A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Francisco Roberto Brito
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Catrib, Ana Maria Fontenelle, Chagas, Daniel Almeida, Nobre, Maria Jeovaneide Ferreira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38579
Resumo: Existem duas grandes vertentes na psicologia que explicam a aquisição da linguagem: uma delas defende que a linguagem nasce conosco; outra, que a linguagem é aprendida pela interação com meio. Para Vygotsky(1998b) linguagem é considerada como instrumento primordial para viabilizar a comunicação, a vida em sociedade. Sem a linguagem o ser humano não é social, nem histórico, nem cultural. Ele defende que a função primordial da fala é a comunicação e sua utilidade é o intercâmbio social. E para se ter uma verdadeira comunicação deve haver um significado e é no significado da palavra que o pensamento e a fala se unem em forma de pensamento verbal. Logo faz-se necessário a utilização dos signos compartilhados e compreensíveis às outras pessoas que traduzem as idéias e pensamentos produzidos nas trocas sociais. A partir do exposto objetivamos a compreender a diferença de aprendizagem de uma criança portadora de necessidades especiais auditivas na sala de aula regular do Ensino Fundamental I e no atendimento educacional especializado em uma Escola Ensino Fundamental da cidade de Ibicuitinga — Ce. A referida escola adota o regime de hora aula e as suas atividades pedagógicas são realizadas a partir de um rodízio de professores polivalentes. [...]
id UFC-7_99c0c90a014dd74819fea8800624b67c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38579
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de VygtoskyAvaliação do aprendizadoCriança portadora de necessidades especiaisVygotskyExistem duas grandes vertentes na psicologia que explicam a aquisição da linguagem: uma delas defende que a linguagem nasce conosco; outra, que a linguagem é aprendida pela interação com meio. Para Vygotsky(1998b) linguagem é considerada como instrumento primordial para viabilizar a comunicação, a vida em sociedade. Sem a linguagem o ser humano não é social, nem histórico, nem cultural. Ele defende que a função primordial da fala é a comunicação e sua utilidade é o intercâmbio social. E para se ter uma verdadeira comunicação deve haver um significado e é no significado da palavra que o pensamento e a fala se unem em forma de pensamento verbal. Logo faz-se necessário a utilização dos signos compartilhados e compreensíveis às outras pessoas que traduzem as idéias e pensamentos produzidos nas trocas sociais. A partir do exposto objetivamos a compreender a diferença de aprendizagem de uma criança portadora de necessidades especiais auditivas na sala de aula regular do Ensino Fundamental I e no atendimento educacional especializado em uma Escola Ensino Fundamental da cidade de Ibicuitinga — Ce. A referida escola adota o regime de hora aula e as suas atividades pedagógicas são realizadas a partir de um rodízio de professores polivalentes. [...]V Congresso Internacional em Avaliação Educacional2018-12-27T22:47:43Z2018-12-27T22:47:43Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCUNHA, Francisco Roberto Brito; CATRIB, Ana Maria Fontenelle; CHAGAS, Daniel Almeida; NOBRE, Maria Jeovaneide Ferreira. A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2585-2590.85 7485 099 3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38579Cunha, Francisco Roberto BritoCatrib, Ana Maria FontenelleChagas, Daniel AlmeidaNobre, Maria Jeovaneide Ferreiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38579Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:35:38.857605Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky
title A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky
spellingShingle A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky
Cunha, Francisco Roberto Brito
Avaliação do aprendizado
Criança portadora de necessidades especiais
Vygotsky
title_short A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky
title_full A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky
title_fullStr A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky
title_full_unstemmed A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky
title_sort A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky
author Cunha, Francisco Roberto Brito
author_facet Cunha, Francisco Roberto Brito
Catrib, Ana Maria Fontenelle
Chagas, Daniel Almeida
Nobre, Maria Jeovaneide Ferreira
author_role author
author2 Catrib, Ana Maria Fontenelle
Chagas, Daniel Almeida
Nobre, Maria Jeovaneide Ferreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Francisco Roberto Brito
Catrib, Ana Maria Fontenelle
Chagas, Daniel Almeida
Nobre, Maria Jeovaneide Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação do aprendizado
Criança portadora de necessidades especiais
Vygotsky
topic Avaliação do aprendizado
Criança portadora de necessidades especiais
Vygotsky
description Existem duas grandes vertentes na psicologia que explicam a aquisição da linguagem: uma delas defende que a linguagem nasce conosco; outra, que a linguagem é aprendida pela interação com meio. Para Vygotsky(1998b) linguagem é considerada como instrumento primordial para viabilizar a comunicação, a vida em sociedade. Sem a linguagem o ser humano não é social, nem histórico, nem cultural. Ele defende que a função primordial da fala é a comunicação e sua utilidade é o intercâmbio social. E para se ter uma verdadeira comunicação deve haver um significado e é no significado da palavra que o pensamento e a fala se unem em forma de pensamento verbal. Logo faz-se necessário a utilização dos signos compartilhados e compreensíveis às outras pessoas que traduzem as idéias e pensamentos produzidos nas trocas sociais. A partir do exposto objetivamos a compreender a diferença de aprendizagem de uma criança portadora de necessidades especiais auditivas na sala de aula regular do Ensino Fundamental I e no atendimento educacional especializado em uma Escola Ensino Fundamental da cidade de Ibicuitinga — Ce. A referida escola adota o regime de hora aula e as suas atividades pedagógicas são realizadas a partir de um rodízio de professores polivalentes. [...]
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2018-12-27T22:47:43Z
2018-12-27T22:47:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, Francisco Roberto Brito; CATRIB, Ana Maria Fontenelle; CHAGAS, Daniel Almeida; NOBRE, Maria Jeovaneide Ferreira. A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2585-2590.
85 7485 099 3
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38579
identifier_str_mv CUNHA, Francisco Roberto Brito; CATRIB, Ana Maria Fontenelle; CHAGAS, Daniel Almeida; NOBRE, Maria Jeovaneide Ferreira. A criança portadora de necessidades especiais: uma avaliação do aprendizado sob a luz de Vygtosky. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2585-2590.
85 7485 099 3
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
publisher.none.fl_str_mv V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028869024776192