Um novo olhar sobre o atendimento educacional especializado: trocando ideias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanessa Guilherme Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXGLD
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo investigar as contribuições do AtendimentoEducacional Especializado (AEE) para o trabalho na Educação Infantil, a partir de questionamentos, dúvidas e dificuldades vivenciadas pelos professores da Educação Infantil para tornar efetiva a inclusão do aluno com deficiência. O ingresso do aluno com deficiência na escola regular traz inúmeras questões para o trabalho diário do professor, e pensar formas de garantir a sua permanência e acesso aoconhecimento se torna imprescindível, para que este aluno não seja segregado em sala de aula, e que seja sim incluído e possa usufruir de situações de aprendizagem. Para o embasamento teórico das análises realizadas foram estudados autores da área da Educação Inclusiva como Maria Teresa Eglér Mantoan, Enicéia Gonçalves Mendes, Caderno da PBH sobre o Atendimento Educacional Especializado, dentreoutros. Esses autores foram suporte para compreender as temáticas abordadas como o que é educação inclusiva, histórico da Educação Inclusiva, O atendimento Educacional Especializado, a Formação do professor e a sua prática em sala de aula, as dificuldades dos docentes, dentre outros. Para realização de um plano de intervenção, foi necessário realizar uma pesquisa, nos moldes da pesquisa-ação. No que se refere à pesquisa, foram entregues Questionário para Educadores do Turno da tarde da escola (Dezenove). Esses profissionais foram questionados sobre o seu conhecimento acerca do trabalho desenvolvido pelo AEE e um sobre a sua prática relacionada a inclusão de alunos com deficiência. Através das análises realizadassobre as respostas dos professores foi possível perceber a dificuldades/ sentimentos, práticas e conhecimento sobre esse tipo de Atendimento (AEE). Como proposta de ação, foi realizada um encontro com as professoras e profissional do AEE, objetivando divulgar o trabalho desenvolvido pelo Atendimento Educacional Especializado, reflexão sobre a inclusão do aluno com deficiência e o fazer pedagógico. Para o início da reunião foi apresentado slides, sobre o projeto que estou desenvolvendo e com a tabulação das perguntas feitas no questionário. Depois disso apresentamos o trabalho que é desenvolvido pelo AEE e refletimos sobre a prática do professor frente a inclusão. Os resultados demonstraram que, os professores tem o comprometimento com uma prática que respeita as diferenças que pouco conheciam do trabalho desenvolvido pelo AEE e que consideram importante a atuação efetiva deste profissional na escola.
id UFMG_a5718a148b0662d945c9efb024f937c6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADXGLD
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Magda Helena Baubino CasarottiVanessa Guilherme Rodrigues2019-08-11T09:58:35Z2019-08-11T09:58:35Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXGLDEsse trabalho teve como objetivo investigar as contribuições do AtendimentoEducacional Especializado (AEE) para o trabalho na Educação Infantil, a partir de questionamentos, dúvidas e dificuldades vivenciadas pelos professores da Educação Infantil para tornar efetiva a inclusão do aluno com deficiência. O ingresso do aluno com deficiência na escola regular traz inúmeras questões para o trabalho diário do professor, e pensar formas de garantir a sua permanência e acesso aoconhecimento se torna imprescindível, para que este aluno não seja segregado em sala de aula, e que seja sim incluído e possa usufruir de situações de aprendizagem. Para o embasamento teórico das análises realizadas foram estudados autores da área da Educação Inclusiva como Maria Teresa Eglér Mantoan, Enicéia Gonçalves Mendes, Caderno da PBH sobre o Atendimento Educacional Especializado, dentreoutros. Esses autores foram suporte para compreender as temáticas abordadas como o que é educação inclusiva, histórico da Educação Inclusiva, O atendimento Educacional Especializado, a Formação do professor e a sua prática em sala de aula, as dificuldades dos docentes, dentre outros. Para realização de um plano de intervenção, foi necessário realizar uma pesquisa, nos moldes da pesquisa-ação. No que se refere à pesquisa, foram entregues Questionário para Educadores do Turno da tarde da escola (Dezenove). Esses profissionais foram questionados sobre o seu conhecimento acerca do trabalho desenvolvido pelo AEE e um sobre a sua prática relacionada a inclusão de alunos com deficiência. Através das análises realizadassobre as respostas dos professores foi possível perceber a dificuldades/ sentimentos, práticas e conhecimento sobre esse tipo de Atendimento (AEE). Como proposta de ação, foi realizada um encontro com as professoras e profissional do AEE, objetivando divulgar o trabalho desenvolvido pelo Atendimento Educacional Especializado, reflexão sobre a inclusão do aluno com deficiência e o fazer pedagógico. Para o início da reunião foi apresentado slides, sobre o projeto que estou desenvolvendo e com a tabulação das perguntas feitas no questionário. Depois disso apresentamos o trabalho que é desenvolvido pelo AEE e refletimos sobre a prática do professor frente a inclusão. Os resultados demonstraram que, os professores tem o comprometimento com uma prática que respeita as diferenças que pouco conheciam do trabalho desenvolvido pelo AEE e que consideram importante a atuação efetiva deste profissional na escola.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInclusão em educação Professores de ensino fundamental Formação Educação inclusivaEducação especialProfessorInclusãoAtendimento Educacional Especializado (AEE)Um novo olhar sobre o atendimento educacional especializado: trocando ideiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALvanessa_guilherme_rodrigues.pdfapplication/pdf599013https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADXGLD/1/vanessa_guilherme_rodrigues.pdf8a3f44e60ef8c3325dcb85b4677a26b5MD51TEXTvanessa_guilherme_rodrigues.pdf.txtvanessa_guilherme_rodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain49891https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADXGLD/2/vanessa_guilherme_rodrigues.pdf.txt8ed1e0b15b116980cbcad66970c6d281MD521843/BUOS-ADXGLD2019-11-14 09:12:02.762oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADXGLDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:12:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um novo olhar sobre o atendimento educacional especializado: trocando ideias
title Um novo olhar sobre o atendimento educacional especializado: trocando ideias
spellingShingle Um novo olhar sobre o atendimento educacional especializado: trocando ideias
Vanessa Guilherme Rodrigues
Professor
Inclusão
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Inclusão em educação 
Professores de ensino fundamental Formação 
Educação inclusiva
Educação especial
title_short Um novo olhar sobre o atendimento educacional especializado: trocando ideias
title_full Um novo olhar sobre o atendimento educacional especializado: trocando ideias
title_fullStr Um novo olhar sobre o atendimento educacional especializado: trocando ideias
title_full_unstemmed Um novo olhar sobre o atendimento educacional especializado: trocando ideias
title_sort Um novo olhar sobre o atendimento educacional especializado: trocando ideias
author Vanessa Guilherme Rodrigues
author_facet Vanessa Guilherme Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Magda Helena Baubino Casarotti
dc.contributor.author.fl_str_mv Vanessa Guilherme Rodrigues
contributor_str_mv Magda Helena Baubino Casarotti
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Inclusão
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
topic Professor
Inclusão
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Inclusão em educação 
Professores de ensino fundamental Formação 
Educação inclusiva
Educação especial
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Inclusão em educação 
Professores de ensino fundamental Formação 
Educação inclusiva
Educação especial
description Esse trabalho teve como objetivo investigar as contribuições do AtendimentoEducacional Especializado (AEE) para o trabalho na Educação Infantil, a partir de questionamentos, dúvidas e dificuldades vivenciadas pelos professores da Educação Infantil para tornar efetiva a inclusão do aluno com deficiência. O ingresso do aluno com deficiência na escola regular traz inúmeras questões para o trabalho diário do professor, e pensar formas de garantir a sua permanência e acesso aoconhecimento se torna imprescindível, para que este aluno não seja segregado em sala de aula, e que seja sim incluído e possa usufruir de situações de aprendizagem. Para o embasamento teórico das análises realizadas foram estudados autores da área da Educação Inclusiva como Maria Teresa Eglér Mantoan, Enicéia Gonçalves Mendes, Caderno da PBH sobre o Atendimento Educacional Especializado, dentreoutros. Esses autores foram suporte para compreender as temáticas abordadas como o que é educação inclusiva, histórico da Educação Inclusiva, O atendimento Educacional Especializado, a Formação do professor e a sua prática em sala de aula, as dificuldades dos docentes, dentre outros. Para realização de um plano de intervenção, foi necessário realizar uma pesquisa, nos moldes da pesquisa-ação. No que se refere à pesquisa, foram entregues Questionário para Educadores do Turno da tarde da escola (Dezenove). Esses profissionais foram questionados sobre o seu conhecimento acerca do trabalho desenvolvido pelo AEE e um sobre a sua prática relacionada a inclusão de alunos com deficiência. Através das análises realizadassobre as respostas dos professores foi possível perceber a dificuldades/ sentimentos, práticas e conhecimento sobre esse tipo de Atendimento (AEE). Como proposta de ação, foi realizada um encontro com as professoras e profissional do AEE, objetivando divulgar o trabalho desenvolvido pelo Atendimento Educacional Especializado, reflexão sobre a inclusão do aluno com deficiência e o fazer pedagógico. Para o início da reunião foi apresentado slides, sobre o projeto que estou desenvolvendo e com a tabulação das perguntas feitas no questionário. Depois disso apresentamos o trabalho que é desenvolvido pelo AEE e refletimos sobre a prática do professor frente a inclusão. Os resultados demonstraram que, os professores tem o comprometimento com uma prática que respeita as diferenças que pouco conheciam do trabalho desenvolvido pelo AEE e que consideram importante a atuação efetiva deste profissional na escola.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T09:58:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T09:58:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXGLD
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADXGLD
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADXGLD/1/vanessa_guilherme_rodrigues.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADXGLD/2/vanessa_guilherme_rodrigues.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a3f44e60ef8c3325dcb85b4677a26b5
8ed1e0b15b116980cbcad66970c6d281
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677036904775680