A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem: uma análise entre 2010-2020 de artigos científicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Davilene Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Adriana Serafim de, Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56762
Resumo: This paper aims to conduct a review in the Brazilian scientific literature on the theme interdisciplinarity and learning processes in a peer-reviewed journal article, indexed in the Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), between 2010 and 2020. The research is of an applied nature, with a qualitative and quantitative approach, adopting content analysis as the techniques. 312 articles were retrieved through the descriptors used, interdisciplinarity and the learning process, after content analysis, this number was reduced to 22 articles, to which further verifications were possible. The categories used for the analyses were: title; summary; Year of publication; authorship; keywords; level; teaching; Journals and Methodological Approach. The survey allowed us to identify that there are some gaps to be researched regarding the studies of this theme at basic and higher education levels. The approaches most used by researchers in their data collection, as well as scientific journals that publish articles on this topic, suggest future investigations.
id UFC-7_9d3c29b918eb6e6fb5c0917156082ebb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/56762
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem: uma análise entre 2010-2020 de artigos científicosScientific communication of interdisciplinary practices in learning processes: an analysis between 2010-2020Comunicação científicaInterdisciplinaridadeMapeamento da literaturaAprendizagemThis paper aims to conduct a review in the Brazilian scientific literature on the theme interdisciplinarity and learning processes in a peer-reviewed journal article, indexed in the Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), between 2010 and 2020. The research is of an applied nature, with a qualitative and quantitative approach, adopting content analysis as the techniques. 312 articles were retrieved through the descriptors used, interdisciplinarity and the learning process, after content analysis, this number was reduced to 22 articles, to which further verifications were possible. The categories used for the analyses were: title; summary; Year of publication; authorship; keywords; level; teaching; Journals and Methodological Approach. The survey allowed us to identify that there are some gaps to be researched regarding the studies of this theme at basic and higher education levels. The approaches most used by researchers in their data collection, as well as scientific journals that publish articles on this topic, suggest future investigations.Este trabalho visa realizar um mapeamento a partir da literatura científica brasileira acerca da temática interdisciplinaridade e os processos de aprendizagem em artigo de periódico revisados por pares, e indexados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre os anos de 2010 e 2020. A pesquisa se constitui de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa, adotando a análise de conteúdo como técnica. Foram recuperados 312 artigos através dos descritores utilizados, interdisciplinaridade and processo de aprendizagem, após a análise de conteúdo, esse número foi reduzido para 22 artigos, aos quais foram possíveis verificações mais aprofundadas. As categorias utilizadas para as análises foram: título, resumo, ano de publicação, autoria, palavras-chave, nível, ensino; periódicos e abordagem metodológica. O levantamento permitiu identificar que existem algumas lacunas a serem pesquisadas quanto aos estudos dessa temática nos níveis de ensino básico e superior As abordagens mais utilizadas pelos pesquisadores em suas coletas de dados, assim como as revistas científicas que publicam artigos sobre esse tema, sugerem futuras investigações.Revista Informação em Pauta2021-02-25T10:39:55Z2021-02-25T10:39:55Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Davilene Souza; SOUZA, Adriana Serafim de; ROSA, Flávia Goulart Mota Garcia. A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem: uma análise entre 2010-2020 de artigos científicos. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 56-70, jul./dez. 2020.2525-3468 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56762Santos, Davilene SouzaSouza, Adriana Serafim deRosa, Flávia Goulart Mota Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-30T18:02:26Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56762Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-30T18:02:26Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem: uma análise entre 2010-2020 de artigos científicos
Scientific communication of interdisciplinary practices in learning processes: an analysis between 2010-2020
title A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem: uma análise entre 2010-2020 de artigos científicos
spellingShingle A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem: uma análise entre 2010-2020 de artigos científicos
Santos, Davilene Souza
Comunicação científica
Interdisciplinaridade
Mapeamento da literatura
Aprendizagem
title_short A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem: uma análise entre 2010-2020 de artigos científicos
title_full A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem: uma análise entre 2010-2020 de artigos científicos
title_fullStr A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem: uma análise entre 2010-2020 de artigos científicos
title_full_unstemmed A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem: uma análise entre 2010-2020 de artigos científicos
title_sort A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem: uma análise entre 2010-2020 de artigos científicos
author Santos, Davilene Souza
author_facet Santos, Davilene Souza
Souza, Adriana Serafim de
Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia
author_role author
author2 Souza, Adriana Serafim de
Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Davilene Souza
Souza, Adriana Serafim de
Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação científica
Interdisciplinaridade
Mapeamento da literatura
Aprendizagem
topic Comunicação científica
Interdisciplinaridade
Mapeamento da literatura
Aprendizagem
description This paper aims to conduct a review in the Brazilian scientific literature on the theme interdisciplinarity and learning processes in a peer-reviewed journal article, indexed in the Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), between 2010 and 2020. The research is of an applied nature, with a qualitative and quantitative approach, adopting content analysis as the techniques. 312 articles were retrieved through the descriptors used, interdisciplinarity and the learning process, after content analysis, this number was reduced to 22 articles, to which further verifications were possible. The categories used for the analyses were: title; summary; Year of publication; authorship; keywords; level; teaching; Journals and Methodological Approach. The survey allowed us to identify that there are some gaps to be researched regarding the studies of this theme at basic and higher education levels. The approaches most used by researchers in their data collection, as well as scientific journals that publish articles on this topic, suggest future investigations.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-02-25T10:39:55Z
2021-02-25T10:39:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Davilene Souza; SOUZA, Adriana Serafim de; ROSA, Flávia Goulart Mota Garcia. A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem: uma análise entre 2010-2020 de artigos científicos. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 56-70, jul./dez. 2020.
2525-3468 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56762
identifier_str_mv SANTOS, Davilene Souza; SOUZA, Adriana Serafim de; ROSA, Flávia Goulart Mota Garcia. A comunicação científica das práticas interdisciplinares em processos de aprendizagem: uma análise entre 2010-2020 de artigos científicos. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 56-70, jul./dez. 2020.
2525-3468 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Informação em Pauta
publisher.none.fl_str_mv Revista Informação em Pauta
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935783510933504