Atendimento Educacional Especializado: Orientações Gerais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52506 |
Resumo: | A s inovações propostas pela inclusão escolar e a interpretação da educação especial, entendida como Atendimento Educacional Especializado (AEE), produziram muitos equívocos ao serem colocadas em prática nas nossas escolas. A situação aponta para a necessidade de oferecer aos professores-alunos em serviço uma experiência de formação que venha ao encontro de suas reais necessidades quando se depararem com os desafios do ensino regular e especial. Enfrentar esses desafios exige uma formação diferente das que ocorrem habitualmente, cuja tendência é apoiar os estudos em referenciais externos à escola, fazendo com que os professores-alunos atuem passivamente, desconsiderando suas práticas e a capacidade de produzirem novos saberes e fazeres educacionais. [...] |
id |
UFC-7_9912913f18776a069d4f1ed6e4584b27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/52506 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atendimento Educacional Especializado: Orientações GeraisInclusão escolarEducação especialEnsino regularAtendimento Educacional Especializado (AEE)A s inovações propostas pela inclusão escolar e a interpretação da educação especial, entendida como Atendimento Educacional Especializado (AEE), produziram muitos equívocos ao serem colocadas em prática nas nossas escolas. A situação aponta para a necessidade de oferecer aos professores-alunos em serviço uma experiência de formação que venha ao encontro de suas reais necessidades quando se depararem com os desafios do ensino regular e especial. Enfrentar esses desafios exige uma formação diferente das que ocorrem habitualmente, cuja tendência é apoiar os estudos em referenciais externos à escola, fazendo com que os professores-alunos atuem passivamente, desconsiderando suas práticas e a capacidade de produzirem novos saberes e fazeres educacionais. [...]Gráfica e Editora Cromos2020-06-22T16:07:32Z2020-06-22T16:07:32Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFIGUEIREDO, Rita Vieira de; MANTOAN, Maria Teresa Eglér; ROPOLI, Edilene Aparecida; BATISTA, Cristina Abranches Mota. Orientações Gerais. In: BATISTA, Cristina Abranches Mota; ROPOLI, Edilene Aparecida; MANTOAN, Maria Teresa Eglér; FIGUEIREDO, Rita Vieira de (Orgs). Atendimento Educacional Especializado: Orientações Gerais e Educação a Distância. Brasília (DF): Gráfica e Editora Cromos, 2007. p. 15-30.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52506Figueiredo, Rita Vieira deRopoli, Edilene AparecidaBatista, Cristina Abranches MotaMantoan, Maria Teresa Eglérporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-23T13:27:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52506Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:04.451531Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atendimento Educacional Especializado: Orientações Gerais |
title |
Atendimento Educacional Especializado: Orientações Gerais |
spellingShingle |
Atendimento Educacional Especializado: Orientações Gerais Figueiredo, Rita Vieira de Inclusão escolar Educação especial Ensino regular Atendimento Educacional Especializado (AEE) |
title_short |
Atendimento Educacional Especializado: Orientações Gerais |
title_full |
Atendimento Educacional Especializado: Orientações Gerais |
title_fullStr |
Atendimento Educacional Especializado: Orientações Gerais |
title_full_unstemmed |
Atendimento Educacional Especializado: Orientações Gerais |
title_sort |
Atendimento Educacional Especializado: Orientações Gerais |
author |
Figueiredo, Rita Vieira de |
author_facet |
Figueiredo, Rita Vieira de Ropoli, Edilene Aparecida Batista, Cristina Abranches Mota Mantoan, Maria Teresa Eglér |
author_role |
author |
author2 |
Ropoli, Edilene Aparecida Batista, Cristina Abranches Mota Mantoan, Maria Teresa Eglér |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Rita Vieira de Ropoli, Edilene Aparecida Batista, Cristina Abranches Mota Mantoan, Maria Teresa Eglér |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Educação especial Ensino regular Atendimento Educacional Especializado (AEE) |
topic |
Inclusão escolar Educação especial Ensino regular Atendimento Educacional Especializado (AEE) |
description |
A s inovações propostas pela inclusão escolar e a interpretação da educação especial, entendida como Atendimento Educacional Especializado (AEE), produziram muitos equívocos ao serem colocadas em prática nas nossas escolas. A situação aponta para a necessidade de oferecer aos professores-alunos em serviço uma experiência de formação que venha ao encontro de suas reais necessidades quando se depararem com os desafios do ensino regular e especial. Enfrentar esses desafios exige uma formação diferente das que ocorrem habitualmente, cuja tendência é apoiar os estudos em referenciais externos à escola, fazendo com que os professores-alunos atuem passivamente, desconsiderando suas práticas e a capacidade de produzirem novos saberes e fazeres educacionais. [...] |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2020-06-22T16:07:32Z 2020-06-22T16:07:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FIGUEIREDO, Rita Vieira de; MANTOAN, Maria Teresa Eglér; ROPOLI, Edilene Aparecida; BATISTA, Cristina Abranches Mota. Orientações Gerais. In: BATISTA, Cristina Abranches Mota; ROPOLI, Edilene Aparecida; MANTOAN, Maria Teresa Eglér; FIGUEIREDO, Rita Vieira de (Orgs). Atendimento Educacional Especializado: Orientações Gerais e Educação a Distância. Brasília (DF): Gráfica e Editora Cromos, 2007. p. 15-30. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52506 |
identifier_str_mv |
FIGUEIREDO, Rita Vieira de; MANTOAN, Maria Teresa Eglér; ROPOLI, Edilene Aparecida; BATISTA, Cristina Abranches Mota. Orientações Gerais. In: BATISTA, Cristina Abranches Mota; ROPOLI, Edilene Aparecida; MANTOAN, Maria Teresa Eglér; FIGUEIREDO, Rita Vieira de (Orgs). Atendimento Educacional Especializado: Orientações Gerais e Educação a Distância. Brasília (DF): Gráfica e Editora Cromos, 2007. p. 15-30. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gráfica e Editora Cromos |
publisher.none.fl_str_mv |
Gráfica e Editora Cromos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028989780885504 |