Semiótica da fotografia: análise semiótica das óperas de Maria Callas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70301 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a semiótica da fotografia através de análises de três fotografias das óperas da Maria Callas. A pesquisa objetiva analisar os efeitos discursivos da fotografia na Ópera de Maria Callas através da perspectiva greimasiana, considerando a debreagem, o contrato enunciativo e o quadrado semiótico. Além disso, interpretamos as cores das fotografias analisadas, nos permitindo descrever a função exercida dentro das imagens fotográficas. Assim, foi analisada a relação da música com a imagem; imagem e espaço; a tradução intersemiótica e a sensibilidade visual. A fim de apresentar uma discussão de natureza teórica esclarecendo o embasamento desta pesquisa, estabeleceu-se a relação de estudos que ajudam a compreender a análise das fotografias, são eles: Greimas (1976), Julio Plaza (2008), Paula Tesser (2009), Alexia Brasil e Daniel Cardoso (2009). Com isso, foi possível concluir que a proximidade com a “realidade” faz com que haja uma conexão com a fotografia no momento que se pode identificar como humana, sendo o elemento principal da foto, dentro de um espaço já conhecido, o teatro. Quando a imagem é contemplada, os espectadores se sentem próximos da fotografia. Podemos observar ainda que diversos sentimentos podem ser gerados a partir das cores das imagens, ocorrendo uma associação. |
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