A observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88590 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação |
id |
UFSC_45b22f04b47a7fb7d5f227f85a5d51ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88590 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaBodnar, Rejane Teresa MarcusRocha, Eloisa Acires Candal2012-10-22T10:59:29Z2012-10-22T10:59:29Z20062006232264http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88590Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação. Programa de Pós-graduação em EducaçãoEsta pesquisa é um estudo sobre o processo de formação em serviço de professoras da educação infantil realizado para um projeto de pesquisa da Universidade (UFSC) envolvendo professoras da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (PMF), que teve por objetivo partir da observação e do registro pedagógico para ampliar o conhecimento sobre as relações educativas estabelecidas nas creches e nas pré-escolas e orientar os (re)planejamentos das ações educativas com as crianças pequenas. A análise desse processo de formação tomou como base os resultados das entrevistas e dos documentos escritos pelas professoras e pelo grupo de formação, nos quais se buscou identificar o papel da observação e do registro pedagógico como ferramentas da ação docente e de formação em serviço das professoras na orientação e reorientação das ações educativas junto às crianças. Nesse estudo buscou-se compreender as relações teoria-prática envolvidas na formação dos professores de educação infantil, privilegiando-se uma compreensão desse processo como uma tomada de consciência da ação constituída no espaço coletivo. Os resultados obtidos a partir da análise de conteúdo permitiram identificar categorias centrais: relação teoria e prática, observação e registro pedagógico e limites e possibilidades do processo de formação em serviço, e indicaram que as observações e registros das ações pedagógicas, quando compartilhadas com o outro, possibilitam reflexões teóricas e práticas e uma tomada de consciência dessas ações, impulsionando as mudanças da/na atuação docente.141 f.| grafs.porFlorianópolis, SCEducaçãoEducação infantilProfessores -FormaçãoEducação permanenteA observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL232264.pdfapplication/pdf1029681https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88590/1/232264.pdf257b6a261100ea2ca8e279c44bb4f270MD51TEXT232264.pdf.txt232264.pdf.txtExtracted Texttext/plain358957https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88590/2/232264.pdf.txt53e23fe31caf8b6aa7bf7037d63f6721MD52THUMBNAIL232264.pdf.jpg232264.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1256https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88590/3/232264.pdf.jpg6884e23ca6d93cc17cfd43649bdaa451MD53123456789/885902013-05-05 04:46:04.168oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88590Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T07:46:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantil |
title |
A observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantil |
spellingShingle |
A observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantil Bodnar, Rejane Teresa Marcus Educação Educação infantil Professores - Formação Educação permanente |
title_short |
A observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantil |
title_full |
A observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantil |
title_fullStr |
A observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantil |
title_full_unstemmed |
A observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantil |
title_sort |
A observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantil |
author |
Bodnar, Rejane Teresa Marcus |
author_facet |
Bodnar, Rejane Teresa Marcus |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bodnar, Rejane Teresa Marcus |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha, Eloisa Acires Candal |
contributor_str_mv |
Rocha, Eloisa Acires Candal |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Educação infantil Professores - Formação Educação permanente |
topic |
Educação Educação infantil Professores - Formação Educação permanente |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação |
publishDate |
2006 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-22T10:59:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-22T10:59:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88590 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
232264 |
identifier_str_mv |
232264 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
141 f.| grafs. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88590/1/232264.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88590/2/232264.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88590/3/232264.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
257b6a261100ea2ca8e279c44bb4f270 53e23fe31caf8b6aa7bf7037d63f6721 6884e23ca6d93cc17cfd43649bdaa451 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766804940414517248 |