O fenômeno da precarização laboral: uma investigação sobre as professoras da rede pública de ensino do município de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Karlinne de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Aquino, Cassio Adriano Braz de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19197
Resumo: O artigo analisa o processo de precarização laboral vivenciado pelas professoras da rede municipal de ensino da cidade de Fortaleza, Brasil. A base teórica da pesquisa aponta para uma nova configuração da realidade laboral e caracteriza um cenário demarcado por mudanças nas formas de contratação, intensificação do trabalho e aceleração dos tempos. Tal cenário compõe o que compreendemos por precarização laboral. A pesquisa tem caráter qualitativo. Para construção dos dados, utilizamos observação e entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados, orientada pela análise de conteúdo, permitiu-nos identificar o processo de precarização através do viés da intensificação laboral. As categorias de análise se agruparam nos blocos temáticos: complexidade de demanda de atuação na escola; cooperação familiar e questão social; Educação Inclusiva; condições e organização do trabalho. A partir destes temas, atentamos em como o processo de precarização laboral, aqui representado pela intensificação do trabalho, é compreendido a partir dessas categorias.
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