Os desafios docentes no ‘ensino remoto’: experiências de estágio no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Gleice de Alcântara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gonzaga, Suelena Bernardo, Freitas, Ana Célia Sousa, Silva, Camilla Rocha da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61827
Resumo: This article presents the reflections resulting from the research carried out during the Supervised Internship in Elementary School - Early Years. This internship was performed in a supplementary way, as a result of the social isolation decreed due to the Covid -19 pandemic, in 2020. The objective was to follow the work of a teacher in the Early Years of Elementary Education, to critically analyze the pedagogical practices developed in the context of emergency remote education. For this, the research was guided including a semi-structured interview and the observation/monitoring of the activities of that teacher. We conclude that the advent of the pandemic not only paralyzed society's services, once it also affected individuals with feelings, thoughts, and, sometimes, diseases that threatened life and relationships, which significantly impacted the teaching and learning processes of children.
id UFC-7_958af73a1329adc091781ede97ce11d4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/61827
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Os desafios docentes no ‘ensino remoto’: experiências de estágio no ensino fundamentalThe teaching challenges in 'remote education': experiences of internship in fundamental educationEnsino FundamentalPráticas docentesEnsino remoto emergencialCovid-19Teaching practicesEmergency remote educationThis article presents the reflections resulting from the research carried out during the Supervised Internship in Elementary School - Early Years. This internship was performed in a supplementary way, as a result of the social isolation decreed due to the Covid -19 pandemic, in 2020. The objective was to follow the work of a teacher in the Early Years of Elementary Education, to critically analyze the pedagogical practices developed in the context of emergency remote education. For this, the research was guided including a semi-structured interview and the observation/monitoring of the activities of that teacher. We conclude that the advent of the pandemic not only paralyzed society's services, once it also affected individuals with feelings, thoughts, and, sometimes, diseases that threatened life and relationships, which significantly impacted the teaching and learning processes of children.O presente artigo apresenta as reflexões resultantes da pesquisa realizada durante o Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. O referido estágio foi realizado de modo suplementar, em decorrência da situação de isolamento social decretada em virtude da pandemia de Covid-19, no ano de 2020. O objetivo foi acompanhar o trabalho de uma docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a fim de analisar criticamente as práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto do ensino remoto emergencial. Para isso, foi realizada uma pesquisa participante que contou com uma entrevista semiestruturada e a observação/acompanhamento das atividades da referida professora. Concluímos que o advento da pandemia não somente paralisou os serviços da sociedade, uma vez que também acometeu os indivíduos de sentimentos, pensamentos e, por vezes, doenças que ameaçaram a vida e as relações, o que impactou significativamente nos processos de ensino e de aprendizagem das crianças.Revista Arma da Crítica2021-11-05T20:01:45Z2021-11-05T20:01:45Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRODRIGUES, Gleice Alcântara; GONZAGA, Suelena Bernardo; FREITAS, ana Célia Sousa. Os desafios docentes no ‘ensino remoto’: experiências de estágio no ensino fundamental. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n. 14, p. 256-266, dez. 2020.1984-4735http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61827Rodrigues, Gleice de AlcântaraGonzaga, Suelena BernardoFreitas, Ana Célia SousaSilva, Camilla Rocha dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:46:15Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/61827Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:39:28.998458Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios docentes no ‘ensino remoto’: experiências de estágio no ensino fundamental
The teaching challenges in 'remote education': experiences of internship in fundamental education
title Os desafios docentes no ‘ensino remoto’: experiências de estágio no ensino fundamental
spellingShingle Os desafios docentes no ‘ensino remoto’: experiências de estágio no ensino fundamental
Rodrigues, Gleice de Alcântara
Ensino Fundamental
Práticas docentes
Ensino remoto emergencial
Covid-19
Teaching practices
Emergency remote education
title_short Os desafios docentes no ‘ensino remoto’: experiências de estágio no ensino fundamental
title_full Os desafios docentes no ‘ensino remoto’: experiências de estágio no ensino fundamental
title_fullStr Os desafios docentes no ‘ensino remoto’: experiências de estágio no ensino fundamental
title_full_unstemmed Os desafios docentes no ‘ensino remoto’: experiências de estágio no ensino fundamental
title_sort Os desafios docentes no ‘ensino remoto’: experiências de estágio no ensino fundamental
author Rodrigues, Gleice de Alcântara
author_facet Rodrigues, Gleice de Alcântara
Gonzaga, Suelena Bernardo
Freitas, Ana Célia Sousa
Silva, Camilla Rocha da
author_role author
author2 Gonzaga, Suelena Bernardo
Freitas, Ana Célia Sousa
Silva, Camilla Rocha da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Gleice de Alcântara
Gonzaga, Suelena Bernardo
Freitas, Ana Célia Sousa
Silva, Camilla Rocha da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental
Práticas docentes
Ensino remoto emergencial
Covid-19
Teaching practices
Emergency remote education
topic Ensino Fundamental
Práticas docentes
Ensino remoto emergencial
Covid-19
Teaching practices
Emergency remote education
description This article presents the reflections resulting from the research carried out during the Supervised Internship in Elementary School - Early Years. This internship was performed in a supplementary way, as a result of the social isolation decreed due to the Covid -19 pandemic, in 2020. The objective was to follow the work of a teacher in the Early Years of Elementary Education, to critically analyze the pedagogical practices developed in the context of emergency remote education. For this, the research was guided including a semi-structured interview and the observation/monitoring of the activities of that teacher. We conclude that the advent of the pandemic not only paralyzed society's services, once it also affected individuals with feelings, thoughts, and, sometimes, diseases that threatened life and relationships, which significantly impacted the teaching and learning processes of children.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-11-05T20:01:45Z
2021-11-05T20:01:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Gleice Alcântara; GONZAGA, Suelena Bernardo; FREITAS, ana Célia Sousa. Os desafios docentes no ‘ensino remoto’: experiências de estágio no ensino fundamental. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n. 14, p. 256-266, dez. 2020.
1984-4735
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61827
identifier_str_mv RODRIGUES, Gleice Alcântara; GONZAGA, Suelena Bernardo; FREITAS, ana Célia Sousa. Os desafios docentes no ‘ensino remoto’: experiências de estágio no ensino fundamental. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n. 14, p. 256-266, dez. 2020.
1984-4735
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Arma da Crítica
publisher.none.fl_str_mv Revista Arma da Crítica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028894806114304