A intervenção psicopedagógica em crianças com traumatismo craniano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41917 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo mediar o processo de ensino-aprendizagem das crianças portadoras de Traumatismo Craniano hospitalizadas para minimizar o impacto escolar tanto em nível de socialização como no aspecto cognitivo, ou seja, o psicopedagogo irá mediar aprendizagem na relação entre a objetividade (a realidade, o conhecimento, a lógica, o espaço, o tempo, o intelecto) e a subjetividade (o simbólico, o desejo, as representações, os afetos). Nos processos de ensino-aprendizagem, a transmissão do conhecimento é também a transmissão de novas formas de ser e de crer. Nesse processo, o psicopedagogo compreende a integração entre a construção do conhecimento por parte do sujeito – o sujeito epistêmico e a constituição do sujeito pelo conhecimento – seu desejo, sua história, sua singularidade. Contudo, quando a criança tiver alguma seqüela do Traumatismo Craniano, o psicopedagogo desenvolverá atividades pedagógicas para mediação do conhecimento. As atividades propostas neste trabalho têm como finalidade, o atendimento no ambiente hospitalar para requisições de funções cognitivas afetadas. Então, o psicopedagogo deve-se ocupar do desenvolvimento infantil como um todo para assim mediar os aspectos sociais, afetivo, cognitivo e motor. |
id |
UFC-7_ea7768040f0e8011b47d14c4b7f835df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/41917 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A intervenção psicopedagógica em crianças com traumatismo cranianoAvaliação da aprendizagemProcesso ensino-aprendizagemO presente trabalho teve como objetivo mediar o processo de ensino-aprendizagem das crianças portadoras de Traumatismo Craniano hospitalizadas para minimizar o impacto escolar tanto em nível de socialização como no aspecto cognitivo, ou seja, o psicopedagogo irá mediar aprendizagem na relação entre a objetividade (a realidade, o conhecimento, a lógica, o espaço, o tempo, o intelecto) e a subjetividade (o simbólico, o desejo, as representações, os afetos). Nos processos de ensino-aprendizagem, a transmissão do conhecimento é também a transmissão de novas formas de ser e de crer. Nesse processo, o psicopedagogo compreende a integração entre a construção do conhecimento por parte do sujeito – o sujeito epistêmico e a constituição do sujeito pelo conhecimento – seu desejo, sua história, sua singularidade. Contudo, quando a criança tiver alguma seqüela do Traumatismo Craniano, o psicopedagogo desenvolverá atividades pedagógicas para mediação do conhecimento. As atividades propostas neste trabalho têm como finalidade, o atendimento no ambiente hospitalar para requisições de funções cognitivas afetadas. Então, o psicopedagogo deve-se ocupar do desenvolvimento infantil como um todo para assim mediar os aspectos sociais, afetivo, cognitivo e motor.Agrello, Marisa PascarelliPortácio, Marta Stela Silva Passos2019-05-23T12:17:03Z2019-05-23T12:17:03Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPORTÁCIO, MARTA STELA SILVA PASSOS. A intervenção psicopedagógica em crianças com traumatismo craniano. 2005. 61f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41917porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-23T12:17:03Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41917Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:53:20.538181Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A intervenção psicopedagógica em crianças com traumatismo craniano |
title |
A intervenção psicopedagógica em crianças com traumatismo craniano |
spellingShingle |
A intervenção psicopedagógica em crianças com traumatismo craniano Portácio, Marta Stela Silva Passos Avaliação da aprendizagem Processo ensino-aprendizagem |
title_short |
A intervenção psicopedagógica em crianças com traumatismo craniano |
title_full |
A intervenção psicopedagógica em crianças com traumatismo craniano |
title_fullStr |
A intervenção psicopedagógica em crianças com traumatismo craniano |
title_full_unstemmed |
A intervenção psicopedagógica em crianças com traumatismo craniano |
title_sort |
A intervenção psicopedagógica em crianças com traumatismo craniano |
author |
Portácio, Marta Stela Silva Passos |
author_facet |
Portácio, Marta Stela Silva Passos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Agrello, Marisa Pascarelli |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Portácio, Marta Stela Silva Passos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem Processo ensino-aprendizagem |
topic |
Avaliação da aprendizagem Processo ensino-aprendizagem |
description |
O presente trabalho teve como objetivo mediar o processo de ensino-aprendizagem das crianças portadoras de Traumatismo Craniano hospitalizadas para minimizar o impacto escolar tanto em nível de socialização como no aspecto cognitivo, ou seja, o psicopedagogo irá mediar aprendizagem na relação entre a objetividade (a realidade, o conhecimento, a lógica, o espaço, o tempo, o intelecto) e a subjetividade (o simbólico, o desejo, as representações, os afetos). Nos processos de ensino-aprendizagem, a transmissão do conhecimento é também a transmissão de novas formas de ser e de crer. Nesse processo, o psicopedagogo compreende a integração entre a construção do conhecimento por parte do sujeito – o sujeito epistêmico e a constituição do sujeito pelo conhecimento – seu desejo, sua história, sua singularidade. Contudo, quando a criança tiver alguma seqüela do Traumatismo Craniano, o psicopedagogo desenvolverá atividades pedagógicas para mediação do conhecimento. As atividades propostas neste trabalho têm como finalidade, o atendimento no ambiente hospitalar para requisições de funções cognitivas afetadas. Então, o psicopedagogo deve-se ocupar do desenvolvimento infantil como um todo para assim mediar os aspectos sociais, afetivo, cognitivo e motor. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2019-05-23T12:17:03Z 2019-05-23T12:17:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PORTÁCIO, MARTA STELA SILVA PASSOS. A intervenção psicopedagógica em crianças com traumatismo craniano. 2005. 61f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41917 |
identifier_str_mv |
PORTÁCIO, MARTA STELA SILVA PASSOS. A intervenção psicopedagógica em crianças com traumatismo craniano. 2005. 61f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028985410420736 |