A intervenção psicopedagógica em crianças com traumatismo craniano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portácio, Marta Stela Silva Passos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41917
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo mediar o processo de ensino-aprendizagem das crianças portadoras de Traumatismo Craniano hospitalizadas para minimizar o impacto escolar tanto em nível de socialização como no aspecto cognitivo, ou seja, o psicopedagogo irá mediar aprendizagem na relação entre a objetividade (a realidade, o conhecimento, a lógica, o espaço, o tempo, o intelecto) e a subjetividade (o simbólico, o desejo, as representações, os afetos). Nos processos de ensino-aprendizagem, a transmissão do conhecimento é também a transmissão de novas formas de ser e de crer. Nesse processo, o psicopedagogo compreende a integração entre a construção do conhecimento por parte do sujeito – o sujeito epistêmico e a constituição do sujeito pelo conhecimento – seu desejo, sua história, sua singularidade. Contudo, quando a criança tiver alguma seqüela do Traumatismo Craniano, o psicopedagogo desenvolverá atividades pedagógicas para mediação do conhecimento. As atividades propostas neste trabalho têm como finalidade, o atendimento no ambiente hospitalar para requisições de funções cognitivas afetadas. Então, o psicopedagogo deve-se ocupar do desenvolvimento infantil como um todo para assim mediar os aspectos sociais, afetivo, cognitivo e motor.
id UFC-7_ea7768040f0e8011b47d14c4b7f835df
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41917
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A intervenção psicopedagógica em crianças com traumatismo cranianoAvaliação da aprendizagemProcesso ensino-aprendizagemO presente trabalho teve como objetivo mediar o processo de ensino-aprendizagem das crianças portadoras de Traumatismo Craniano hospitalizadas para minimizar o impacto escolar tanto em nível de socialização como no aspecto cognitivo, ou seja, o psicopedagogo irá mediar aprendizagem na relação entre a objetividade (a realidade, o conhecimento, a lógica, o espaço, o tempo, o intelecto) e a subjetividade (o simbólico, o desejo, as representações, os afetos). Nos processos de ensino-aprendizagem, a transmissão do conhecimento é também a transmissão de novas formas de ser e de crer. Nesse processo, o psicopedagogo compreende a integração entre a construção do conhecimento por parte do sujeito – o sujeito epistêmico e a constituição do sujeito pelo conhecimento – seu desejo, sua história, sua singularidade. Contudo, quando a criança tiver alguma seqüela do Traumatismo Craniano, o psicopedagogo desenvolverá atividades pedagógicas para mediação do conhecimento. As atividades propostas neste trabalho têm como finalidade, o atendimento no ambiente hospitalar para requisições de funções cognitivas afetadas. Então, o psicopedagogo deve-se ocupar do desenvolvimento infantil como um todo para assim mediar os aspectos sociais, afetivo, cognitivo e motor.Agrello, Marisa PascarelliPortácio, Marta Stela Silva Passos2019-05-23T12:17:03Z2019-05-23T12:17:03Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPORTÁCIO, MARTA STELA SILVA PASSOS. A intervenção psicopedagógica em crianças com traumatismo craniano. 2005. 61f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41917porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-23T12:17:03Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41917Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:53:20.538181Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A intervenção psicopedagógica em crianças com traumatismo craniano
title A intervenção psicopedagógica em crianças com traumatismo craniano
spellingShingle A intervenção psicopedagógica em crianças com traumatismo craniano
Portácio, Marta Stela Silva Passos
Avaliação da aprendizagem
Processo ensino-aprendizagem
title_short A intervenção psicopedagógica em crianças com traumatismo craniano
title_full A intervenção psicopedagógica em crianças com traumatismo craniano
title_fullStr A intervenção psicopedagógica em crianças com traumatismo craniano
title_full_unstemmed A intervenção psicopedagógica em crianças com traumatismo craniano
title_sort A intervenção psicopedagógica em crianças com traumatismo craniano
author Portácio, Marta Stela Silva Passos
author_facet Portácio, Marta Stela Silva Passos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Agrello, Marisa Pascarelli
dc.contributor.author.fl_str_mv Portácio, Marta Stela Silva Passos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Processo ensino-aprendizagem
topic Avaliação da aprendizagem
Processo ensino-aprendizagem
description O presente trabalho teve como objetivo mediar o processo de ensino-aprendizagem das crianças portadoras de Traumatismo Craniano hospitalizadas para minimizar o impacto escolar tanto em nível de socialização como no aspecto cognitivo, ou seja, o psicopedagogo irá mediar aprendizagem na relação entre a objetividade (a realidade, o conhecimento, a lógica, o espaço, o tempo, o intelecto) e a subjetividade (o simbólico, o desejo, as representações, os afetos). Nos processos de ensino-aprendizagem, a transmissão do conhecimento é também a transmissão de novas formas de ser e de crer. Nesse processo, o psicopedagogo compreende a integração entre a construção do conhecimento por parte do sujeito – o sujeito epistêmico e a constituição do sujeito pelo conhecimento – seu desejo, sua história, sua singularidade. Contudo, quando a criança tiver alguma seqüela do Traumatismo Craniano, o psicopedagogo desenvolverá atividades pedagógicas para mediação do conhecimento. As atividades propostas neste trabalho têm como finalidade, o atendimento no ambiente hospitalar para requisições de funções cognitivas afetadas. Então, o psicopedagogo deve-se ocupar do desenvolvimento infantil como um todo para assim mediar os aspectos sociais, afetivo, cognitivo e motor.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2019-05-23T12:17:03Z
2019-05-23T12:17:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PORTÁCIO, MARTA STELA SILVA PASSOS. A intervenção psicopedagógica em crianças com traumatismo craniano. 2005. 61f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41917
identifier_str_mv PORTÁCIO, MARTA STELA SILVA PASSOS. A intervenção psicopedagógica em crianças com traumatismo craniano. 2005. 61f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028985410420736