Avaliação do perfil mediacional de uma professora da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100011 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou examinar o perfil mediacional de uma professora de Educação Infantil, baseando-se no enfoque da Psicologia Histórico-Cultural, buscando ressaltar a importância da formação continuada de professores. Foram realizadas vídeogravações da interação da professora com as crianças na faixa etária de 5/6 anos de uma instituição de Educação Infantil de Minas Gerais, Brasil. Estas vídeogravações foram transcritas e validadas pela professora e, posteriormente, analisadas com base na Escala de Empenhamento do Adulto. Essa escala analisa as características pessoais e profissionais que definem a capacidade de interação da educadora no processo de ensino e aprendizagem: sensibilidade, autonomia e estimulação. A professora apresentou tais características, contudo, sensibilidade e autonomia aparecem em níveis mais baixos, indicando que ela tem um perfil mais voltado para estimulação da aprendizagem. Esses dados oferecem base para intervenções futuras em formação de professores da Educação Infantil. |
id |
ABRAPEE-1_d1e5aadd224ebd6ee7c65dac7616d651 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572012000100011 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do perfil mediacional de uma professora da educação infantilEducação Infantilmediação da aprendizagemformação de professoresEsta pesquisa objetivou examinar o perfil mediacional de uma professora de Educação Infantil, baseando-se no enfoque da Psicologia Histórico-Cultural, buscando ressaltar a importância da formação continuada de professores. Foram realizadas vídeogravações da interação da professora com as crianças na faixa etária de 5/6 anos de uma instituição de Educação Infantil de Minas Gerais, Brasil. Estas vídeogravações foram transcritas e validadas pela professora e, posteriormente, analisadas com base na Escala de Empenhamento do Adulto. Essa escala analisa as características pessoais e profissionais que definem a capacidade de interação da educadora no processo de ensino e aprendizagem: sensibilidade, autonomia e estimulação. A professora apresentou tais características, contudo, sensibilidade e autonomia aparecem em níveis mais baixos, indicando que ela tem um perfil mais voltado para estimulação da aprendizagem. Esses dados oferecem base para intervenções futuras em formação de professores da Educação Infantil.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100011Psicologia Escolar e Educacional v.16 n.1 2012reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572012000100011info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Helena de Ornellas SivieriMaimone,Eulália HenriquesOliveira,Aline Patríciapor2012-07-26T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572012000100011Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2012-07-26T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do perfil mediacional de uma professora da educação infantil |
title |
Avaliação do perfil mediacional de uma professora da educação infantil |
spellingShingle |
Avaliação do perfil mediacional de uma professora da educação infantil Pereira,Helena de Ornellas Sivieri Educação Infantil mediação da aprendizagem formação de professores |
title_short |
Avaliação do perfil mediacional de uma professora da educação infantil |
title_full |
Avaliação do perfil mediacional de uma professora da educação infantil |
title_fullStr |
Avaliação do perfil mediacional de uma professora da educação infantil |
title_full_unstemmed |
Avaliação do perfil mediacional de uma professora da educação infantil |
title_sort |
Avaliação do perfil mediacional de uma professora da educação infantil |
author |
Pereira,Helena de Ornellas Sivieri |
author_facet |
Pereira,Helena de Ornellas Sivieri Maimone,Eulália Henriques Oliveira,Aline Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
Maimone,Eulália Henriques Oliveira,Aline Patrícia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira,Helena de Ornellas Sivieri Maimone,Eulália Henriques Oliveira,Aline Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil mediação da aprendizagem formação de professores |
topic |
Educação Infantil mediação da aprendizagem formação de professores |
description |
Esta pesquisa objetivou examinar o perfil mediacional de uma professora de Educação Infantil, baseando-se no enfoque da Psicologia Histórico-Cultural, buscando ressaltar a importância da formação continuada de professores. Foram realizadas vídeogravações da interação da professora com as crianças na faixa etária de 5/6 anos de uma instituição de Educação Infantil de Minas Gerais, Brasil. Estas vídeogravações foram transcritas e validadas pela professora e, posteriormente, analisadas com base na Escala de Empenhamento do Adulto. Essa escala analisa as características pessoais e profissionais que definem a capacidade de interação da educadora no processo de ensino e aprendizagem: sensibilidade, autonomia e estimulação. A professora apresentou tais características, contudo, sensibilidade e autonomia aparecem em níveis mais baixos, indicando que ela tem um perfil mais voltado para estimulação da aprendizagem. Esses dados oferecem base para intervenções futuras em formação de professores da Educação Infantil. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572012000100011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.16 n.1 2012 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212605652631552 |