Educação e o conceito de intelectual: trajetória e atuação jornalística de Coelho Sampaio sobre o educar no Ceará dos anos 1940.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Manuelle Araújo da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/0013000010czr
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52610
Resumo: O presente trabalhotem por objetivo principal estabelecer reflexões acerca dos conceitos de intelectual mediador e de intelectual criador, como forma de buscar aprofundar o uso do conceito de intelectual na investigação por mim desenvolvida. Tal intento é relevante, pois apresente pesquisa sobre Ensino e Educação no Ceará dos anos 1940, é desenvolvida a partir dos escritos de um sujeito - colunista, professor e formado em Economia - e dos seus dizeres sobre educação, instrução e ensino, no jornal Gazeta de Notícias. E isso implica compreender que reflexões sobre a sua trajetória fazem-se importantes para o exercício interpretativo da sua forma de pensar a Educação de seu período. Como aspectos conclusivos, tem-se que os conceitos são aplicáveis, mas com alguns cuidados metodológicos.
id UFC-7_9ed38776522940bde9873a6c898e3021
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/52610
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Educação e o conceito de intelectual: trajetória e atuação jornalística de Coelho Sampaio sobre o educar no Ceará dos anos 1940.EducaçãoImprensaO presente trabalhotem por objetivo principal estabelecer reflexões acerca dos conceitos de intelectual mediador e de intelectual criador, como forma de buscar aprofundar o uso do conceito de intelectual na investigação por mim desenvolvida. Tal intento é relevante, pois apresente pesquisa sobre Ensino e Educação no Ceará dos anos 1940, é desenvolvida a partir dos escritos de um sujeito - colunista, professor e formado em Economia - e dos seus dizeres sobre educação, instrução e ensino, no jornal Gazeta de Notícias. E isso implica compreender que reflexões sobre a sua trajetória fazem-se importantes para o exercício interpretativo da sua forma de pensar a Educação de seu período. Como aspectos conclusivos, tem-se que os conceitos são aplicáveis, mas com alguns cuidados metodológicos.UFC2020-06-26T13:37:36Z2020-06-26T13:37:36Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Manuelle Araújo da. Educação e o conceito de intelectual: trajetória e atuação jornalística de Coelho Sampaio sobre o educar no Ceará dos anos 1940. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.400-411.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação2237-2922http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52610ark:/83112/0013000010czrSilva, Manuelle Araújo dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T12:55:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52610Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:26.335758Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e o conceito de intelectual: trajetória e atuação jornalística de Coelho Sampaio sobre o educar no Ceará dos anos 1940.
title Educação e o conceito de intelectual: trajetória e atuação jornalística de Coelho Sampaio sobre o educar no Ceará dos anos 1940.
spellingShingle Educação e o conceito de intelectual: trajetória e atuação jornalística de Coelho Sampaio sobre o educar no Ceará dos anos 1940.
Silva, Manuelle Araújo da
Educação
Imprensa
title_short Educação e o conceito de intelectual: trajetória e atuação jornalística de Coelho Sampaio sobre o educar no Ceará dos anos 1940.
title_full Educação e o conceito de intelectual: trajetória e atuação jornalística de Coelho Sampaio sobre o educar no Ceará dos anos 1940.
title_fullStr Educação e o conceito de intelectual: trajetória e atuação jornalística de Coelho Sampaio sobre o educar no Ceará dos anos 1940.
title_full_unstemmed Educação e o conceito de intelectual: trajetória e atuação jornalística de Coelho Sampaio sobre o educar no Ceará dos anos 1940.
title_sort Educação e o conceito de intelectual: trajetória e atuação jornalística de Coelho Sampaio sobre o educar no Ceará dos anos 1940.
author Silva, Manuelle Araújo da
author_facet Silva, Manuelle Araújo da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Manuelle Araújo da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Imprensa
topic Educação
Imprensa
description O presente trabalhotem por objetivo principal estabelecer reflexões acerca dos conceitos de intelectual mediador e de intelectual criador, como forma de buscar aprofundar o uso do conceito de intelectual na investigação por mim desenvolvida. Tal intento é relevante, pois apresente pesquisa sobre Ensino e Educação no Ceará dos anos 1940, é desenvolvida a partir dos escritos de um sujeito - colunista, professor e formado em Economia - e dos seus dizeres sobre educação, instrução e ensino, no jornal Gazeta de Notícias. E isso implica compreender que reflexões sobre a sua trajetória fazem-se importantes para o exercício interpretativo da sua forma de pensar a Educação de seu período. Como aspectos conclusivos, tem-se que os conceitos são aplicáveis, mas com alguns cuidados metodológicos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-06-26T13:37:36Z
2020-06-26T13:37:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Manuelle Araújo da. Educação e o conceito de intelectual: trajetória e atuação jornalística de Coelho Sampaio sobre o educar no Ceará dos anos 1940. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.400-411.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação
2237-2922
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52610
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/0013000010czr
identifier_str_mv SILVA, Manuelle Araújo da. Educação e o conceito de intelectual: trajetória e atuação jornalística de Coelho Sampaio sobre o educar no Ceará dos anos 1940. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.400-411.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação
2237-2922
ark:/83112/0013000010czr
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFC
publisher.none.fl_str_mv UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373870823931904