Brinquedo numa perspectiva psicopedagógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41819 |
Resumo: | Este trabalho surgiu da necessidade de responder algumas destas questões, aos colegas da área de educação, diretores e professores que buscam uma "fórmula mágica", para a colocação dos brinquedos como recursos para a aprendizagem nas suas escolas. O mesmo tem a preocupação de explorar os benefícios de brinquedos e de brincadeiras como recursos da psicopedagogia para o desenvolvimento das crianças e valorizar a importância em usá-los adequadamente na formação de crianças bem desenvolvidas e, conseqüentemente, cidadãos integrados socialmente. Foi utilizado para a fundamentação deste estudo, pesquisa bibliográfica, sendo basicamente obras publicadas que tenham relação com o tema. No primeiro momento fez-se necessário uma abordagem teórica sobre a aprendizagem da criança para que se possa situar o estudo. Na seqüência são apontadas as principais características da aprendizagem infantil e os estágios segundo Piaget, o brinquedo como instrumento no desenvolvimento infantil e o papel do adulto. Espera-se que estes conhecimentos sejam utilizados por educadores, pais e pessoas que estejam interessadas no tema como subsídio para promovera aprendizagem da criança. Através desta vivência constatou-se que o trabalho psicopedagógico deve ser desenvolvido na instituição escolar, visando amenizar os conflitos ocasionados pelos problemas de aprendizagem. Portanto, o psicopedagogo deverá perceber os canais que facilitarão sua atuação como agente de mudança dentro da Instituição, sem que esta perceba e se torne contraditória. Finalizando, acrescenta-se que vale ressaltar o fato de que o psicopedagogo deve ser um facilitador e contribuir para evitar o fracasso escolar, procurando na Instituição desenvolver um trabalho de aprofundamento do conhecimento, numa reflexão coletiva. |
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