Hipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, João Luiz Pereira da Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4684
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o uso do hipervídeo para a aprendizagem da Língua Inglesa, por parte de estudantes de escola pública, a partir da relação entre as tecnologias digitais e os multiletramentos. A questão central desta pesquisa é: Como o hipervídeo pode potencializar a aprendizagem da Língua Inglesa para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual, a partir dos multiletramentos? O objetivo geral é compreender como o uso do hipervídeo, ou vídeo interativo, como tecnologia digital, pode contribuir para a aprendizagem da Língua Inglesa, em uma escola pública estadual, sob a perspectiva dos multiletramentos. As atividades com vídeo foram realizadas, neste estudo, por meio do Edpuzzle, uma plataforma digital gratuita que consegue transformar o ato de assistir a vídeos, na Internet, em um evento ativo de reflexão e discussão, e que pode se constituir como uma metodologia da sala de aula invertida. Tendo a pedagogia crítico-libertadora de Paulo Freire como norteadora, esta investigação constitui uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, que se orienta, metodologicamente, pelos procedimentos da pesquisa-ação. Os dispositivos para construção das informações foram: a observação participante, o diário de campo, a roda de conversa e o questionário. Os participantes da pesquisa foram 30 estudantes do 8º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, tendo como espaço de investigação o Colégio Estadual Edith Machado Boaventura, localizado em um bairro periférico da cidade de Feira de Santana - BA. A análise e a interpretação das informações, realizadas a partir da Análise de Conteúdo, nos levaram a concluir que os elementos interativos e os recursos multimodais dos hipervídeos, na plataforma do Edpuzzle, podem promover uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa, pelos estudantes da escola pública. Após analisar a plataforma Edpuzzle e suas funcionalidades, foram propostas algumas estratégias para superar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Ademais, esta pesquisa permitiu compreender como o uso do hipervídeo pode promover, em sala de aula de Língua Inglesa, ações fundamentadas pela pedagogia dos multiletramentos. Embora esta pesquisa tenha sido realizada no âmbito das aulas de Língua Inglesa, as discussões e reflexões se estendem a professores de outras áreas do conhecimento, que também estão imersos no contexto de uso das tecnologias digitais na educação.
id UNEB-8_17214dc7b81218b5eb55755f62007e7e
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:123456789/4684
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Hipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola públicaHypervideo and multiliteracies: the potential of the Edpuzzle digital platform for English Language learning in public schoolsHipervídeoSala de aula invertidaAprendizagem da língua inglesaMultiletramentoEdpuzzleEsta pesquisa tem como objeto de estudo o uso do hipervídeo para a aprendizagem da Língua Inglesa, por parte de estudantes de escola pública, a partir da relação entre as tecnologias digitais e os multiletramentos. A questão central desta pesquisa é: Como o hipervídeo pode potencializar a aprendizagem da Língua Inglesa para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual, a partir dos multiletramentos? O objetivo geral é compreender como o uso do hipervídeo, ou vídeo interativo, como tecnologia digital, pode contribuir para a aprendizagem da Língua Inglesa, em uma escola pública estadual, sob a perspectiva dos multiletramentos. As atividades com vídeo foram realizadas, neste estudo, por meio do Edpuzzle, uma plataforma digital gratuita que consegue transformar o ato de assistir a vídeos, na Internet, em um evento ativo de reflexão e discussão, e que pode se constituir como uma metodologia da sala de aula invertida. Tendo a pedagogia crítico-libertadora de Paulo Freire como norteadora, esta investigação constitui uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, que se orienta, metodologicamente, pelos procedimentos da pesquisa-ação. Os dispositivos para construção das informações foram: a observação participante, o diário de campo, a roda de conversa e o questionário. Os participantes da pesquisa foram 30 estudantes do 8º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, tendo como espaço de investigação o Colégio Estadual Edith Machado Boaventura, localizado em um bairro periférico da cidade de Feira de Santana - BA. A análise e a interpretação das informações, realizadas a partir da Análise de Conteúdo, nos levaram a concluir que os elementos interativos e os recursos multimodais dos hipervídeos, na plataforma do Edpuzzle, podem promover uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa, pelos estudantes da escola pública. Após analisar a plataforma Edpuzzle e suas funcionalidades, foram propostas algumas estratégias para superar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Ademais, esta pesquisa permitiu compreender como o uso do hipervídeo pode promover, em sala de aula de Língua Inglesa, ações fundamentadas pela pedagogia dos multiletramentos. Embora esta pesquisa tenha sido realizada no âmbito das aulas de Língua Inglesa, as discussões e reflexões se estendem a professores de outras áreas do conhecimento, que também estão imersos no contexto de uso das tecnologias digitais na educação.This research has as its object of study the use of hypervideo for learning English by public school students, based on the relationship between digital technologies and multiliteracies. The central question of this research is: How can hypervideo enhance English language learning for students in the Final Years of Elementary School in a state public school, based on multiliteracies? The general objective is to understand how the use of hypervideo, or interactive video, as a digital technology, can contribute to the learning of the English language, in a state public school, from the perspective of multiliteracies. Activities with video were carried out, in this study, through Edpuzzle, a free digital platform that manages to transform the act of watching videos, on the Internet, into an active event of reflection and discussion, and that can be constituted as a methodology of the Flipped classroom. Having Paulo Freire's critical-liberating pedagogy as a guide, this is an applied research, with a qualitative approach, which is methodologically guided by action-research procedures. The devices for constructing the information were: participant observation, the field diary, the talking circle and the questionnaire. The research participants were 30 students of the 8th year of the Final Years of Elementary School, having as the space of investigation the Colégio Estadual Edith Machado Boaventura, located in a peripheral neighborhood of the city of Feira de Santana - Bahia. The analysis and interpretation of the information, carried out from the Content Analysis, led us to conclude that the interactive elements and the multimodal resources of the hypervideos, on the Edpuzzle platform, can promote a meaningful learning of the English Language, by the students of the public school. After analyzing the Edpuzzle platform and its features, some strategies were proposed to overcome the difficulties faced by students. Furthermore, this research allowed understanding how the use of hypervideo can promote, in the English language classroom, actions based on the pedagogy of multiliteracies. Although this research was carried out within the scope of English language classes, the discussions and reflections extend to teachers from other areas of knowledge, who are also immersed in the context of the use of digital technologies in education.Universidade do Estado da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Educação e ContemporaneidadeSilva, Obdália Santana FerrazBottentuit Júnior , João BatistaAnicieto, Úrsula CunhaCruz , Letícia Telles daFerreira, João Luiz Pereira da Costa2023-07-24T14:22:55Z2023-07-24T14:22:55Z2023-05-25info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfFERREIRA, João Luiz Pereira da Costa. Hipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública. 2023. 214 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023.https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4684porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-03T12:34:18Zoai:saberaberto.uneb.br:123456789/4684Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-03T12:34:18Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Hipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública
Hypervideo and multiliteracies: the potential of the Edpuzzle digital platform for English Language learning in public schools
title Hipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública
spellingShingle Hipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública
Ferreira, João Luiz Pereira da Costa
Hipervídeo
Sala de aula invertida
Aprendizagem da língua inglesa
Multiletramento
Edpuzzle
title_short Hipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública
title_full Hipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública
title_fullStr Hipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública
title_full_unstemmed Hipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública
title_sort Hipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública
author Ferreira, João Luiz Pereira da Costa
author_facet Ferreira, João Luiz Pereira da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Obdália Santana Ferraz
Bottentuit Júnior , João Batista
Anicieto, Úrsula Cunha
Cruz , Letícia Telles da
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, João Luiz Pereira da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Hipervídeo
Sala de aula invertida
Aprendizagem da língua inglesa
Multiletramento
Edpuzzle
topic Hipervídeo
Sala de aula invertida
Aprendizagem da língua inglesa
Multiletramento
Edpuzzle
description Esta pesquisa tem como objeto de estudo o uso do hipervídeo para a aprendizagem da Língua Inglesa, por parte de estudantes de escola pública, a partir da relação entre as tecnologias digitais e os multiletramentos. A questão central desta pesquisa é: Como o hipervídeo pode potencializar a aprendizagem da Língua Inglesa para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual, a partir dos multiletramentos? O objetivo geral é compreender como o uso do hipervídeo, ou vídeo interativo, como tecnologia digital, pode contribuir para a aprendizagem da Língua Inglesa, em uma escola pública estadual, sob a perspectiva dos multiletramentos. As atividades com vídeo foram realizadas, neste estudo, por meio do Edpuzzle, uma plataforma digital gratuita que consegue transformar o ato de assistir a vídeos, na Internet, em um evento ativo de reflexão e discussão, e que pode se constituir como uma metodologia da sala de aula invertida. Tendo a pedagogia crítico-libertadora de Paulo Freire como norteadora, esta investigação constitui uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, que se orienta, metodologicamente, pelos procedimentos da pesquisa-ação. Os dispositivos para construção das informações foram: a observação participante, o diário de campo, a roda de conversa e o questionário. Os participantes da pesquisa foram 30 estudantes do 8º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, tendo como espaço de investigação o Colégio Estadual Edith Machado Boaventura, localizado em um bairro periférico da cidade de Feira de Santana - BA. A análise e a interpretação das informações, realizadas a partir da Análise de Conteúdo, nos levaram a concluir que os elementos interativos e os recursos multimodais dos hipervídeos, na plataforma do Edpuzzle, podem promover uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa, pelos estudantes da escola pública. Após analisar a plataforma Edpuzzle e suas funcionalidades, foram propostas algumas estratégias para superar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Ademais, esta pesquisa permitiu compreender como o uso do hipervídeo pode promover, em sala de aula de Língua Inglesa, ações fundamentadas pela pedagogia dos multiletramentos. Embora esta pesquisa tenha sido realizada no âmbito das aulas de Língua Inglesa, as discussões e reflexões se estendem a professores de outras áreas do conhecimento, que também estão imersos no contexto de uso das tecnologias digitais na educação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-24T14:22:55Z
2023-07-24T14:22:55Z
2023-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, João Luiz Pereira da Costa. Hipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública. 2023. 214 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023.
https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4684
identifier_str_mv FERREIRA, João Luiz Pereira da Costa. Hipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública. 2023. 214 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023.
url https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131148178980864