Brinquedo numa perspectiva psicopedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Justino, Alessandra de Oliveira Barros
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41819
Resumo: Este trabalho surgiu da necessidade de responder algumas destas questões, aos colegas da área de educação, diretores e professores que buscam uma "fórmula mágica", para a colocação dos brinquedos como recursos para a aprendizagem nas suas escolas. O mesmo tem a preocupação de explorar os benefícios de brinquedos e de brincadeiras como recursos da psicopedagogia para o desenvolvimento das crianças e valorizar a importância em usá-los adequadamente na formação de crianças bem desenvolvidas e, conseqüentemente, cidadãos integrados socialmente. Foi utilizado para a fundamentação deste estudo, pesquisa bibliográfica, sendo basicamente obras publicadas que tenham relação com o tema. No primeiro momento fez-se necessário uma abordagem teórica sobre a aprendizagem da criança para que se possa situar o estudo. Na seqüência são apontadas as principais características da aprendizagem infantil e os estágios segundo Piaget, o brinquedo como instrumento no desenvolvimento infantil e o papel do adulto. Espera-se que estes conhecimentos sejam utilizados por educadores, pais e pessoas que estejam interessadas no tema como subsídio para promovera aprendizagem da criança. Através desta vivência constatou-se que o trabalho psicopedagógico deve ser desenvolvido na instituição escolar, visando amenizar os conflitos ocasionados pelos problemas de aprendizagem. Portanto, o psicopedagogo deverá perceber os canais que facilitarão sua atuação como agente de mudança dentro da Instituição, sem que esta perceba e se torne contraditória. Finalizando, acrescenta-se que vale ressaltar o fato de que o psicopedagogo deve ser um facilitador e contribuir para evitar o fracasso escolar, procurando na Instituição desenvolver um trabalho de aprofundamento do conhecimento, numa reflexão coletiva.
id UFC-7_96472bd2ae3665a646924099f8e121a6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41819
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Brinquedo numa perspectiva psicopedagógicaAvaliação da aprendizagemProcesso ensino-aprendizagemAvaliação EducacionalEste trabalho surgiu da necessidade de responder algumas destas questões, aos colegas da área de educação, diretores e professores que buscam uma "fórmula mágica", para a colocação dos brinquedos como recursos para a aprendizagem nas suas escolas. O mesmo tem a preocupação de explorar os benefícios de brinquedos e de brincadeiras como recursos da psicopedagogia para o desenvolvimento das crianças e valorizar a importância em usá-los adequadamente na formação de crianças bem desenvolvidas e, conseqüentemente, cidadãos integrados socialmente. Foi utilizado para a fundamentação deste estudo, pesquisa bibliográfica, sendo basicamente obras publicadas que tenham relação com o tema. No primeiro momento fez-se necessário uma abordagem teórica sobre a aprendizagem da criança para que se possa situar o estudo. Na seqüência são apontadas as principais características da aprendizagem infantil e os estágios segundo Piaget, o brinquedo como instrumento no desenvolvimento infantil e o papel do adulto. Espera-se que estes conhecimentos sejam utilizados por educadores, pais e pessoas que estejam interessadas no tema como subsídio para promovera aprendizagem da criança. Através desta vivência constatou-se que o trabalho psicopedagógico deve ser desenvolvido na instituição escolar, visando amenizar os conflitos ocasionados pelos problemas de aprendizagem. Portanto, o psicopedagogo deverá perceber os canais que facilitarão sua atuação como agente de mudança dentro da Instituição, sem que esta perceba e se torne contraditória. Finalizando, acrescenta-se que vale ressaltar o fato de que o psicopedagogo deve ser um facilitador e contribuir para evitar o fracasso escolar, procurando na Instituição desenvolver um trabalho de aprofundamento do conhecimento, numa reflexão coletiva.Ferreira, Gláucia Maria de MenezesJustino, Alessandra de Oliveira Barros2019-05-21T13:17:30Z2019-05-21T13:17:30Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfJUSTINO, Alessandra de Oliveira Barros. Brinquedo numa perspectiva psicopedagógica. 2005. 50f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41819porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-21T13:17:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41819Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:04.383806Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Brinquedo numa perspectiva psicopedagógica
title Brinquedo numa perspectiva psicopedagógica
spellingShingle Brinquedo numa perspectiva psicopedagógica
Justino, Alessandra de Oliveira Barros
Avaliação da aprendizagem
Processo ensino-aprendizagem
Avaliação Educacional
title_short Brinquedo numa perspectiva psicopedagógica
title_full Brinquedo numa perspectiva psicopedagógica
title_fullStr Brinquedo numa perspectiva psicopedagógica
title_full_unstemmed Brinquedo numa perspectiva psicopedagógica
title_sort Brinquedo numa perspectiva psicopedagógica
author Justino, Alessandra de Oliveira Barros
author_facet Justino, Alessandra de Oliveira Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
dc.contributor.author.fl_str_mv Justino, Alessandra de Oliveira Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Processo ensino-aprendizagem
Avaliação Educacional
topic Avaliação da aprendizagem
Processo ensino-aprendizagem
Avaliação Educacional
description Este trabalho surgiu da necessidade de responder algumas destas questões, aos colegas da área de educação, diretores e professores que buscam uma "fórmula mágica", para a colocação dos brinquedos como recursos para a aprendizagem nas suas escolas. O mesmo tem a preocupação de explorar os benefícios de brinquedos e de brincadeiras como recursos da psicopedagogia para o desenvolvimento das crianças e valorizar a importância em usá-los adequadamente na formação de crianças bem desenvolvidas e, conseqüentemente, cidadãos integrados socialmente. Foi utilizado para a fundamentação deste estudo, pesquisa bibliográfica, sendo basicamente obras publicadas que tenham relação com o tema. No primeiro momento fez-se necessário uma abordagem teórica sobre a aprendizagem da criança para que se possa situar o estudo. Na seqüência são apontadas as principais características da aprendizagem infantil e os estágios segundo Piaget, o brinquedo como instrumento no desenvolvimento infantil e o papel do adulto. Espera-se que estes conhecimentos sejam utilizados por educadores, pais e pessoas que estejam interessadas no tema como subsídio para promovera aprendizagem da criança. Através desta vivência constatou-se que o trabalho psicopedagógico deve ser desenvolvido na instituição escolar, visando amenizar os conflitos ocasionados pelos problemas de aprendizagem. Portanto, o psicopedagogo deverá perceber os canais que facilitarão sua atuação como agente de mudança dentro da Instituição, sem que esta perceba e se torne contraditória. Finalizando, acrescenta-se que vale ressaltar o fato de que o psicopedagogo deve ser um facilitador e contribuir para evitar o fracasso escolar, procurando na Instituição desenvolver um trabalho de aprofundamento do conhecimento, numa reflexão coletiva.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2019-05-21T13:17:30Z
2019-05-21T13:17:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JUSTINO, Alessandra de Oliveira Barros. Brinquedo numa perspectiva psicopedagógica. 2005. 50f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41819
identifier_str_mv JUSTINO, Alessandra de Oliveira Barros. Brinquedo numa perspectiva psicopedagógica. 2005. 50f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028801884454912