Atividades de retextualização do gênero receita médica em contextos de comunicação médico-paciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Francisco Renato
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38358
Resumo: Neste estudo, que tem como foco a comunicação entre médicos e pacientes em contextos de consulta médica, analisase atividades de retextualização utilizadas por pacientes no processo de (re)leituras do gênero discursivo receita médica. Partese do seguinte questionamento: Quais as formas ou estratégias de retextualização que pacientes utilizam para a compreensão da receita médica? Do ponto de vista metodológico, constitui-se de um estudo de abordagem qualitativa, realizado através do método bibliográfico, apoiado na concepção dialógica da linguagem de Bakhtin (2011 [1979]); bem como Marcuschi (2010a [2001]), ao tratar de retextualização; e Adam (1992), Bronckart (2008/2012) e Dolz e Schneuwly (2004), sobre gêneros discursivos. E também, pesquisa de campo, realizada em três Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde foi feito o registro das receitas médicas que compõem o corpus apresentado neste estudo. As análises orientam algumas conclusões: i) as estratégias e/ou mecanismos de retextualização das receitas médicas que os pacientes se envolvem, constituem um continuum ideológico de organização das modalidades de uso da língua (oral ou escrita), mediada pelos gêneros textuais; e ii) a compreensão, que engloba todo o processo, tanto durante a consulta, como fora dela, acontece, portanto, por meio de práticas interativas e dialógicas, nas quais os letramentos sociais de cada sujeito lhes possibilitam uma ressignificação dos papéis e práticas sociais no mundo.
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