Educação & gênero: questões para uma sala de aula mais participativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Juliana Maria do Nascimento
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70257
Resumo: A dificuldade do debate sobre gênero nos espaços públicos de ensino contribui para a reprodução de práticas de discriminação/desigualdade de gênero institucionalizadas. Partindo dessa questão, este trabalho buscou investigar como as relações de gênero atravessam a sala de aula, são interpretadas e trabalhadas pelas (os) docentes do ensino médio da escola pública. Na articulação dos estudos em Psicologia, Educação, estudos feministas e queer, construiu-se o embasamento teórico para a exploração e análise. A perspectiva metodológica é direcionada pela abordagem qualitativa, de caráter exploratório, conduzida pela ferramenta de Pesquisa Intervenção (PI) e oficinas. Os encontros ocorreram exclusivamente de modo virtual, nos meses de agosto e setembro de 2021. Para avaliação dos elementos identificados, foi utilizada a proposta da análise do discurso, tendo ainda o diário de campo como ferramenta de auxílio. Os resultados indicam: que ocorrem diferentes formas de violência de gênero no ambiente escolar, sem estratégias claras de enfretamento dessas questões; fragilidades de ação coletiva no contexto de pandemia de Covid-19; discursos sociais coercitivos contra docentes; confusões de entendimento e conflitos sobre a temática e formas de abordagem em sala de aula. Apontando a necessidade de maiores estudos sobre o assunto, foi produzido o curso de extensão “(Des)Aprendendo sobre Gênero: questões introdutórias para diálogos mais plurais e igualitários nos espaços educacionais” que, em conjunto com este artigo, pretendem fomentar maiores reflexões, investigações e ações coletivas sobre as relações de gênero na escola e, assim, (re) pensar políticas e processos educativos para todas pessoas que atravessam e são produzidas pelas práticas e espaços de ensino público.
id UFC-7_94c805f943d4cce9cc9c1181acd9ea40
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/70257
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Educação & gênero: questões para uma sala de aula mais participativaQuestões de gêneroGêneroEducaçãoDocênciaA dificuldade do debate sobre gênero nos espaços públicos de ensino contribui para a reprodução de práticas de discriminação/desigualdade de gênero institucionalizadas. Partindo dessa questão, este trabalho buscou investigar como as relações de gênero atravessam a sala de aula, são interpretadas e trabalhadas pelas (os) docentes do ensino médio da escola pública. Na articulação dos estudos em Psicologia, Educação, estudos feministas e queer, construiu-se o embasamento teórico para a exploração e análise. A perspectiva metodológica é direcionada pela abordagem qualitativa, de caráter exploratório, conduzida pela ferramenta de Pesquisa Intervenção (PI) e oficinas. Os encontros ocorreram exclusivamente de modo virtual, nos meses de agosto e setembro de 2021. Para avaliação dos elementos identificados, foi utilizada a proposta da análise do discurso, tendo ainda o diário de campo como ferramenta de auxílio. Os resultados indicam: que ocorrem diferentes formas de violência de gênero no ambiente escolar, sem estratégias claras de enfretamento dessas questões; fragilidades de ação coletiva no contexto de pandemia de Covid-19; discursos sociais coercitivos contra docentes; confusões de entendimento e conflitos sobre a temática e formas de abordagem em sala de aula. Apontando a necessidade de maiores estudos sobre o assunto, foi produzido o curso de extensão “(Des)Aprendendo sobre Gênero: questões introdutórias para diálogos mais plurais e igualitários nos espaços educacionais” que, em conjunto com este artigo, pretendem fomentar maiores reflexões, investigações e ações coletivas sobre as relações de gênero na escola e, assim, (re) pensar políticas e processos educativos para todas pessoas que atravessam e são produzidas pelas práticas e espaços de ensino público.Gomes, Rita Helena Sousa FerreiraMota, Juliana Maria do Nascimento2023-01-25T13:02:07Z2023-01-25T13:02:07Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOTA, J.M.N. Educação & gênero: questões para uma sala de aula mais participativa. 2022. 50f. (Dissertação) Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70257porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-25T13:02:07Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/70257Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:50.084486Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação & gênero: questões para uma sala de aula mais participativa
title Educação & gênero: questões para uma sala de aula mais participativa
spellingShingle Educação & gênero: questões para uma sala de aula mais participativa
Mota, Juliana Maria do Nascimento
Questões de gênero
Gênero
Educação
Docência
title_short Educação & gênero: questões para uma sala de aula mais participativa
title_full Educação & gênero: questões para uma sala de aula mais participativa
title_fullStr Educação & gênero: questões para uma sala de aula mais participativa
title_full_unstemmed Educação & gênero: questões para uma sala de aula mais participativa
title_sort Educação & gênero: questões para uma sala de aula mais participativa
author Mota, Juliana Maria do Nascimento
author_facet Mota, Juliana Maria do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Rita Helena Sousa Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Juliana Maria do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Questões de gênero
Gênero
Educação
Docência
topic Questões de gênero
Gênero
Educação
Docência
description A dificuldade do debate sobre gênero nos espaços públicos de ensino contribui para a reprodução de práticas de discriminação/desigualdade de gênero institucionalizadas. Partindo dessa questão, este trabalho buscou investigar como as relações de gênero atravessam a sala de aula, são interpretadas e trabalhadas pelas (os) docentes do ensino médio da escola pública. Na articulação dos estudos em Psicologia, Educação, estudos feministas e queer, construiu-se o embasamento teórico para a exploração e análise. A perspectiva metodológica é direcionada pela abordagem qualitativa, de caráter exploratório, conduzida pela ferramenta de Pesquisa Intervenção (PI) e oficinas. Os encontros ocorreram exclusivamente de modo virtual, nos meses de agosto e setembro de 2021. Para avaliação dos elementos identificados, foi utilizada a proposta da análise do discurso, tendo ainda o diário de campo como ferramenta de auxílio. Os resultados indicam: que ocorrem diferentes formas de violência de gênero no ambiente escolar, sem estratégias claras de enfretamento dessas questões; fragilidades de ação coletiva no contexto de pandemia de Covid-19; discursos sociais coercitivos contra docentes; confusões de entendimento e conflitos sobre a temática e formas de abordagem em sala de aula. Apontando a necessidade de maiores estudos sobre o assunto, foi produzido o curso de extensão “(Des)Aprendendo sobre Gênero: questões introdutórias para diálogos mais plurais e igualitários nos espaços educacionais” que, em conjunto com este artigo, pretendem fomentar maiores reflexões, investigações e ações coletivas sobre as relações de gênero na escola e, assim, (re) pensar políticas e processos educativos para todas pessoas que atravessam e são produzidas pelas práticas e espaços de ensino público.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-01-25T13:02:07Z
2023-01-25T13:02:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOTA, J.M.N. Educação & gênero: questões para uma sala de aula mais participativa. 2022. 50f. (Dissertação) Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70257
identifier_str_mv MOTA, J.M.N. Educação & gênero: questões para uma sala de aula mais participativa. 2022. 50f. (Dissertação) Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028814544961536