Metodologias inclusivas para trabalhar em sala com o aluno deficiente visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Francisco das Chagas da Conceição
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Marta Maria, Guedes, Adenildo Pereira, Uchoa, Francisco Geovane Araujo, Alves, Francisca Maria Bezerra, Silva, Cleilson Cavalcante da
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70502
Resumo: O planejamento do professor de uma turma regular que ao iniciar o ano letivo recebe alunos já diagnosticados com problemas visuais, precisa ser feito junta- mente com todo o corpo escolar, uma vez que esse aluno é aluno da escola e não apenas daquele professor. É preciso a contribuição de todos para que a escola se adapte para receber com dignidade esse aluno que está chegando. E se ao longo do ano letivo o professor vai percebendo que um ou outro aluno vai adquirindo essa deficiência visual, aí o planejar do professor precisa mudar de rumo.
id UFC-7_97279db57bac44ff55a9627a5dd6ba4a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/70502
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Metodologias inclusivas para trabalhar em sala com o aluno deficiente visualEnsino e aprendizagemMetodologia inclusivaDeficiência visualO planejamento do professor de uma turma regular que ao iniciar o ano letivo recebe alunos já diagnosticados com problemas visuais, precisa ser feito junta- mente com todo o corpo escolar, uma vez que esse aluno é aluno da escola e não apenas daquele professor. É preciso a contribuição de todos para que a escola se adapte para receber com dignidade esse aluno que está chegando. E se ao longo do ano letivo o professor vai percebendo que um ou outro aluno vai adquirindo essa deficiência visual, aí o planejar do professor precisa mudar de rumo.Libellus Editorial2023-02-06T18:48:20Z2023-02-06T18:48:20Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfCOSTA, Francisco das Chagas da Conceição; OLIVEIRA, Marta Maria; GUEDES, Adenildo Pereira; UCHOA, Francisco Geovane Araujo; ALVES, Francisca Maria Bezerra; SILVA, Cleilson Cavalcante da. Metodologias inclusivas para trabalhar em sala com o aluno deficiente visual. In: GOMES NETA, Josefa. Educação e a integração do ensino com a aprendizagem. João Pessoa: Libellus Editorial, 2020. p. 27-31.978-65-86720-16-7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70502Costa, Francisco das Chagas da ConceiçãoOliveira, Marta MariaGuedes, Adenildo PereiraUchoa, Francisco Geovane AraujoAlves, Francisca Maria BezerraSilva, Cleilson Cavalcante dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-15T19:26:19Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/70502Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:31:48.425830Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias inclusivas para trabalhar em sala com o aluno deficiente visual
title Metodologias inclusivas para trabalhar em sala com o aluno deficiente visual
spellingShingle Metodologias inclusivas para trabalhar em sala com o aluno deficiente visual
Costa, Francisco das Chagas da Conceição
Ensino e aprendizagem
Metodologia inclusiva
Deficiência visual
title_short Metodologias inclusivas para trabalhar em sala com o aluno deficiente visual
title_full Metodologias inclusivas para trabalhar em sala com o aluno deficiente visual
title_fullStr Metodologias inclusivas para trabalhar em sala com o aluno deficiente visual
title_full_unstemmed Metodologias inclusivas para trabalhar em sala com o aluno deficiente visual
title_sort Metodologias inclusivas para trabalhar em sala com o aluno deficiente visual
author Costa, Francisco das Chagas da Conceição
author_facet Costa, Francisco das Chagas da Conceição
Oliveira, Marta Maria
Guedes, Adenildo Pereira
Uchoa, Francisco Geovane Araujo
Alves, Francisca Maria Bezerra
Silva, Cleilson Cavalcante da
author_role author
author2 Oliveira, Marta Maria
Guedes, Adenildo Pereira
Uchoa, Francisco Geovane Araujo
Alves, Francisca Maria Bezerra
Silva, Cleilson Cavalcante da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Francisco das Chagas da Conceição
Oliveira, Marta Maria
Guedes, Adenildo Pereira
Uchoa, Francisco Geovane Araujo
Alves, Francisca Maria Bezerra
Silva, Cleilson Cavalcante da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Metodologia inclusiva
Deficiência visual
topic Ensino e aprendizagem
Metodologia inclusiva
Deficiência visual
description O planejamento do professor de uma turma regular que ao iniciar o ano letivo recebe alunos já diagnosticados com problemas visuais, precisa ser feito junta- mente com todo o corpo escolar, uma vez que esse aluno é aluno da escola e não apenas daquele professor. É preciso a contribuição de todos para que a escola se adapte para receber com dignidade esse aluno que está chegando. E se ao longo do ano letivo o professor vai percebendo que um ou outro aluno vai adquirindo essa deficiência visual, aí o planejar do professor precisa mudar de rumo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-02-06T18:48:20Z
2023-02-06T18:48:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Francisco das Chagas da Conceição; OLIVEIRA, Marta Maria; GUEDES, Adenildo Pereira; UCHOA, Francisco Geovane Araujo; ALVES, Francisca Maria Bezerra; SILVA, Cleilson Cavalcante da. Metodologias inclusivas para trabalhar em sala com o aluno deficiente visual. In: GOMES NETA, Josefa. Educação e a integração do ensino com a aprendizagem. João Pessoa: Libellus Editorial, 2020. p. 27-31.
978-65-86720-16-7
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70502
identifier_str_mv COSTA, Francisco das Chagas da Conceição; OLIVEIRA, Marta Maria; GUEDES, Adenildo Pereira; UCHOA, Francisco Geovane Araujo; ALVES, Francisca Maria Bezerra; SILVA, Cleilson Cavalcante da. Metodologias inclusivas para trabalhar em sala com o aluno deficiente visual. In: GOMES NETA, Josefa. Educação e a integração do ensino com a aprendizagem. João Pessoa: Libellus Editorial, 2020. p. 27-31.
978-65-86720-16-7
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Libellus Editorial
publisher.none.fl_str_mv Libellus Editorial
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028842365779968