Metodologias inclusivas para trabalhar em sala com o aluno deficiente visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70502 |
Resumo: | O planejamento do professor de uma turma regular que ao iniciar o ano letivo recebe alunos já diagnosticados com problemas visuais, precisa ser feito junta- mente com todo o corpo escolar, uma vez que esse aluno é aluno da escola e não apenas daquele professor. É preciso a contribuição de todos para que a escola se adapte para receber com dignidade esse aluno que está chegando. E se ao longo do ano letivo o professor vai percebendo que um ou outro aluno vai adquirindo essa deficiência visual, aí o planejar do professor precisa mudar de rumo. |
id |
UFC-7_97279db57bac44ff55a9627a5dd6ba4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/70502 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias inclusivas para trabalhar em sala com o aluno deficiente visualEnsino e aprendizagemMetodologia inclusivaDeficiência visualO planejamento do professor de uma turma regular que ao iniciar o ano letivo recebe alunos já diagnosticados com problemas visuais, precisa ser feito junta- mente com todo o corpo escolar, uma vez que esse aluno é aluno da escola e não apenas daquele professor. É preciso a contribuição de todos para que a escola se adapte para receber com dignidade esse aluno que está chegando. E se ao longo do ano letivo o professor vai percebendo que um ou outro aluno vai adquirindo essa deficiência visual, aí o planejar do professor precisa mudar de rumo.Libellus Editorial2023-02-06T18:48:20Z2023-02-06T18:48:20Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfCOSTA, Francisco das Chagas da Conceição; OLIVEIRA, Marta Maria; GUEDES, Adenildo Pereira; UCHOA, Francisco Geovane Araujo; ALVES, Francisca Maria Bezerra; SILVA, Cleilson Cavalcante da. Metodologias inclusivas para trabalhar em sala com o aluno deficiente visual. In: GOMES NETA, Josefa. Educação e a integração do ensino com a aprendizagem. João Pessoa: Libellus Editorial, 2020. p. 27-31.978-65-86720-16-7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70502Costa, Francisco das Chagas da ConceiçãoOliveira, Marta MariaGuedes, Adenildo PereiraUchoa, Francisco Geovane AraujoAlves, Francisca Maria BezerraSilva, Cleilson Cavalcante dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-15T19:26:19Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/70502Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:31:48.425830Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias inclusivas para trabalhar em sala com o aluno deficiente visual |
title |
Metodologias inclusivas para trabalhar em sala com o aluno deficiente visual |
spellingShingle |
Metodologias inclusivas para trabalhar em sala com o aluno deficiente visual Costa, Francisco das Chagas da Conceição Ensino e aprendizagem Metodologia inclusiva Deficiência visual |
title_short |
Metodologias inclusivas para trabalhar em sala com o aluno deficiente visual |
title_full |
Metodologias inclusivas para trabalhar em sala com o aluno deficiente visual |
title_fullStr |
Metodologias inclusivas para trabalhar em sala com o aluno deficiente visual |
title_full_unstemmed |
Metodologias inclusivas para trabalhar em sala com o aluno deficiente visual |
title_sort |
Metodologias inclusivas para trabalhar em sala com o aluno deficiente visual |
author |
Costa, Francisco das Chagas da Conceição |
author_facet |
Costa, Francisco das Chagas da Conceição Oliveira, Marta Maria Guedes, Adenildo Pereira Uchoa, Francisco Geovane Araujo Alves, Francisca Maria Bezerra Silva, Cleilson Cavalcante da |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Marta Maria Guedes, Adenildo Pereira Uchoa, Francisco Geovane Araujo Alves, Francisca Maria Bezerra Silva, Cleilson Cavalcante da |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Francisco das Chagas da Conceição Oliveira, Marta Maria Guedes, Adenildo Pereira Uchoa, Francisco Geovane Araujo Alves, Francisca Maria Bezerra Silva, Cleilson Cavalcante da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem Metodologia inclusiva Deficiência visual |
topic |
Ensino e aprendizagem Metodologia inclusiva Deficiência visual |
description |
O planejamento do professor de uma turma regular que ao iniciar o ano letivo recebe alunos já diagnosticados com problemas visuais, precisa ser feito junta- mente com todo o corpo escolar, uma vez que esse aluno é aluno da escola e não apenas daquele professor. É preciso a contribuição de todos para que a escola se adapte para receber com dignidade esse aluno que está chegando. E se ao longo do ano letivo o professor vai percebendo que um ou outro aluno vai adquirindo essa deficiência visual, aí o planejar do professor precisa mudar de rumo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2023-02-06T18:48:20Z 2023-02-06T18:48:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Francisco das Chagas da Conceição; OLIVEIRA, Marta Maria; GUEDES, Adenildo Pereira; UCHOA, Francisco Geovane Araujo; ALVES, Francisca Maria Bezerra; SILVA, Cleilson Cavalcante da. Metodologias inclusivas para trabalhar em sala com o aluno deficiente visual. In: GOMES NETA, Josefa. Educação e a integração do ensino com a aprendizagem. João Pessoa: Libellus Editorial, 2020. p. 27-31. 978-65-86720-16-7 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70502 |
identifier_str_mv |
COSTA, Francisco das Chagas da Conceição; OLIVEIRA, Marta Maria; GUEDES, Adenildo Pereira; UCHOA, Francisco Geovane Araujo; ALVES, Francisca Maria Bezerra; SILVA, Cleilson Cavalcante da. Metodologias inclusivas para trabalhar em sala com o aluno deficiente visual. In: GOMES NETA, Josefa. Educação e a integração do ensino com a aprendizagem. João Pessoa: Libellus Editorial, 2020. p. 27-31. 978-65-86720-16-7 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Libellus Editorial |
publisher.none.fl_str_mv |
Libellus Editorial |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028842365779968 |