Processo de roteirização para a geração de hipervídeos para aprendizagem da anatomia humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Messias, Thaís Fernandes de Almeida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Araújo, Gabriel Rodrigues de, Carvalho, Windson Viana de, Melo Filho, Antônio Aldo, Furtado, Ismael Pordeus Bezerra, Leite Júnior, Antônio José Melo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45336
Resumo: Na medicina é cada vez maior a necessidade de novos métodos de ensino, que tornem o aprendizado mais interativo. Tal problema é particularmente perceptível no ensino da anatomia humana, principalmente entre os alunos dos primeiros semestres, onde se nota uma falta de instrumentos capazes de proporcionar uma maior e melhor correlação básico-clínica, interligando o que se estuda a como o conhecimento será realmente aplicado na prática médica. Pensando nisto, o projeto “Oficinas de Produção de Vídeos Interativos”, uma parceria entre a Faculdade de Medicina e o Instituto UFC Virtual, traz a proposta de criar hipervídeos interativos onde o aluno pode aplicar o conhecimento adquirido na sala de aula e nos livros em um objeto de estudo que possibilita uma interação mais direta. Para isto, vídeo-cirurgias são gravadas e servem de base para a construção de um roteiro específico. Imagens ou trechos do vídeo original são então selecionados e, a partir dos mesmos, são geradas perguntas ou definidas informações relevantes sobre a anatomia e a fisiologia das estruturas anatômicas visualizadas. Posteriormente são estabelecidas as possíveis formas de interação com o usuário, sempre buscando tornar o hipervídeo mais dinâmico. É então permitido desde clicar sobre uma estrutura anatômica, para receber maiores informações acerca da mesma, até responder a perguntas específicas, a fim de ganhar pontos num placar virtual. Ao final o hipervídeo é gerado e disponibilizado na Web, podendo ser acessado tanto por microcomputadores quanto por dispositivos móveis. Desta forma, permite-se ao aluno estudar em virtualmente qualquer lugar e a qualquer hora, complementando as informações fornecidas pelo professor e tornando o processo de aprendizagem mais eficiente.
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