Semiótica da fotografia: análise semiótica das óperas de Maria Callas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caulliraux, Marcella Barreto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lemos, Tércia Montenegro
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70301
Resumo: O presente trabalho aborda a semiótica da fotografia através de análises de três fotografias das óperas da Maria Callas. A pesquisa objetiva analisar os efeitos discursivos da fotografia na Ópera de Maria Callas através da perspectiva greimasiana, considerando a debreagem, o contrato enunciativo e o quadrado semiótico. Além disso, interpretamos as cores das fotografias analisadas, nos permitindo descrever a função exercida dentro das imagens fotográficas. Assim, foi analisada a relação da música com a imagem; imagem e espaço; a tradução intersemiótica e a sensibilidade visual. A fim de apresentar uma discussão de natureza teórica esclarecendo o embasamento desta pesquisa, estabeleceu-se a relação de estudos que ajudam a compreender a análise das fotografias, são eles: Greimas (1976), Julio Plaza (2008), Paula Tesser (2009), Alexia Brasil e Daniel Cardoso (2009). Com isso, foi possível concluir que a proximidade com a “realidade” faz com que haja uma conexão com a fotografia no momento que se pode identificar como humana, sendo o elemento principal da foto, dentro de um espaço já conhecido, o teatro. Quando a imagem é contemplada, os espectadores se sentem próximos da fotografia. Podemos observar ainda que diversos sentimentos podem ser gerados a partir das cores das imagens, ocorrendo uma associação.
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