A observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bodnar, Rejane Teresa Marcus
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88590
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
id UFSC_45b22f04b47a7fb7d5f227f85a5d51ee
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88590
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaBodnar, Rejane Teresa MarcusRocha, Eloisa Acires Candal2012-10-22T10:59:29Z2012-10-22T10:59:29Z20062006232264http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88590Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação. Programa de Pós-graduação em EducaçãoEsta pesquisa é um estudo sobre o processo de formação em serviço de professoras da educação infantil realizado para um projeto de pesquisa da Universidade (UFSC) envolvendo professoras da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (PMF), que teve por objetivo partir da observação e do registro pedagógico para ampliar o conhecimento sobre as relações educativas estabelecidas nas creches e nas pré-escolas e orientar os (re)planejamentos das ações educativas com as crianças pequenas. A análise desse processo de formação tomou como base os resultados das entrevistas e dos documentos escritos pelas professoras e pelo grupo de formação, nos quais se buscou identificar o papel da observação e do registro pedagógico como ferramentas da ação docente e de formação em serviço das professoras na orientação e reorientação das ações educativas junto às crianças. Nesse estudo buscou-se compreender as relações teoria-prática envolvidas na formação dos professores de educação infantil, privilegiando-se uma compreensão desse processo como uma tomada de consciência da ação constituída no espaço coletivo. Os resultados obtidos a partir da análise de conteúdo permitiram identificar categorias centrais: relação teoria e prática, observação e registro pedagógico e limites e possibilidades do processo de formação em serviço, e indicaram que as observações e registros das ações pedagógicas, quando compartilhadas com o outro, possibilitam reflexões teóricas e práticas e uma tomada de consciência dessas ações, impulsionando as mudanças da/na atuação docente.141 f.| grafs.porFlorianópolis, SCEducaçãoEducação infantilProfessores -FormaçãoEducação permanenteA observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL232264.pdfapplication/pdf1029681https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88590/1/232264.pdf257b6a261100ea2ca8e279c44bb4f270MD51TEXT232264.pdf.txt232264.pdf.txtExtracted Texttext/plain358957https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88590/2/232264.pdf.txt53e23fe31caf8b6aa7bf7037d63f6721MD52THUMBNAIL232264.pdf.jpg232264.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1256https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88590/3/232264.pdf.jpg6884e23ca6d93cc17cfd43649bdaa451MD53123456789/885902013-05-05 04:46:04.168oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88590Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T07:46:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantil
title A observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantil
spellingShingle A observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantil
Bodnar, Rejane Teresa Marcus
Educação
Educação infantil
Professores -
Formação
Educação permanente
title_short A observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantil
title_full A observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantil
title_fullStr A observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantil
title_full_unstemmed A observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantil
title_sort A observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantil
author Bodnar, Rejane Teresa Marcus
author_facet Bodnar, Rejane Teresa Marcus
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bodnar, Rejane Teresa Marcus
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Eloisa Acires Candal
contributor_str_mv Rocha, Eloisa Acires Candal
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Educação infantil
Professores -
Formação
Educação permanente
topic Educação
Educação infantil
Professores -
Formação
Educação permanente
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
publishDate 2006
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-22T10:59:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-22T10:59:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88590
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 232264
identifier_str_mv 232264
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 141 f.| grafs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88590/1/232264.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88590/2/232264.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88590/3/232264.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 257b6a261100ea2ca8e279c44bb4f270
53e23fe31caf8b6aa7bf7037d63f6721
6884e23ca6d93cc17cfd43649bdaa451
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804940414517248