Avaliação do perfil mediacional de uma professora da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Helena de Ornellas Sivieri
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Maimone,Eulália Henriques, Oliveira,Aline Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100011
Resumo: Esta pesquisa objetivou examinar o perfil mediacional de uma professora de Educação Infantil, baseando-se no enfoque da Psicologia Histórico-Cultural, buscando ressaltar a importância da formação continuada de professores. Foram realizadas vídeogravações da interação da professora com as crianças na faixa etária de 5/6 anos de uma instituição de Educação Infantil de Minas Gerais, Brasil. Estas vídeogravações foram transcritas e validadas pela professora e, posteriormente, analisadas com base na Escala de Empenhamento do Adulto. Essa escala analisa as características pessoais e profissionais que definem a capacidade de interação da educadora no processo de ensino e aprendizagem: sensibilidade, autonomia e estimulação. A professora apresentou tais características, contudo, sensibilidade e autonomia aparecem em níveis mais baixos, indicando que ela tem um perfil mais voltado para estimulação da aprendizagem. Esses dados oferecem base para intervenções futuras em formação de professores da Educação Infantil.
id ABRAPEE-1_d1e5aadd224ebd6ee7c65dac7616d651
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572012000100011
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação do perfil mediacional de uma professora da educação infantilEducação Infantilmediação da aprendizagemformação de professoresEsta pesquisa objetivou examinar o perfil mediacional de uma professora de Educação Infantil, baseando-se no enfoque da Psicologia Histórico-Cultural, buscando ressaltar a importância da formação continuada de professores. Foram realizadas vídeogravações da interação da professora com as crianças na faixa etária de 5/6 anos de uma instituição de Educação Infantil de Minas Gerais, Brasil. Estas vídeogravações foram transcritas e validadas pela professora e, posteriormente, analisadas com base na Escala de Empenhamento do Adulto. Essa escala analisa as características pessoais e profissionais que definem a capacidade de interação da educadora no processo de ensino e aprendizagem: sensibilidade, autonomia e estimulação. A professora apresentou tais características, contudo, sensibilidade e autonomia aparecem em níveis mais baixos, indicando que ela tem um perfil mais voltado para estimulação da aprendizagem. Esses dados oferecem base para intervenções futuras em formação de professores da Educação Infantil.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100011Psicologia Escolar e Educacional v.16 n.1 2012reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572012000100011info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Helena de Ornellas SivieriMaimone,Eulália HenriquesOliveira,Aline Patríciapor2012-07-26T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572012000100011Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2012-07-26T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do perfil mediacional de uma professora da educação infantil
title Avaliação do perfil mediacional de uma professora da educação infantil
spellingShingle Avaliação do perfil mediacional de uma professora da educação infantil
Pereira,Helena de Ornellas Sivieri
Educação Infantil
mediação da aprendizagem
formação de professores
title_short Avaliação do perfil mediacional de uma professora da educação infantil
title_full Avaliação do perfil mediacional de uma professora da educação infantil
title_fullStr Avaliação do perfil mediacional de uma professora da educação infantil
title_full_unstemmed Avaliação do perfil mediacional de uma professora da educação infantil
title_sort Avaliação do perfil mediacional de uma professora da educação infantil
author Pereira,Helena de Ornellas Sivieri
author_facet Pereira,Helena de Ornellas Sivieri
Maimone,Eulália Henriques
Oliveira,Aline Patrícia
author_role author
author2 Maimone,Eulália Henriques
Oliveira,Aline Patrícia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Helena de Ornellas Sivieri
Maimone,Eulália Henriques
Oliveira,Aline Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
mediação da aprendizagem
formação de professores
topic Educação Infantil
mediação da aprendizagem
formação de professores
description Esta pesquisa objetivou examinar o perfil mediacional de uma professora de Educação Infantil, baseando-se no enfoque da Psicologia Histórico-Cultural, buscando ressaltar a importância da formação continuada de professores. Foram realizadas vídeogravações da interação da professora com as crianças na faixa etária de 5/6 anos de uma instituição de Educação Infantil de Minas Gerais, Brasil. Estas vídeogravações foram transcritas e validadas pela professora e, posteriormente, analisadas com base na Escala de Empenhamento do Adulto. Essa escala analisa as características pessoais e profissionais que definem a capacidade de interação da educadora no processo de ensino e aprendizagem: sensibilidade, autonomia e estimulação. A professora apresentou tais características, contudo, sensibilidade e autonomia aparecem em níveis mais baixos, indicando que ela tem um perfil mais voltado para estimulação da aprendizagem. Esses dados oferecem base para intervenções futuras em formação de professores da Educação Infantil.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572012000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.16 n.1 2012
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212605652631552