Percepções de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental sobre as questões de gênero na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/256170 |
Resumo: | A escola é um espaço social, no qual, para além da transmissão de conhecimentos, relações também são construídas. Em contrapartida, na instituição escolar, pode haver produção e reprodução de desigualdades engessando vivências e potencialidades de discentes. As questões de gênero estão presentes no espaço escolar quando há conceitos pré-estabelecidos em relação aos comportamentos de alunos e alunas, práticas sexistas e afins. Contudo, a escola tem um potencial transformador e configura-se como espaço privilegiado para discussões da temática. Para tanto, docentes – assim como todos/as os/as agentes escolares – necessitam refletir constantemente sobre a prática a fim de não produzir e reproduzir desigualdades. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo investigar as percepções de docentes do Ensino Fundamental I sobre as questões de gênero em relação às suas práticas profissionais. Assim, esta pesquisa configura-se em uma abordagem qualitativa. A coleta de dados deu-se mediante entrevistas semiestruturadas com seis docentes atuantes em três escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental e ocorreram mediante a disponibilidade de cada participante. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo como propõe Bardin; foram agrupados em categorias e subcategorias, sequencialmente analisados e discutidos. Constatamos que as docentes e o docente abarcam discussões em relação às questões de gênero em suas práticas por meio de diálogos e reflexões. Em contrapartida, ainda há receios do trabalho com a temática, sendo indicados alguns fatores como a reação das famílias, de outras/os agentes escolares e a necessidade de conhecimento da temática. Nesse sentido, a falta de formação inicial e continuada de forma efetiva ficou evidente nos relatos docentes, uma vez que só uma docente mencionou ter realizado uma formação específica quanto à temática de gênero e sexualidade. Nesse sentido, considerando a potencialidade transformadora das instituições escolares, é necessário que haja políticas educacionais de formação docente em relação às questões de gênero e sexualidade. |
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Percepções de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental sobre as questões de gênero na escolaPerceptions of teachers in the early years of elementary school about gender issues in the schoolGêneroQuestões de gêneroEscolaDocênciaAnos iniciais do ensino fundamentalGenderGender issuesSchoolsTeachingEarly Years of Primary EducationA escola é um espaço social, no qual, para além da transmissão de conhecimentos, relações também são construídas. Em contrapartida, na instituição escolar, pode haver produção e reprodução de desigualdades engessando vivências e potencialidades de discentes. As questões de gênero estão presentes no espaço escolar quando há conceitos pré-estabelecidos em relação aos comportamentos de alunos e alunas, práticas sexistas e afins. Contudo, a escola tem um potencial transformador e configura-se como espaço privilegiado para discussões da temática. Para tanto, docentes – assim como todos/as os/as agentes escolares – necessitam refletir constantemente sobre a prática a fim de não produzir e reproduzir desigualdades. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo investigar as percepções de docentes do Ensino Fundamental I sobre as questões de gênero em relação às suas práticas profissionais. Assim, esta pesquisa configura-se em uma abordagem qualitativa. A coleta de dados deu-se mediante entrevistas semiestruturadas com seis docentes atuantes em três escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental e ocorreram mediante a disponibilidade de cada participante. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo como propõe Bardin; foram agrupados em categorias e subcategorias, sequencialmente analisados e discutidos. Constatamos que as docentes e o docente abarcam discussões em relação às questões de gênero em suas práticas por meio de diálogos e reflexões. Em contrapartida, ainda há receios do trabalho com a temática, sendo indicados alguns fatores como a reação das famílias, de outras/os agentes escolares e a necessidade de conhecimento da temática. Nesse sentido, a falta de formação inicial e continuada de forma efetiva ficou evidente nos relatos docentes, uma vez que só uma docente mencionou ter realizado uma formação específica quanto à temática de gênero e sexualidade. Nesse sentido, considerando a potencialidade transformadora das instituições escolares, é necessário que haja políticas educacionais de formação docente em relação às questões de gênero e sexualidade.School is a social space in which, in addition to transmitting knowledge, relationships are also built. On the other hand, the school institution can produce and reproduce inequalities, stifling students' experiences and potential. Gender issues are present in the school environment when there are pre-established concepts regarding the behavior of male and female students, sexist practices and the like. However, the school has transformative potential and is a privileged space for discussions on the subject. To this end, teachers - as well as all school agents - need to constantly reflect on their practice in order not to produce and reproduce inequalities. The aim of this study is to investigate the perceptions of elementary school teachers on gender issues in relation to their professional practices. Thus, this research takes a qualitative approach. Data was collected by means of semi-structured interviews with six teachers working in three schools in the early years of elementary school. The data was analyzed using content analysis as proposed by Bardin; it was grouped into categories and subcategories and then analyzed and discussed. We found that the teachers embrace discussions on gender issues in their practices through dialog and reflection. On the other hand, there are still fears about working with the subject, with some factors being pointed out, such as the reaction of families, other school agents and the need for knowledge of the subject. In this sense, the lack of effective initial and ongoing training was evident in the teachers' reports, since only one teacher mentioned having undergone specific training on the subject of gender and sexuality. In this sense, considering the transformative potential of school institutions, it is necessary to have educational policies for teacher training in relation to gender and sexuality issues .Universidade Estadual Paulista (Unesp)Spaziani, Raquel Baptista [UNESP]Cagnin, Daiane Cecília [UNESP]2024-06-28T18:52:20Z2024-06-28T18:52:20Z2024-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/256170porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-29T06:04:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256170Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:39:55.801911Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A escola é um espaço social, no qual, para além da transmissão de conhecimentos, relações também são construídas. Em contrapartida, na instituição escolar, pode haver produção e reprodução de desigualdades engessando vivências e potencialidades de discentes. As questões de gênero estão presentes no espaço escolar quando há conceitos pré-estabelecidos em relação aos comportamentos de alunos e alunas, práticas sexistas e afins. Contudo, a escola tem um potencial transformador e configura-se como espaço privilegiado para discussões da temática. Para tanto, docentes – assim como todos/as os/as agentes escolares – necessitam refletir constantemente sobre a prática a fim de não produzir e reproduzir desigualdades. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo investigar as percepções de docentes do Ensino Fundamental I sobre as questões de gênero em relação às suas práticas profissionais. Assim, esta pesquisa configura-se em uma abordagem qualitativa. A coleta de dados deu-se mediante entrevistas semiestruturadas com seis docentes atuantes em três escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental e ocorreram mediante a disponibilidade de cada participante. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo como propõe Bardin; foram agrupados em categorias e subcategorias, sequencialmente analisados e discutidos. Constatamos que as docentes e o docente abarcam discussões em relação às questões de gênero em suas práticas por meio de diálogos e reflexões. Em contrapartida, ainda há receios do trabalho com a temática, sendo indicados alguns fatores como a reação das famílias, de outras/os agentes escolares e a necessidade de conhecimento da temática. Nesse sentido, a falta de formação inicial e continuada de forma efetiva ficou evidente nos relatos docentes, uma vez que só uma docente mencionou ter realizado uma formação específica quanto à temática de gênero e sexualidade. Nesse sentido, considerando a potencialidade transformadora das instituições escolares, é necessário que haja políticas educacionais de formação docente em relação às questões de gênero e sexualidade. |
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