PROMOÇÃO DA AUTOEFICÁCIA EM AMAMENTAR POR MEIO DE SESSÃO EDUCATIVA GRUPAL: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400321 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: avaliar o efeito da estratégia educativa em sessão grupal a partir da utilização do álbum seriado "Eu posso amamentar o meu filho" na promoção da autoeficácia em amamentar. Método: foi desenvolvido um ensaio clínico com 208 puérperas randomizadas aleatoriamente para o grupo intervenção ou controle. A intervenção consistiu na aplicação do álbum seriado "Eu posso amamentar o meu filho" em sessão grupal no alojamento conjunto. Utilizou-se a Breastfeeding Self-Efficacy Scale - Short Form para mensurar os escores de autoeficácia no período de acompanhamento (alojamento conjunto, 15 dias após o parto e mensalmente até os 120 dias). Resultados: encontrou-se maior percentual de mulheres com autoeficácia em amamentar alta ao longo do período de acompanhamento no grupo intervenção (p=0,002) e um aumento da média dos escores de autoeficácia nesse grupo no período de acompanhamento (p<0,05). Conclusão: houve modificação ou reforço da autoeficácia materna em amamentar com a utilização do álbum seriado em sessão grupal - Número de Registro: RBR-6srs33. |
id |
UFSC-17_c3c59ef46f592be2d5699da5d51ecd38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072017000400321 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROMOÇÃO DA AUTOEFICÁCIA EM AMAMENTAR POR MEIO DE SESSÃO EDUCATIVA GRUPAL: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADOAutoeficáciaPromoção da saúdeEducação em saúdeAleitamento maternoEnfermagemRESUMO Objetivo: avaliar o efeito da estratégia educativa em sessão grupal a partir da utilização do álbum seriado "Eu posso amamentar o meu filho" na promoção da autoeficácia em amamentar. Método: foi desenvolvido um ensaio clínico com 208 puérperas randomizadas aleatoriamente para o grupo intervenção ou controle. A intervenção consistiu na aplicação do álbum seriado "Eu posso amamentar o meu filho" em sessão grupal no alojamento conjunto. Utilizou-se a Breastfeeding Self-Efficacy Scale - Short Form para mensurar os escores de autoeficácia no período de acompanhamento (alojamento conjunto, 15 dias após o parto e mensalmente até os 120 dias). Resultados: encontrou-se maior percentual de mulheres com autoeficácia em amamentar alta ao longo do período de acompanhamento no grupo intervenção (p=0,002) e um aumento da média dos escores de autoeficácia nesse grupo no período de acompanhamento (p<0,05). Conclusão: houve modificação ou reforço da autoeficácia materna em amamentar com a utilização do álbum seriado em sessão grupal - Número de Registro: RBR-6srs33.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400321Texto & Contexto - Enfermagem v.26 n.4 2017reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/0104-07072017001220017info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Andressa PeripolliDodt,Regina Claudia MeloOriá,Mônica Oliveira BatistaAlmeida,Paulo César dePadoin,Stela Maris de MelloXimenes,Lorena Barbosapor2017-12-21T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072017000400321Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2017-12-21T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROMOÇÃO DA AUTOEFICÁCIA EM AMAMENTAR POR MEIO DE SESSÃO EDUCATIVA GRUPAL: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO |
title |
PROMOÇÃO DA AUTOEFICÁCIA EM AMAMENTAR POR MEIO DE SESSÃO EDUCATIVA GRUPAL: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO |
spellingShingle |
PROMOÇÃO DA AUTOEFICÁCIA EM AMAMENTAR POR MEIO DE SESSÃO EDUCATIVA GRUPAL: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO Rodrigues,Andressa Peripolli Autoeficácia Promoção da saúde Educação em saúde Aleitamento materno Enfermagem |
title_short |
PROMOÇÃO DA AUTOEFICÁCIA EM AMAMENTAR POR MEIO DE SESSÃO EDUCATIVA GRUPAL: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO |
title_full |
PROMOÇÃO DA AUTOEFICÁCIA EM AMAMENTAR POR MEIO DE SESSÃO EDUCATIVA GRUPAL: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO |
title_fullStr |
PROMOÇÃO DA AUTOEFICÁCIA EM AMAMENTAR POR MEIO DE SESSÃO EDUCATIVA GRUPAL: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO |
title_full_unstemmed |
PROMOÇÃO DA AUTOEFICÁCIA EM AMAMENTAR POR MEIO DE SESSÃO EDUCATIVA GRUPAL: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO |
title_sort |
PROMOÇÃO DA AUTOEFICÁCIA EM AMAMENTAR POR MEIO DE SESSÃO EDUCATIVA GRUPAL: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO |
author |
Rodrigues,Andressa Peripolli |
author_facet |
Rodrigues,Andressa Peripolli Dodt,Regina Claudia Melo Oriá,Mônica Oliveira Batista Almeida,Paulo César de Padoin,Stela Maris de Mello Ximenes,Lorena Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Dodt,Regina Claudia Melo Oriá,Mônica Oliveira Batista Almeida,Paulo César de Padoin,Stela Maris de Mello Ximenes,Lorena Barbosa |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues,Andressa Peripolli Dodt,Regina Claudia Melo Oriá,Mônica Oliveira Batista Almeida,Paulo César de Padoin,Stela Maris de Mello Ximenes,Lorena Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoeficácia Promoção da saúde Educação em saúde Aleitamento materno Enfermagem |
topic |
Autoeficácia Promoção da saúde Educação em saúde Aleitamento materno Enfermagem |
description |
RESUMO Objetivo: avaliar o efeito da estratégia educativa em sessão grupal a partir da utilização do álbum seriado "Eu posso amamentar o meu filho" na promoção da autoeficácia em amamentar. Método: foi desenvolvido um ensaio clínico com 208 puérperas randomizadas aleatoriamente para o grupo intervenção ou controle. A intervenção consistiu na aplicação do álbum seriado "Eu posso amamentar o meu filho" em sessão grupal no alojamento conjunto. Utilizou-se a Breastfeeding Self-Efficacy Scale - Short Form para mensurar os escores de autoeficácia no período de acompanhamento (alojamento conjunto, 15 dias após o parto e mensalmente até os 120 dias). Resultados: encontrou-se maior percentual de mulheres com autoeficácia em amamentar alta ao longo do período de acompanhamento no grupo intervenção (p=0,002) e um aumento da média dos escores de autoeficácia nesse grupo no período de acompanhamento (p<0,05). Conclusão: houve modificação ou reforço da autoeficácia materna em amamentar com a utilização do álbum seriado em sessão grupal - Número de Registro: RBR-6srs33. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400321 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0104-07072017001220017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.26 n.4 2017 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118394071351296 |