Promoção da autoeficácia em amamentar por meio de sessão educativa grupal: ensaio clínico randomizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Andressa Peripolli
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dodt, Regina Claudia Melo, Oriá, Mônica Oliveira Batista, Almeida, Paulo César de, Padoin, Stela Maris de Mello, Ximenes, Lorena Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41113
Resumo: Objective: to assess the effect of the group education strategy based on the use of the flipchart “I can breastfeed my child” in promoting breastfeeding self-efficacy. Method: a clinical trial was developed with 208 postpartum women, randomly distributed between the intervention and control group. The intervention consisted in the application of the flip chart “I can breastfeed my child” during a group session at the rooming-in service. The Breastfeeding Self-Efficacy Scale – Short Form was used to measure the self-efficacy scores during the monitoring period (rooming-in, 15 days after birth and monthly until 120 days). Results: a higher percentage of women with high breastfeeding self-efficacy was found during the monitoring period in the intervention group (p=0.002) and higher average self-efficacy scores in this group during the monitoring period (p<0.05). Conclusion: the use of the flip chart during a group session modified or reinforced the mothers’ breastfeeding self-efficacy - Registration number: RBR-6srs33.
id UFC-7_97090d952b7601352714d276c4caf9e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41113
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Promoção da autoeficácia em amamentar por meio de sessão educativa grupal: ensaio clínico randomizadoPromoción de la autoeficacia en amamentar por medio de sesión educativa grupal: ensayo clínico randomizadoPromotion of breastfeeding self-efficacy through a group education session: randomized clinical trialAutoeficáciaPromoção da SaúdeEducação em SaúdeAleitamento MaternoObjective: to assess the effect of the group education strategy based on the use of the flipchart “I can breastfeed my child” in promoting breastfeeding self-efficacy. Method: a clinical trial was developed with 208 postpartum women, randomly distributed between the intervention and control group. The intervention consisted in the application of the flip chart “I can breastfeed my child” during a group session at the rooming-in service. The Breastfeeding Self-Efficacy Scale – Short Form was used to measure the self-efficacy scores during the monitoring period (rooming-in, 15 days after birth and monthly until 120 days). Results: a higher percentage of women with high breastfeeding self-efficacy was found during the monitoring period in the intervention group (p=0.002) and higher average self-efficacy scores in this group during the monitoring period (p<0.05). Conclusion: the use of the flip chart during a group session modified or reinforced the mothers’ breastfeeding self-efficacy - Registration number: RBR-6srs33.Objetivo: avaliar o efeito da estratégia educativa em sessão grupal a partir da utilização do álbum seriado “Eu posso amamentar o meu filho” na promoção da autoeficácia em amamentar. Método: foi desenvolvido um ensaio clínico com 208 puérperas randomizadas aleatoriamente para o grupo intervenção ou controle. A intervenção consistiu na aplicação do álbum seriado “Eu posso amamentar o meu filho” em sessão grupal no alojamento conjunto. Utilizou-se a Breastfeeding Self-Efficacy Scale – Short Form para mensurar os escores de autoeficácia no período de acompanhamento (alojamento conjunto, 15 dias após o parto e mensalmente até os 120 dias). Resultados: encontrou-se maior percentual de mulheres com autoeficácia em amamentar alta ao longo do período de acompanhamento no grupo intervenção (p=0,002) e um aumento da média dos escores de autoeficácia nesse grupo no período de acompanhamento (p<0,05). Conclusão: houve modificação ou reforço da autoeficácia materna em amamentar com a utilização do álbum seriado em sessão grupal - Número de Registro: RBR-6srs33.Objetivo: evaluar el efecto de la estrategia educativa en sesión grupal a partir de la utilización del álbum seriado “Puedo amamantar a mi hijo” en la promoción de la autoeficacia en el amamantamiento. Método: se ha desarrollado un ensayo clínico con 208 puérperas aleatorizadas aleatoriamente para el grupo intervención o control. La intervención consistió en la aplicación del álbum serial “Puedo amamantar a mi hijo” en sesión grupal en el alojamiento conjunto. Se utilizó el método de muestreo a corto plazo para medir las puntuaciones de autoeficacia en el período de seguimiento (alojamiento conjunto, 15 días después del parto y mensualmente hasta los 120 días). Resultados: se encontró mayor porcentaje de mujeres con autoeficacia en amamantar alta a lo largo del período de seguimiento en el grupo intervención (p=0,002) y un aumento de la media de los escores de autoeficacia en ese grupo en el período de seguimiento (p<0,05). Conclusión: hubo modificación o refuerzo de la autoeficacia materna en amamantar con la utilización del álbum seriado en sesión grupal - Número de Registro: RBR-6srs33.Texto & Contexto - Enfermagem2019-04-26T14:05:18Z2019-04-26T14:05:18Z2018-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRODRIGUES, Andressa Peripolli et al. Promoção da autoeficácia em amamentar por meio de sessão educativa grupal: ensaio clínico randomizado. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 26, n. 4, p. 1-10, jan. 2018.Impressa 0104-0707On-line 1980-265Xhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41113Rodrigues, Andressa PeripolliDodt, Regina Claudia MeloOriá, Mônica Oliveira BatistaAlmeida, Paulo César dePadoin, Stela Maris de MelloXimenes, Lorena Barbosaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-26T14:05:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41113Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:39:05.928728Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Promoção da autoeficácia em amamentar por meio de sessão educativa grupal: ensaio clínico randomizado
Promoción de la autoeficacia en amamentar por medio de sesión educativa grupal: ensayo clínico randomizado
Promotion of breastfeeding self-efficacy through a group education session: randomized clinical trial
title Promoção da autoeficácia em amamentar por meio de sessão educativa grupal: ensaio clínico randomizado
spellingShingle Promoção da autoeficácia em amamentar por meio de sessão educativa grupal: ensaio clínico randomizado
Rodrigues, Andressa Peripolli
Autoeficácia
Promoção da Saúde
Educação em Saúde
Aleitamento Materno
title_short Promoção da autoeficácia em amamentar por meio de sessão educativa grupal: ensaio clínico randomizado
title_full Promoção da autoeficácia em amamentar por meio de sessão educativa grupal: ensaio clínico randomizado
title_fullStr Promoção da autoeficácia em amamentar por meio de sessão educativa grupal: ensaio clínico randomizado
title_full_unstemmed Promoção da autoeficácia em amamentar por meio de sessão educativa grupal: ensaio clínico randomizado
title_sort Promoção da autoeficácia em amamentar por meio de sessão educativa grupal: ensaio clínico randomizado
author Rodrigues, Andressa Peripolli
author_facet Rodrigues, Andressa Peripolli
Dodt, Regina Claudia Melo
Oriá, Mônica Oliveira Batista
Almeida, Paulo César de
Padoin, Stela Maris de Mello
Ximenes, Lorena Barbosa
author_role author
author2 Dodt, Regina Claudia Melo
Oriá, Mônica Oliveira Batista
Almeida, Paulo César de
Padoin, Stela Maris de Mello
Ximenes, Lorena Barbosa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Andressa Peripolli
Dodt, Regina Claudia Melo
Oriá, Mônica Oliveira Batista
Almeida, Paulo César de
Padoin, Stela Maris de Mello
Ximenes, Lorena Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Autoeficácia
Promoção da Saúde
Educação em Saúde
Aleitamento Materno
topic Autoeficácia
Promoção da Saúde
Educação em Saúde
Aleitamento Materno
description Objective: to assess the effect of the group education strategy based on the use of the flipchart “I can breastfeed my child” in promoting breastfeeding self-efficacy. Method: a clinical trial was developed with 208 postpartum women, randomly distributed between the intervention and control group. The intervention consisted in the application of the flip chart “I can breastfeed my child” during a group session at the rooming-in service. The Breastfeeding Self-Efficacy Scale – Short Form was used to measure the self-efficacy scores during the monitoring period (rooming-in, 15 days after birth and monthly until 120 days). Results: a higher percentage of women with high breastfeeding self-efficacy was found during the monitoring period in the intervention group (p=0.002) and higher average self-efficacy scores in this group during the monitoring period (p<0.05). Conclusion: the use of the flip chart during a group session modified or reinforced the mothers’ breastfeeding self-efficacy - Registration number: RBR-6srs33.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01
2019-04-26T14:05:18Z
2019-04-26T14:05:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Andressa Peripolli et al. Promoção da autoeficácia em amamentar por meio de sessão educativa grupal: ensaio clínico randomizado. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 26, n. 4, p. 1-10, jan. 2018.
Impressa 0104-0707
On-line 1980-265X
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41113
identifier_str_mv RODRIGUES, Andressa Peripolli et al. Promoção da autoeficácia em amamentar por meio de sessão educativa grupal: ensaio clínico randomizado. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 26, n. 4, p. 1-10, jan. 2018.
Impressa 0104-0707
On-line 1980-265X
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Texto & Contexto - Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028720027369472