A observação e o registro como instrumentos relevantes para a prática pedagógica na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56841 |
Resumo: | O registro pedagógico é considerado, na literatura voltada para a Educação Infantil e nos documentos oficiais de orientação pedagógica, como uma importante atividade para os professores. Por meio do mesmo, é possível aprender mais sobre as crianças e refletir sobre as práticas pedagógicas. As Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil (DCNEI) estabelecem que é nisso que consiste a avaliação na EI, em observação crítica de brincadeiras e interações das crianças e atividades e registros que resultam na documentação para que as famílias conheçam o trabalho da instituição junto às crianças, assim como o processo de aprendizagem e desenvolvimento destas. A finalidade deste trabalho é apresentar como a documentação pedagógica ocorre em uma turma Infantil 3 da Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC - UFC). Esta se dá por meio de observação das crianças nos diferentes momentos da rotina (acolhida, parque, roda de história etc.), realizando o registro escrito das interações entre elas mesmas e os adultos, além de registro fotográfico desses momentos. Ao final do semestre, são produzidos relatórios, geral e específicos, que são entregues às famílias. Percebemos que esta prática possibilita às famílias o acompanhamento do trabalho desenvolvido e a busca pela solução de possíveis dificuldades apresentadas pelas crianças, oportunizando, além desse diálogo, um replanejamento da rotina e atividades. Os resultados desta ação extensiva comprovam sua contribuição para meu processo formativo como graduanda de pedagogia, ampliando meus conhecimentos sobre a criança e familiarizando-me com os processos de avaliação na Educação Infantil de acordo com o que é proposto na legislação referente. É importante que outros alunos de pedagogia também tenham a oportunidade de vivenciar esse processo durante sua formação, para assim experimentar na prática aquilo que aprendemos nas disciplinas ofertadas pelo curso. |
id |
UFC-7_9ae52e3ba39aae573c127e5c2ddc38ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/56841 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A observação e o registro como instrumentos relevantes para a prática pedagógica na educação infantilProfessores - FormaçãoEducação infantilAprendizagem ativaO registro pedagógico é considerado, na literatura voltada para a Educação Infantil e nos documentos oficiais de orientação pedagógica, como uma importante atividade para os professores. Por meio do mesmo, é possível aprender mais sobre as crianças e refletir sobre as práticas pedagógicas. As Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil (DCNEI) estabelecem que é nisso que consiste a avaliação na EI, em observação crítica de brincadeiras e interações das crianças e atividades e registros que resultam na documentação para que as famílias conheçam o trabalho da instituição junto às crianças, assim como o processo de aprendizagem e desenvolvimento destas. A finalidade deste trabalho é apresentar como a documentação pedagógica ocorre em uma turma Infantil 3 da Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC - UFC). Esta se dá por meio de observação das crianças nos diferentes momentos da rotina (acolhida, parque, roda de história etc.), realizando o registro escrito das interações entre elas mesmas e os adultos, além de registro fotográfico desses momentos. Ao final do semestre, são produzidos relatórios, geral e específicos, que são entregues às famílias. Percebemos que esta prática possibilita às famílias o acompanhamento do trabalho desenvolvido e a busca pela solução de possíveis dificuldades apresentadas pelas crianças, oportunizando, além desse diálogo, um replanejamento da rotina e atividades. Os resultados desta ação extensiva comprovam sua contribuição para meu processo formativo como graduanda de pedagogia, ampliando meus conhecimentos sobre a criança e familiarizando-me com os processos de avaliação na Educação Infantil de acordo com o que é proposto na legislação referente. É importante que outros alunos de pedagogia também tenham a oportunidade de vivenciar esse processo durante sua formação, para assim experimentar na prática aquilo que aprendemos nas disciplinas ofertadas pelo curso.Universidade Federal do Ceará2021-03-01T11:13:08Z2021-03-01T11:13:08Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOUSA, Giovanna Rocha Guimaraes; LEITAO, Fatima Maria Araujo Saboia. A observação e o registro como instrumentos relevantes para a prática pedagógica na educação infantil. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56841Sousa, Giovanna Rocha GuimaraesLeitao, Fatima Maria Araujo Saboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T14:16:22Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56841Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:51:28.389726Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A observação e o registro como instrumentos relevantes para a prática pedagógica na educação infantil |
title |
A observação e o registro como instrumentos relevantes para a prática pedagógica na educação infantil |
spellingShingle |
A observação e o registro como instrumentos relevantes para a prática pedagógica na educação infantil Sousa, Giovanna Rocha Guimaraes Professores - Formação Educação infantil Aprendizagem ativa |
title_short |
A observação e o registro como instrumentos relevantes para a prática pedagógica na educação infantil |
title_full |
A observação e o registro como instrumentos relevantes para a prática pedagógica na educação infantil |
title_fullStr |
A observação e o registro como instrumentos relevantes para a prática pedagógica na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A observação e o registro como instrumentos relevantes para a prática pedagógica na educação infantil |
title_sort |
A observação e o registro como instrumentos relevantes para a prática pedagógica na educação infantil |
author |
Sousa, Giovanna Rocha Guimaraes |
author_facet |
Sousa, Giovanna Rocha Guimaraes Leitao, Fatima Maria Araujo Saboia |
author_role |
author |
author2 |
Leitao, Fatima Maria Araujo Saboia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Giovanna Rocha Guimaraes Leitao, Fatima Maria Araujo Saboia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Educação infantil Aprendizagem ativa |
topic |
Professores - Formação Educação infantil Aprendizagem ativa |
description |
O registro pedagógico é considerado, na literatura voltada para a Educação Infantil e nos documentos oficiais de orientação pedagógica, como uma importante atividade para os professores. Por meio do mesmo, é possível aprender mais sobre as crianças e refletir sobre as práticas pedagógicas. As Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil (DCNEI) estabelecem que é nisso que consiste a avaliação na EI, em observação crítica de brincadeiras e interações das crianças e atividades e registros que resultam na documentação para que as famílias conheçam o trabalho da instituição junto às crianças, assim como o processo de aprendizagem e desenvolvimento destas. A finalidade deste trabalho é apresentar como a documentação pedagógica ocorre em uma turma Infantil 3 da Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC - UFC). Esta se dá por meio de observação das crianças nos diferentes momentos da rotina (acolhida, parque, roda de história etc.), realizando o registro escrito das interações entre elas mesmas e os adultos, além de registro fotográfico desses momentos. Ao final do semestre, são produzidos relatórios, geral e específicos, que são entregues às famílias. Percebemos que esta prática possibilita às famílias o acompanhamento do trabalho desenvolvido e a busca pela solução de possíveis dificuldades apresentadas pelas crianças, oportunizando, além desse diálogo, um replanejamento da rotina e atividades. Os resultados desta ação extensiva comprovam sua contribuição para meu processo formativo como graduanda de pedagogia, ampliando meus conhecimentos sobre a criança e familiarizando-me com os processos de avaliação na Educação Infantil de acordo com o que é proposto na legislação referente. É importante que outros alunos de pedagogia também tenham a oportunidade de vivenciar esse processo durante sua formação, para assim experimentar na prática aquilo que aprendemos nas disciplinas ofertadas pelo curso. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2021-03-01T11:13:08Z 2021-03-01T11:13:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUSA, Giovanna Rocha Guimaraes; LEITAO, Fatima Maria Araujo Saboia. A observação e o registro como instrumentos relevantes para a prática pedagógica na educação infantil. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56841 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Giovanna Rocha Guimaraes; LEITAO, Fatima Maria Araujo Saboia. A observação e o registro como instrumentos relevantes para a prática pedagógica na educação infantil. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028973110624256 |