: uma ótica do campo publicitário acerca do desempenho acadêmico do aluno
spellingShingle Visitas técnicas e profissionais do mercado: uma ótica do campo publicitário acerca do desempenho acadêmico do aluno
Teixeira, Adrian Felipe Meneses
Ensino - Treinamento
Visita técnica
Visita técnica - Publicidade
title_short Visitas técnicas e profissionais do mercado: uma ótica do campo publicitário acerca do desempenho acadêmico do aluno
title_full Visitas técnicas e profissionais do mercado: uma ótica do campo publicitário acerca do desempenho acadêmico do aluno
title_fullStr Visitas técnicas e profissionais do mercado: uma ótica do campo publicitário acerca do desempenho acadêmico do aluno
title_full_unstemmed Visitas técnicas e profissionais do mercado: uma ótica do campo publicitário acerca do desempenho acadêmico do aluno
title_sort Visitas técnicas e profissionais do mercado: uma ótica do campo publicitário acerca do desempenho acadêmico do aluno
author Teixeira, Adrian Felipe Meneses
author_facet Teixeira, Adrian Felipe Meneses
Rabelo, Isadora Oliveira
Bouty, Alessandra Marinho
Sena, Cláudio Henrique Nunes
Paiva, Carlos Eduardo Bittencourt
author_role author
author2 Rabelo, Isadora Oliveira
Bouty, Alessandra Marinho
Sena, Cláudio Henrique Nunes
Paiva, Carlos Eduardo Bittencourt
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Adrian Felipe Meneses
Rabelo, Isadora Oliveira
Bouty, Alessandra Marinho
Sena, Cláudio Henrique Nunes
Paiva, Carlos Eduardo Bittencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino - Treinamento
Visita técnica
Visita técnica - Publicidade
topic Ensino - Treinamento
Visita técnica
Visita técnica - Publicidade
description No campo publicitário, o mercado se apropria rapidamente das informações e das necessidades do ser humano para atrair seus diferentes públicos. Visto a necessidade de profissionais cada vez mais qualificados e com conhecimento prévio sobre os diferentes campos do saber, este artigo tem como objetivo uma análise da importância do contato do aluno de Publicidade e Propaganda - ainda no início do curso - com o mercado. Seja por meio de visitas a agências ou a empresas que lidam com publicidade/comunicação. A fim de avaliar a eficácia dessas visitas, foi aplicado aos estudantes um questionário acerca da disciplina, seus aprendizados, dificuldades e importância do conteúdo ofertado durante o semestre. As opiniões sobre as visitas e conversas com profissionais foram registradas e observadas, também, as reações e dúvidas dos alunos durante os encontros. Os resultados apontam a importância desse contato, ainda no segundo semestre do curso, para o esclarecimento das dúvidas e incertezas naturais que permeiam o aluno iniciante. Percebe-se ainda que, a cada visita técnica ou encontro, o quanto se aprimora, nos estudantes, a noção do mercado publicitário em Fortaleza. É notório como os alunos conseguem identificar com qual área têm mais afinidade, como sua bagagem de conhecimento aumenta com as trocas de conhecimento e o quanto isso os enriquecem e os norteiam no percurso acadêmico
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-01-17T12:35:40Z
2020-01-17T12:35:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TEIXEIRA, Adrian Felipe Meneses; RABELO, Isadora Oliveira; SENA, Cláudio Henrique Nunes; PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Visitas técnicas e profissionais do mercado: uma ótica do campo publicitário acerca do desempenho acadêmico do aluno. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, 18., 16-18 out.2018, Fortaleza(CE). Anais...Fortaleza(CE): UNIFOR. 2018.
2175-5396
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49285
identifier_str_mv TEIXEIRA, Adrian Felipe Meneses; RABELO, Isadora Oliveira; SENA, Cláudio Henrique Nunes; PAIVA, Carlos Eduardo Bittencourt. Visitas técnicas e profissionais do mercado: uma ótica do campo publicitário acerca do desempenho acadêmico do aluno. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, 18., 16-18 out.2018, Fortaleza(CE). Anais...Fortaleza(CE): UNIFOR. 2018.
2175-5396
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFOR
publisher.none.fl_str_mv UNIFOR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028765645668352