A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38579 |
Resumo: | Existem duas grandes vertentes na psicologia que explicam a aquisição da linguagem: uma delas defende que a linguagem nasce conosco; outra, que a linguagem é aprendida pela interação com meio. Para Vygotsky(1998b) linguagem é considerada como instrumento primordial para viabilizar a comunicação, a vida em sociedade. Sem a linguagem o ser humano não é social, nem histórico, nem cultural. Ele defende que a função primordial da fala é a comunicação e sua utilidade é o intercâmbio social. E para se ter uma verdadeira comunicação deve haver um significado e é no significado da palavra que o pensamento e a fala se unem em forma de pensamento verbal. Logo faz-se necessário a utilização dos signos compartilhados e compreensíveis às outras pessoas que traduzem as idéias e pensamentos produzidos nas trocas sociais. A partir do exposto objetivamos a compreender a diferença de aprendizagem de uma criança portadora de necessidades especiais auditivas na sala de aula regular do Ensino Fundamental I e no atendimento educacional especializado em uma Escola Ensino Fundamental da cidade de Ibicuitinga — Ce. A referida escola adota o regime de hora aula e as suas atividades pedagógicas são realizadas a partir de um rodízio de professores polivalentes. [...] |
id |
UFC-7_99c0c90a014dd74819fea8800624b67c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/38579 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de VygtoskyAvaliação do aprendizadoCriança portadora de necessidades especiaisVygotskyExistem duas grandes vertentes na psicologia que explicam a aquisição da linguagem: uma delas defende que a linguagem nasce conosco; outra, que a linguagem é aprendida pela interação com meio. Para Vygotsky(1998b) linguagem é considerada como instrumento primordial para viabilizar a comunicação, a vida em sociedade. Sem a linguagem o ser humano não é social, nem histórico, nem cultural. Ele defende que a função primordial da fala é a comunicação e sua utilidade é o intercâmbio social. E para se ter uma verdadeira comunicação deve haver um significado e é no significado da palavra que o pensamento e a fala se unem em forma de pensamento verbal. Logo faz-se necessário a utilização dos signos compartilhados e compreensíveis às outras pessoas que traduzem as idéias e pensamentos produzidos nas trocas sociais. A partir do exposto objetivamos a compreender a diferença de aprendizagem de uma criança portadora de necessidades especiais auditivas na sala de aula regular do Ensino Fundamental I e no atendimento educacional especializado em uma Escola Ensino Fundamental da cidade de Ibicuitinga — Ce. A referida escola adota o regime de hora aula e as suas atividades pedagógicas são realizadas a partir de um rodízio de professores polivalentes. [...]V Congresso Internacional em Avaliação Educacional2018-12-27T22:47:43Z2018-12-27T22:47:43Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCUNHA, Francisco Roberto Brito; CATRIB, Ana Maria Fontenelle; CHAGAS, Daniel Almeida; NOBRE, Maria Jeovaneide Ferreira. A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2585-2590.85 7485 099 3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38579Cunha, Francisco Roberto BritoCatrib, Ana Maria FontenelleChagas, Daniel AlmeidaNobre, Maria Jeovaneide Ferreiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38579Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:35:38.857605Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky |
title |
A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky |
spellingShingle |
A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky Cunha, Francisco Roberto Brito Avaliação do aprendizado Criança portadora de necessidades especiais Vygotsky |
title_short |
A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky |
title_full |
A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky |
title_fullStr |
A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky |
title_full_unstemmed |
A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky |
title_sort |
A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky |
author |
Cunha, Francisco Roberto Brito |
author_facet |
Cunha, Francisco Roberto Brito Catrib, Ana Maria Fontenelle Chagas, Daniel Almeida Nobre, Maria Jeovaneide Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Catrib, Ana Maria Fontenelle Chagas, Daniel Almeida Nobre, Maria Jeovaneide Ferreira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Francisco Roberto Brito Catrib, Ana Maria Fontenelle Chagas, Daniel Almeida Nobre, Maria Jeovaneide Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação do aprendizado Criança portadora de necessidades especiais Vygotsky |
topic |
Avaliação do aprendizado Criança portadora de necessidades especiais Vygotsky |
description |
Existem duas grandes vertentes na psicologia que explicam a aquisição da linguagem: uma delas defende que a linguagem nasce conosco; outra, que a linguagem é aprendida pela interação com meio. Para Vygotsky(1998b) linguagem é considerada como instrumento primordial para viabilizar a comunicação, a vida em sociedade. Sem a linguagem o ser humano não é social, nem histórico, nem cultural. Ele defende que a função primordial da fala é a comunicação e sua utilidade é o intercâmbio social. E para se ter uma verdadeira comunicação deve haver um significado e é no significado da palavra que o pensamento e a fala se unem em forma de pensamento verbal. Logo faz-se necessário a utilização dos signos compartilhados e compreensíveis às outras pessoas que traduzem as idéias e pensamentos produzidos nas trocas sociais. A partir do exposto objetivamos a compreender a diferença de aprendizagem de uma criança portadora de necessidades especiais auditivas na sala de aula regular do Ensino Fundamental I e no atendimento educacional especializado em uma Escola Ensino Fundamental da cidade de Ibicuitinga — Ce. A referida escola adota o regime de hora aula e as suas atividades pedagógicas são realizadas a partir de um rodízio de professores polivalentes. [...] |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2018-12-27T22:47:43Z 2018-12-27T22:47:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CUNHA, Francisco Roberto Brito; CATRIB, Ana Maria Fontenelle; CHAGAS, Daniel Almeida; NOBRE, Maria Jeovaneide Ferreira. A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2585-2590. 85 7485 099 3 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38579 |
identifier_str_mv |
CUNHA, Francisco Roberto Brito; CATRIB, Ana Maria Fontenelle; CHAGAS, Daniel Almeida; NOBRE, Maria Jeovaneide Ferreira. A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2585-2590. 85 7485 099 3 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
V Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
publisher.none.fl_str_mv |
V Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028869024776192 |