A 'regulamentação' do professor precarizado: o impacto da precarização laboral nos professores da rede pública de ensino no Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Daniel Ítalo Alencar
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Aquino, Cassio Adriano Braz de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19195
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar as novas formas de organização no mundo do trabalho e as consequências da precarização/flexibilização laboral na subjetividade do trabalhador e como essas formas flexíveis de trabalho são percebidas pelos mesmos, tendo como pressuposto e entendimento que o processo de precarização não é um fenômeno homogêneo, mas atinge de forma diferenciada diferentes setores da classe trabalhadora. Focamo-nos no estudo da realidade laboral dos professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Ceará, usando como referencial teórico a Sociologia do Trabalho e a Psicologia Social do Trabalho. Utilizando como aporte metodológico a sócio-hermenêutica de Alonso (1998) e sua Análise Sociológica do Discurso.
id UFC-7_50e39ed3ed779631430b15acd09f87bb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/19195
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A 'regulamentação' do professor precarizado: o impacto da precarização laboral nos professores da rede pública de ensino no CearáPrecarizaçãoTrabalhoDocenteO presente estudo tem como objetivo analisar as novas formas de organização no mundo do trabalho e as consequências da precarização/flexibilização laboral na subjetividade do trabalhador e como essas formas flexíveis de trabalho são percebidas pelos mesmos, tendo como pressuposto e entendimento que o processo de precarização não é um fenômeno homogêneo, mas atinge de forma diferenciada diferentes setores da classe trabalhadora. Focamo-nos no estudo da realidade laboral dos professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Ceará, usando como referencial teórico a Sociologia do Trabalho e a Psicologia Social do Trabalho. Utilizando como aporte metodológico a sócio-hermenêutica de Alonso (1998) e sua Análise Sociológica do Discurso.Congresso Latinoamericano de Sociologia2016-08-20T18:05:29Z2016-08-20T18:05:29Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBARROS, Daniel Ítalo Alencar ; AQUINO, Cassio Adriano Braz de. A 'regulamentação' do professor precarizado: o impacto da precarização laboral nos professores da rede pública de ensino no Ceará. In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGIA, 29., 2013, Santiago. Atas... Santiago: ALAS, 2013. p. 01-08978-956-19-0828-4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19195Barros, Daniel Ítalo AlencarAquino, Cassio Adriano Braz deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-20T17:12:31Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/19195Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:58.794023Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A 'regulamentação' do professor precarizado: o impacto da precarização laboral nos professores da rede pública de ensino no Ceará
title A 'regulamentação' do professor precarizado: o impacto da precarização laboral nos professores da rede pública de ensino no Ceará
spellingShingle A 'regulamentação' do professor precarizado: o impacto da precarização laboral nos professores da rede pública de ensino no Ceará
Barros, Daniel Ítalo Alencar
Precarização
Trabalho
Docente
title_short A 'regulamentação' do professor precarizado: o impacto da precarização laboral nos professores da rede pública de ensino no Ceará
title_full A 'regulamentação' do professor precarizado: o impacto da precarização laboral nos professores da rede pública de ensino no Ceará
title_fullStr A 'regulamentação' do professor precarizado: o impacto da precarização laboral nos professores da rede pública de ensino no Ceará
title_full_unstemmed A 'regulamentação' do professor precarizado: o impacto da precarização laboral nos professores da rede pública de ensino no Ceará
title_sort A 'regulamentação' do professor precarizado: o impacto da precarização laboral nos professores da rede pública de ensino no Ceará
author Barros, Daniel Ítalo Alencar
author_facet Barros, Daniel Ítalo Alencar
Aquino, Cassio Adriano Braz de
author_role author
author2 Aquino, Cassio Adriano Braz de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Daniel Ítalo Alencar
Aquino, Cassio Adriano Braz de
dc.subject.por.fl_str_mv Precarização
Trabalho
Docente
topic Precarização
Trabalho
Docente
description O presente estudo tem como objetivo analisar as novas formas de organização no mundo do trabalho e as consequências da precarização/flexibilização laboral na subjetividade do trabalhador e como essas formas flexíveis de trabalho são percebidas pelos mesmos, tendo como pressuposto e entendimento que o processo de precarização não é um fenômeno homogêneo, mas atinge de forma diferenciada diferentes setores da classe trabalhadora. Focamo-nos no estudo da realidade laboral dos professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Ceará, usando como referencial teórico a Sociologia do Trabalho e a Psicologia Social do Trabalho. Utilizando como aporte metodológico a sócio-hermenêutica de Alonso (1998) e sua Análise Sociológica do Discurso.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2016-08-20T18:05:29Z
2016-08-20T18:05:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROS, Daniel Ítalo Alencar ; AQUINO, Cassio Adriano Braz de. A 'regulamentação' do professor precarizado: o impacto da precarização laboral nos professores da rede pública de ensino no Ceará. In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGIA, 29., 2013, Santiago. Atas... Santiago: ALAS, 2013. p. 01-08
978-956-19-0828-4
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19195
identifier_str_mv BARROS, Daniel Ítalo Alencar ; AQUINO, Cassio Adriano Braz de. A 'regulamentação' do professor precarizado: o impacto da precarização laboral nos professores da rede pública de ensino no Ceará. In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGIA, 29., 2013, Santiago. Atas... Santiago: ALAS, 2013. p. 01-08
978-956-19-0828-4
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Congresso Latinoamericano de Sociologia
publisher.none.fl_str_mv Congresso Latinoamericano de Sociologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028751759376384