Características de práticas de educação em saúde realizadas por estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Francisco Gilberto Fernandes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pinheiro, Sâmia Jucá, Caetano, Joselany Áfio, Ataíde, Márcia Barroso Camilo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23086
Resumo: The objective was to describe characteristics of undergraduate nursing students’ Health Education practices. A descriptive and exploratory study was undertaken between February and June 2015 at a private higher education institution in Fortaleza, state of Ceará, Brazil. Using a standardized form, 60 activities students developed in the ninth and tenth course terms were analyzed. The main educational techniques used were: lecture, educative games and association of several techniques; mainly performed in primary care 38 (63%). The general theme varied according to the health care level, but the care/treatment orientation to specific groups was more common in 25 (42%) of the educative actions. In conclusion, the Health Education practices follow an eminently preventive model, marked by the presence of the playful.
id UFC-7_9e2c8abf4855eb40349ad38691f968da
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/23086
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Características de práticas de educação em saúde realizadas por estudantes de enfermagemCaracterísticas de prácticas de educación en salud desarrolladas por estudiantes de enfermeríaCharacteristics of nursing student's health education practicesEducação em SaúdeEstudantes de EnfermagemEducação em EnfermagemThe objective was to describe characteristics of undergraduate nursing students’ Health Education practices. A descriptive and exploratory study was undertaken between February and June 2015 at a private higher education institution in Fortaleza, state of Ceará, Brazil. Using a standardized form, 60 activities students developed in the ninth and tenth course terms were analyzed. The main educational techniques used were: lecture, educative games and association of several techniques; mainly performed in primary care 38 (63%). The general theme varied according to the health care level, but the care/treatment orientation to specific groups was more common in 25 (42%) of the educative actions. In conclusion, the Health Education practices follow an eminently preventive model, marked by the presence of the playful.Objetivou-se descrever características de práticas de Educação em Saúde realizadas por estudantes de graduação em enfermagem.Trata-se de estudo descritivo exploratório realizado entre fevereiro e junho de 2015, em uma instituição privada de ensino superior em Fortaleza, estado do Ceará, que analisou, por meio de um formulário padronizado, 60 atividades desenvolvidas por estudantes do nono e décimo período do curso.As principais técnicas educativas utilizadas foram: palestra, jogos educativos e associação de técnicas diversas; realizadas principalmente na atenção primária 38 (63%). A temática geral variou de acordo com o nível de atenção em saúde, porém a orientação de cuidados/tratamentos a grupos específicos foi mais comum em 25 (42%) das ações educativas. Conclui-se que as práticas de Educação em Saúde seguem um modelo eminentemente preventivo, marcadas pela presença do lúdico.La finalidad fue describir características de prácticas de Educación en Salud desarrolladas por estudiantes de pregrado en enfermería. Fue desarrollado un estudio descriptivo exploratorio entre febrero y junio de 2015, en una institución privada de educación superior en Fortaleza, estado de Ceará, Brasil. Mediante un formulario estandarizado, fueron analizadas 60 actividades desarrolladas por estudiantes del nono y décimo período del curso. Las principales técnicas educativas utilizadas fueron: conferencia, juegos educativos y asociación de técnicas diversas; desarrolladas principalmente en la atención primaria 38 (63%). La temática general varió según el nivel de atención en salud, pero la orientación de cuidados/tratamientos a grupos específicos fue más común en 25 (42%) de las acciones educativas. Se concluye que las prácticas de Educación en Salud siguen un modelo eminentemente preventivo, marcadas por la presencia del lúdico.Cogitare Enfermagem2017-06-07T14:15:35Z2017-06-07T14:15:35Z2016-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPEREIRA, Francisco Gilberto Fernandes et al. Características de práticas de educação em saúde realizadas por estudantes de enfermagem. Cogitare Enfermagem, Curitiba, v. 21, n. 2, p. 1-7, abr./jun. 2016.1414-8536http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23086Pereira, Francisco Gilberto FernandesPinheiro, Sâmia JucáCaetano, Joselany ÁfioAtaíde, Márcia Barroso Camilo deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-13T13:34:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/23086Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:59:48.724146Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Características de práticas de educação em saúde realizadas por estudantes de enfermagem
Características de prácticas de educación en salud desarrolladas por estudiantes de enfermería
Characteristics of nursing student's health education practices
title Características de práticas de educação em saúde realizadas por estudantes de enfermagem
spellingShingle Características de práticas de educação em saúde realizadas por estudantes de enfermagem
Pereira, Francisco Gilberto Fernandes
Educação em Saúde
Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
title_short Características de práticas de educação em saúde realizadas por estudantes de enfermagem
title_full Características de práticas de educação em saúde realizadas por estudantes de enfermagem
title_fullStr Características de práticas de educação em saúde realizadas por estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed Características de práticas de educação em saúde realizadas por estudantes de enfermagem
title_sort Características de práticas de educação em saúde realizadas por estudantes de enfermagem
author Pereira, Francisco Gilberto Fernandes
author_facet Pereira, Francisco Gilberto Fernandes
Pinheiro, Sâmia Jucá
Caetano, Joselany Áfio
Ataíde, Márcia Barroso Camilo de
author_role author
author2 Pinheiro, Sâmia Jucá
Caetano, Joselany Áfio
Ataíde, Márcia Barroso Camilo de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Francisco Gilberto Fernandes
Pinheiro, Sâmia Jucá
Caetano, Joselany Áfio
Ataíde, Márcia Barroso Camilo de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
topic Educação em Saúde
Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
description The objective was to describe characteristics of undergraduate nursing students’ Health Education practices. A descriptive and exploratory study was undertaken between February and June 2015 at a private higher education institution in Fortaleza, state of Ceará, Brazil. Using a standardized form, 60 activities students developed in the ninth and tenth course terms were analyzed. The main educational techniques used were: lecture, educative games and association of several techniques; mainly performed in primary care 38 (63%). The general theme varied according to the health care level, but the care/treatment orientation to specific groups was more common in 25 (42%) of the educative actions. In conclusion, the Health Education practices follow an eminently preventive model, marked by the presence of the playful.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04
2017-06-07T14:15:35Z
2017-06-07T14:15:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Francisco Gilberto Fernandes et al. Características de práticas de educação em saúde realizadas por estudantes de enfermagem. Cogitare Enfermagem, Curitiba, v. 21, n. 2, p. 1-7, abr./jun. 2016.
1414-8536
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23086
identifier_str_mv PEREIRA, Francisco Gilberto Fernandes et al. Características de práticas de educação em saúde realizadas por estudantes de enfermagem. Cogitare Enfermagem, Curitiba, v. 21, n. 2, p. 1-7, abr./jun. 2016.
1414-8536
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029026813444096